Milhares de londrinos saíram à rua para protestar contra o Brexit

Sean Dempsey / EPA

-

Milhares de britânicos manifestaram-se hoje, em Londres, contra a saída do Reino Unido da União Europeia, nove dias depois do referendo no país que decidiu um ‘Brexit’.

Um longo cortejo seguiu em direção ao parlamento, desde Park Lane, no centro da capital britânica, com os manifestantes a empunharem dezenas de bandeiras europeias e a gritarem “Nós te amamos, União Europeia“.

De acordo com uma sondagem para a BBC, 16% dos britânicos que votaram no referendo pensam que o seu país permanecerá na União Europeia e 22% não sabem se o Reino Unido sairá.

48% dos votantes estimam que eleições legislativas devem ocorrer antes da abertura das negociações para a saída do país da UE.

Os principais pretendentes à sucessão do primeiro-ministro conservador David Cameron são os ministros do Interior, Theresa May, e da Justiça, Michael Gove.

Ambos os candidatos adiantaram que não iriam iniciar o processo do ‘Brexit’ antes do final de 2016, senão mesmo em 2017, o que suscitou críticas por parte do Presidente francês, François Hollande.

O nome do sucessor de Cameron, que anunciou a sua demissão na sequência dos resultados do referendo, deverá ser conhecido a 9 de setembro.

Theresa May é apontada como a candidata favorita, uma vez que conta com o apoio de cerca de uma centena de deputados conservadores, contra 20 para Michael Gove, segundo os media britânicos.

Sean Dempsey / EPA

-

Os manifestantes empunharam dezenas de bandeiras europeias e gritaram “Nós te amamos, União Europeia”.

A rainha Isabel II abriu hoje a quinta sessão do parlamento escocês sem mencionar, no seu discurso, o ‘Brexit’. A monarca apelou, antes, à tranquilidade, num “mundo com desafios crescentes”.

A primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, disse que a Escócia vai continuar “a desempenhar o seu papel numa Europa mais forte”.

A maioria dos votantes escoceses, 62%, optou pela manutenção do Reino Unido na União Europeia. Nicola Sturgeon admitiu, face aos resultados, a possibilidade de um novo referendo sobre a independência da Escócia.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Chumbados projetos de lei para proteger vítimas de violência doméstica

Reconhecimento das crianças em contexto de violência doméstica, declarações para memória futura das vítimas e criação de subsídio para quem é obrigado a abandonar o lar foram os temas em discussão. Os projetos de lei do …

Ferro repreende Ventura no Parlamento. Deputado pede audiência urgente a Marcelo

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, fez esta quinta-feira uma advertência ao deputado do Chega por utilizar com “demasiada facilidade” as palavras “vergonha” e “vergonhoso” nas suas intervenções no parlamento. André Ventura intervinha no …

Consumo moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro

Um novo estudo sugere que até mesmo o consumo leve ou moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro. No entanto, as conclusões não são consensuais na comunidade científica. Nem só o …

Fim da guerra comercial à vista. Estados Unidos e China chegam a acordo

Falta apenas a assinatura do presidente dos Estados Unidos para que o entendimento possa pôr um ponto final na guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. De acordo com a Bloomberg, os negociadores …

Recuperados seis dos oito corpos das vítimas de erupção de vulcão na Nova Zelândia

Uma equipa militar neozelandesa recuperou esta sexta-feira seis dos oito corpos dos turistas que permaneciam desaparecidos após a erupção, na segunda-feira, do vulcão Whakaari, numa ilha desabitada da Nova Zelândia. A operação, que envolveu oito membros …

Plantas também "gritam" quando estão sob stress

À semelhança do que acontece com o Homem, algumas plantas também podem "gritar" quando enfrentam situações de stress, como a falta de água ou o corte do seu caule, concluíram cientistas da Universidade de Tel …

ESA declara guerra ao lixo espacial com um robô de quatro braços

https://vimeo.com/379011028 A Agência Espacial Europeia (ESA) acaba de assinar um contrato com a startup suíça ClearSpace para levar a cabo tarefas de limpeza de lixo orbital. Em comunicado, a agência espacial aponta que a empresa vai …

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …