UE e Reino Unido em nova ronda negocial com o tempo a expirar

A União Europeia e o Reino Unido iniciam hoje a sétima ronda de negociações sobre as relações pós-‘Brexit’ ainda longe de um entendimento e quando já só restam pouco mais de quatro meses para o final do período de transição.

Depois da ronda negocial celebrada em finais de julho, em Londres, e das férias de verão, os negociadores-chefes da UE, Michel Barnier, e do Reino Unido, David Frost, voltam a encontrar-se, desta feita em Bruxelas, tendo previsto para hoje um jantar de trabalho antes das negociações formais entre as suas equipas, que decorrerão entre quarta e sexta-feira.

A menos de cinco meses para o final do período de transição, Bruxelas e Londres estão muito longe de um acordo sobre a futura parceria, dado ambas as partes reconhecerem que subsistem “áreas de acordo substanciais”, em torno das quais não tem sido registados progressos, incluindo na sexta ronda negocial.

No final dessa anterior ronda de negociações, em 23 de julho, o negociador-chefe europeu, Michel Barnier, admitiu ser “pouco provável”, na atual fase de negociações, que os 27 Estados-membros da União Europeia (UE) e o Reino Unido alcancem um acordo comercial pós-‘Brexit’ até final do ano, e ao longo do mês de agosto tem publicado na sua conta oficial na rede social Twitter uma mensagem em todas as línguas da UE, incluindo em Português, a sublinhar a necessidade de todos se prepararem para o final do período de transição.

A fase de transição que foi negociada após a saída formal do Reino Unido da UE, a 31 de janeiro deste ano, e que manteve o acesso do país ao mercado único europeu e à união aduaneira, termina a 31 de dezembro.

Se UE e Reino Unido não conseguirem chegar a um acordo nessa data, apenas as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), nomeadamente os direitos aduaneiros, serão aplicáveis a partir de janeiro de 2021 às relações comerciais entre Londres e os 27.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Maiores de 35 anos vão poder agendar toma da vacina na segunda-feira

As pessoas com 35 ou mais anos vão poder agendar a toma da vacina contra a covid-19 na próxima segunda-feira. A informação foi confirmada ao Público por fonte da task force. A mesma fonte não adiantou …

Portugal vs Alemanha em direto: Alemães vencem 2-1 ao intervalo

A seleção portuguesa de futebol pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020, mas terá de vencer a poderosa Alemanha, ainda à procura dos primeiros pontos no Grupo F. O jogo …

Braga faz testes gratuitos a quem trabalhou em Lisboa

As autoridades de Braga estão a proporcionar testes gratuitos de despistagem da covid-19 a trabalhadores do concelho que tenham estado a trabalhar na Área Metropolitana de Lisboa, indicaram hoje os promotores da iniciativa. Os testes realizam-se …

Botswana descobre diamante que pode ser o terceiro maior do mundo

A empresa de diamantes Debswana, que se situa no Botswana, anunciou a descoberta de uma pedra de 1.098 quilates que descreveu como a terceira maior do seu tipo em todo o mundo. Contudo, ainda é …

Hungria 1-1 França | Magiares travam campeões do Mundo

A Hungria empatou hoje 1-1 com a França, em encontro da segunda jornada do grupo F do Euro2020 de futebol em que travou a campeã mundial, algo desinspirada no ataque, graças a uma atuação organizada …

Governo diz que limites à circulação na AML está protegida por Lei de Bases

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde afirmou hoje que a medida que impõe limites à circulação na Área Metropolitana de Lisboa (AML) está “bem protegida e consolidada” naquilo que é a Lei de …

Cidade australiana está coberta de teias de aranha. Fenómeno tem explicação

Uma região australiana está a ser inundada por teias de aranha, após se deparar com severas inundações que obrigaram os habitantes - e os aracnídeos - a procurar terras mais secas para se estabelecerem. A região …

Governo decide que mortes sob custódia policial passam a ter autópsia obrigatória

Decreto-lei de 16 de junho frisa a necessidade de haver sempre autópsia quando há mortes sob custódia ou em sequência de intervenções policiais e militares. O decreto formaliza "uma prática própria de um Estado democrático", diz …

Mais 1183 novos casos e uma morte nas últimas 24 horas

O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde regista uma ligeira redução no número de infeções confirmadas pelo coronavírus SARS-CoV-2, com 1.183 casos, e uma morte associada à covid-19. O mesmo boletim indica que estão mais …

Austrália queixa-se da China à Organização Mundial do Comércio por tarifas sobre o vinho

A Austrália queixou-se formalmente à Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre as tarifas que Pequim impôs aos vinhos australianos, disse hoje o Governo. A queixa surge na sequência de consultas intensivas com os produtores de vinho …