Verão vai ser diferente, mas ministra abre a porta a emigrantes

Miguel A. Lopes / Lusa

Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva

Mariana Vieira da Silva disse que muitas das atuais regras de convívio social podem vir a manter-se “até termos uma vacina” e assegurou que haverá condições de segurança para ir à praia este verão.

Em entrevista à TVI, esta segunda-feira, a ministra Mariana Vieira da Silva admitiu que “há atividades que não vão existir” este verão, mas que a “utilização da praia será o mais próximo possível” da ideia que temos dela. Os portugueses vão poder gozar o verão em segurança, e entre esses portugueses estarão também os emigrantes que decidam regressar de outros países europeus.

“A razão pela qual dissemos sempre que tomaríamos todas as medidas necessárias, mas nunca além das necessárias, foi por causa das consequências económicas muito significativas”, referiu a governante, sublinhando que o turismo foi “muito importante na anterior crise” e na recuperação que se seguiu.

Com as empresas turísticas a dar o primeiro passo no regresso, Mariana Vieira da Silva garantiu também que os emigrantes vão poder regressar. “As possibilidades de os emigrantes regressarem por via terrestre existem, como sempre existiram.”

O atual fecho das fronteiras significa que “um português não pode ir passar um fim de semana a Madrid nem um espanhol a Lisboa”, mas não significa que um cidadão com nacionalidade portuguesa não possa pisar solo nacional durante o verão.

Durante a entrevista, a ministra admitiu que uma eventual subida do contágio em Portugal pode trazer o “risco de termos de recuar nalgumas medidas, o que não significa voltarmos todos para casa”.

Ainda que as regras de confinamento não possam “estender-se ad eternum”, certas regras, como o distanciamento social ou a forma de encarar uma ida a uma restaurante, podem vir a manter-se, “muito provavelmente até haver vacina”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Claro que continua a aposta em alterar a matriz populacional do país. Qualquer dia não termos portugueses em Portugal, mas estrangeiros que se dizem portugueses! Maldita gente.

RESPONDER

Espanha sem mortes pelo segundo dia consecutivo. Há 41 mil profissionais de saúde infetados

Espanha registou esta terça-feira o segundo dia consecutivo sem mortes associadas à covid-19, mantendo-se o total 27.127 de óbitos desde o início da pandemia, anunciaram as autoridades de saúde. O ministério da Saúde de Espanha informou …

Petição pela "anulação imediata" do Avante já conta com mais de 16 mil assinaturas

Uma petição online para a "anulação imediata" da Festa do Avante!, a festa anual organizada pelo PCP, conta já com mais de 16 mil assinaturas. Às 10:30 desta quarta-feira, a petição, disponível no portal Petição Pública, …

Venda de Wendel ao Everton sofre revés. Nápoles e Nice entram em jogo

A licença de trabalho pode deitar por terra uma eventual transferência de Wendel para o Everton. O Nápoles é o favorito na corrida à sua contratação, mas o Nice também está atento. As negociações entre o …

Celebrações do 10 de junho só terão oito pessoas. “É como achei que devia ser o 25 de abril e o 1º de maio”

A “cerimónia simbólica” comemorativa do Dia de Portugal que se realizará no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, terá apenas oito presenças, incluindo o chefe de Estado e o presidente desta edição do 10 de Junho, …

O futebol português está de volta. Uma corrida de dois cavalos e a montra para Amorim

A bola volta hoje a rolar em Portugal após a interrupção devido à pandemia de covid-19. Regresso o futebol que tão bem conhecemos, mas de uma forma como nunca vimos antes. Estádios desertos e jogos quase …

Cientistas identificam fóssil do inseto mais antigo do mundo

Um fóssil de um milípede descoberto em 1899 é o inseto mais antigo do mundo, concluiu um novo estudo. O espécime em causa tem 425 milhões de anos. Uma equipa de investigadores da Universidade do Texas …

Jorge Jesus renova com o Flamengo por mais uma época

O treinador português anunciou, esta quarta-feira, que vai ficar mais uma época nos brasileiros do Flamengo, até junho de 2021. "Digam à nação que fico!". É esta a frase que acompanha a fotografia publicada, esta quarta-feira, …

Governo deixa cair lay-off simplificado. Novo apoio vai variar em função da quebra de faturação

O apoio às empresas em lay-off que retomarem a atividade será diferenciado em função da quebra de faturação, com vista a direcionar as ajudas públicas “a quem mais precisa”, afirmou esta terça-feira a ministra do …

Grupo de precários da Casa da Música dispensado de serviço via e-mail "meia hora depois" de uma vigília de protesto

Cerca de 13 trabalhadores "precários" da Casa da Música, no Porto, foram dispensados dos concertos que tinham alocados para o mês de junho. Em declarações à Lusa, Hugo Veludo, um dos 13 assistentes de sala …

Sete detidos em operação na Quinta da Fonte ficam em prisão preventiva

Os sete homens que foram detidos numa operação policial no bairro da Quinta da Fonte, em Loures, na segunda-feira, ficaram em prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa, revelou à agência Lusa a Polícia …