Militares mentiram no roubo de Tancos (e o mistério da caixa a mais foi desvendado)

Paulo Novais / Lusa

Militares à entrada dos Paióis Nacionais do Polígono Militar de Tancos

Dois militares que se encontravam nos paióis de Tancos, no dia do assalto, mentiram no âmbito das investigações ao caso, mas não foram constituídos arguidos pelo Ministério Público. O furto continua sem suspeitos identificados, mas o mistério da caixa de armamento a mais já foi desvendado.

O relatório do Ministério da Defesa que analisou as circunstâncias do roubo de armas de guerra em Tancos é arrasador, mencionando múltiplas falhas, incluindo o alerta de que o sistema de vigilância da infraestrutura não funcionava há 20 anos.

O documento também evidencia que houve militares a prestarem falsas declarações sobre as rondas efectuadas a 28 de Junho de 2017, a data do assalto em Tancos. Em causa estão “um sargento e um praça que estavam nos paióis no dia do roubo”, destaca o semanário Expresso.

O sargento, “por lapso, não actualizou a folha de registo de quantidades de material” dos paióis, o que levou ao mistério da caixa a mais devolvida pelos ladrões, repara o Público. Cerca de quatro meses depois do furto, e após um telefonema anónimo, o material de guerra foi devolvido, apresentando uma caixa que estaria a mais.

Mas, afinal, essa caixa não constava do inventário do material “por lapso” do sargento que foi condenado a uma pena de repreensão, que já terá sido cumprida, anuncia o Expresso.

Já o praça envolvido “incitou os Soldados da Guarda de Polícia aos Paióis Nacionais de Tancos a prestarem falsas declarações“, para dar a ideia de que tinham sido realizadas rondas que de facto não aconteceram, relata o Público, com base no relatório do Ministério da Defesa.

O jornal também menciona que o documento fala de “um oficial e um sargento que não executaram as devidas rondas”. E um deles terá registado “informação falsa no relatório que elaborou, ao reportar rondas apeadas com horas e respectiva constituição”, sem que estas tenham sido efectuadas, segundo o mesmo diário.

Estes quatro militares foram alvo de processos disciplinares abertos pelo Exército, mas no âmbito da investigação criminal ao roubo, que decorre no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), ainda não foram constituídos arguidos.

Uma fonte próxima das investigações revela ao Diário de Notícias que há “suspeitos identificados, militares e civis” e que, neste momento, se está “a cruzar informação”, “a analisar os depoimentos das testemunhas” e a “avaliar todo o material recolhido, “sem pressa, nem pressões”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. ahhhhhhh, eu sabia!!!!
    A culpa só podia ser do governo!!! esses malandros…
    Afinal os ministros faltaram às rondas, e não obrigaram os militares a instalar sistemas de vigilância!
    E aposto que os militares mentiram para proteger o governo!!!!
    A culpa é sempre do mesmo… do governo(not)!

  2. Nesta história toda só não consegui perceber se em última instância o ministro é deste mundo ou se é um ET. Fica a dúvida…

  3. O Armamento já estava fora de prazo nada valia, porque tanta preocupação?
    O Hitler também deixou muitas bombas quer em Terra ou no Mar, que depois de achadas não fazem mal a ninguém.
    PONTO FINAL

RESPONDER

"Tofu nunca causou uma pandemia", publica PETA em outdoors

A organização de direitos dos animais PETA está a incentivar os norte-americanos a experimentar tofu, através de anúncios em 'outdoors' nos Estados Unidos (EUA) onde defendem que o produto de soja "nunca causou uma pandemia". A …

Portugueses estão menos preocupados com a pandemia, mas apreensivos com a economia

O grau de preocupação com a pandemia diminuiu de 80,9% durante o estado de emergência para 76,2% no estado de calamidade, mas os portugueses estão mais alerta quanto ao impacto na economia, conclui um inquérito …

Nova morte, saqueamentos e protestos. Minneapolis vive caos após homicídio de George Floyd

Um homem foi encontrado morto a tiro, na madrugada de hoje, suspeito de ter sido vítima dos protestos, em Minneapolis, contra a morte de um homem negro sob custódia policial. Durante a noite de quarta-feira, milhares …

Filho de Deeney tem problemas respiratórios. Jogador foi alvo de abusos por recusar treinar

O futebolista Troy Deeney, capitão do Watford, revelou que tem sido alvo de abusos e comentários depreciativos, por ter recusado voltar aos treinos, face aos problemas respiratórios do seu filho. “Vi comentários em relação ao meu …

Parlamento aprova alargamento de apoios a todos os sócios-gerentes afetados pela pandemia

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um texto final que alarga os apoios no âmbito do `layoff´ aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia covid-19, independentemente do volume de faturação. Com …

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …