Britânico diz ter encontrado o MH370 através do Google Maps

francescoprocida / Flickr

Avião Boeing 777 da Malaysia Airlines

O desaparecimento do MH370 continua a ser considerado um dos maiores mistérios da aviação mundial. Agora, Ian Wilson afirma que os restos da aeronave estão numa floresta do Camboja.

Ninguém sabe ao certo o que aconteceu ao avião da Malaysia Airlines que desapareceu em março de 2014, quando voava entre Kuala Lumpur e Pequim.

O MH370, que perdeu o contacto com a torre de controlo, desaparecer com 239 pessoas a bordo. Agora, quatro anos depois, um britânico diz ter localizado a aeronave… no Google Maps.

Ian Wilson, um especialista britânico em tecnologia, afirmou ter localizado os destroços do avião da Malaysia Airlines através do Google Maps, depois de ter analisado a ferramenta e ter encontrado uma mancha branca, em formato de aeronave, na região de uma floresta do Camboja.

A imagem permite identificar com alguma facilidade o formato de uma aeronave de grande porte, mas Ian avança ainda com mais detalhes. Segundo o especialista, o Boeing mede cerca de 69 metros, embora haja “um espaço entre a cauda e a traseira da aeronave”.

Além de ser recebida com alguma estranheza, a notícia veio reacender o clima de especulação em torno do paradeiro dos corpos. Um relatório com mais de 400 páginas aponta que o avião desapareceu após um desvio intencional, mas os corpos das 239 vítimas nunca foram encontrados.

Segundo o Hypeness, a teoria de Ian Wilson vai no sentido contrário da dos peritos envolvidos no acidente, que acreditam que o MH70 estava próximo da costa australiana. A hipótese mais provável apontada pelos investigadores é que o avião tenha caído no mar.

Esta suposta descoberta já chamou a atenção de Andre Milne, fundador de um instituto de defesa, que pediu ao Google suporte para visitar a localização. O Governo da Malásia declarou que reabrirá as investigações caso surjam novas evidências.

ZAP //

PARTILHAR

23 COMENTÁRIOS

  1. a não ser que o meu Google Maps esteja errado, o comprimento daquilo que parece ser um avião é de 288 metros. Para quem quiser confirmar as coordenadas são aproximadamente 12.089, 104.152

    • Além disso, está práticamente inteirinho, depois de ter “caído” nesta floresta, o que é impossível. Um charco de água produziria fácilmente esta imagem.

      • Para além de parecer bastante inteiro, a floresta atrás dele, por muito depressa que regenere naquela zona, também está muito uniforme. Parece que caíu na vertical, o que é incompatível com o estado em que o “avião” se encontra.
        Ainda assim é muito estranho…

  2. a não ser que o meu Google Maps esteja errado, o comprimento do que aparece ser um avião é de 288 metros. Para quem quiser confirmar as coordenadas são 12.088, 104.151

      • Eu usei “Medir Distancia” que está disponível no Google Maps que costumo usar quando quero ver distâncias para o meu drone! Usando isto num campo de futebol dá-me as dimensões normais. Pode ser que o zoom afecte a medição mas desconheço!

      • medi outra vez com outro nível de zoom e dá sessenta e tal. desculpem. De qq modo nunca ficaria inteiro como o janeka diz

  3. Realmente um avião abandonado Ian encontrou. O avião não se encontra dividido, ou seja, não se partiu no ar. Como à sua volta não à espaços abertos, o avião caiu à muito tempo, porque deu tempo suficiente para a vegetação crescer. Pela imagem não dá para ver bem, mas parece um boeing 777, porque tem os motores juntos ao corpo do avião e meio que para fora das asas. Na minha opinião, os investigadores da Malaysia deveriam ir averiguar, porque pode ser a maior pista que terão sobre o MH370

  4. Visto em 3D está numa pequena encosta bem no meio de uma espécie de cratera com 4 a 5Km de diâmentro. E no meu earth dá +-70m de comprimento. É claramente um avião e com motores junto a fuselagem. ???É ir averiguar e dar respostas.

    • Há várias imagens captadas pelos satélites com aviões a voar que estão no Google Maps (GM). De qq maneira a altitude a que voam alteram as suas dimensões no GM (mais comprido do que um avião em terra) pelo que, a ser um avião, é mais pequeno do que os 70 metros que “tem”.

    • Alguem com bom senso 😉
      PS. impossivel colocar acentos

      Alguem ja se perguntou qual era a carga que o aviao etava a transportar?
      Essa e a chave para a resposta.

      Por vezes, um mau menor, causa, um benefio maior.

      Sem fazer juizo de nada, aquela carga nao podia chegar ao destino.

  5. Há algum tempo essa mesma imagem apareceu relacionada a mesma pessoa, porém, o avião estava no mar em uma parte rasa ficando a mostra. Ao que parece refizeram a montagem para ganhar mais algumas visualizações.

  6. Essa mesma imagem saiu há algum tempo, porém o avião estava na água em uma profundidade rasa. O descobridor era o mesmo. Ninguém conhece. Parece que alguém resolveu refazer a montagem e mudar o avião de lugar. Meus senhores assistam o especial do 60 Minutes australiano.

  7. Talvez seja apenas a foto de um avião em pleno voo na hora da fotografia do satélite. Nada de mais. Talvez até seja por isso que as dimensões do aparelho estejam tão grandes…

RESPONDER

Último debate. Boris defendeu o Brexit e Corbyn falou da Saúde (pelo menos 15 vezes cada um)

No debate televisivo, transmitido pela BBC, o último antes das eleições da próxima quinta-feira, Boris Johnson defendeu que é o melhor preparado para concretizar o Brexit e terminar com o impasse no processo, prometendo ainda …

No São José, há um doente numa cama 9 meses depois de ter alta. Não tem para onde ir

O Centro Hospitalar Lisboa Central tem diariamente uma média de 70 camas ocupadas com doentes que já deviam ter saído do hospital e há atualmente um caso que espera há nove meses por uma solução. Em …

Rio diz ser preocupante "notória desvalorização" que PS faz do ministro das Finanças

O líder do PSD disse, esta sexta-feira, ser preocupante a "notória desvalorização" que o Governo tem feito do ministro da Finanças, apontando como exemplo as novas regras de contratação nas PPP. "Temos assistido nos últimos dias …

Morreu a indiana que foi queimada quando ia a caminho do tribunal

A suposta vítima de violação, que foi incendiada a caminho de uma audiência de tribunal, morreu, esta sexta-feira, num hospital de Nova Deli. A mulher foi atacada por um grupo de homens na cidade de Unnao, no …

André Ventura avança com castração química para quem abusa de menores

André Ventura, líder e deputado único do partido Chega, entregou esta sexta-feira na Assembleia da República um projeto de lei que cria a pena acessória de castração química, agravando a moldura penal para os abusadores …

Centeno com apoios de peso para recandidatura ao Eurogrupo

Ao que tudo indica, o ministro das Finanças não deverá ter grande oposição em Bruxelas caso queira um segundo mandato como presidente do Eurogrupo. De Bruxelas chegam notícias de que Mário Centeno já terá apoios para …

Bruno Lage: "Respeito as opiniões, mas sou eu o treinador"

O Benfica venceu com uma goleada, esta sexta-feira, no terreno do Boavista (4-1) e aumentou provisoriamente para cinco pontos a vantagem sobre o FC Porto na liderança do campeonato. No final do jogo, o treinador do …

Homem fez-se passar por assessor de Marcelo para roubar donativos para Pedrógão

Um homem fez-se passar por assessor de Marcelo Rebelo de Sousa tentar enganar os donos do Grupo Solverde e da Casa Ermelinda Freitas, pedindo dinheiro para as vítimas de Pedrógão Grande, que foi devorada pelas …

PCP quer referendo à regionalização em 2021

O líder parlamentar comunista anunciou, esta sexta-feira, a entrega no Parlamento de um projeto de resolução com o calendário da criação das regiões administrativas em 2021, incluindo um referendo entre abril e junho daquele ano. "PS, …

Alcochete. Jogadores vão testemunhar por videoconferência

O coletivo de juízes que está a julgar o processo do ataque à academia de Alcochete, no Tribunal de Monsanto, decidiu, esta sexta-feira, que os jogadores do Sporting testemunhem por videoconferência. O Sporting, na qualidade de …