Metro de São Paulo continua em greve a 3 dias do Mundial

ABr

Estação deserta do Metro de São Paulo

Estação deserta do Metro de São Paulo

O sindicato dos trabalhadores do Metro de São Paulo decidiu manter a greve iniciada na semana passada e promete fazer piquetes para impedir que os colegas continuem a trabalhar.

Apesar de o Tribunal Regional do Trabalho ter considerado a greve abusiva, os trabalhadores do Metro continuam parados na cidade de São Paulo pelo quinto dia seguido. A exemplo do que vem a acontecer desde a última quinta-feira, a circulação de composições do metro é parcial.

“Seguiremos com a greve até que o governo de São Paulo negocie com a gente”, disse o secretário-geral do Sindicato dos Metroviários, Alex Fernandes, à BBC.

O sindicalista descreve que algumas linhas do metro operam neste momento em função de um plano de contingência, implementado pela empresa, no qual as composições estariam a ser operadas por supervisores e coordenadores.

“Nós já estamos nos organizando para fazer piquetes em trens, estações e pontos de manutenção”, afirma, e lança o alerta: “Ninguém vai trabalhar. Se não chegarmos a um acordo, na quinta-feira não vai ter metrô nem para Itaquera nem para lugar nenhum.”

Este domingo, o Tribunal Regional do Trabalho declarou como “abusiva” a greve dos trabalhadores do metro paulista.

De acordo com a BBC, o clima na assembleia geral dos trabalhadores neste domingo foi tenso e favorável à manutenção da greve desde o início, com protestos contra a FIFA e os gastos com o Mundial.

Uma nova assembleia está marcada para as 13h desta segunda-feira (17h em Portugal). Os trabalhadores também prometem uma manifestação na estação Ana Rosa, juntamente com o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).

Reivindicações

A greve começou na quinta-feira passada e tem gerado grande apreensão, além de complicar a situação do trânsito da cidade a poucos dias da abertura do Mundial, que tem lugar esta quinta-feira.

Os grevistas iniciaram a paralisação reivindicando um aumento de 35,5%, mas agora exigem apenas 12,2%. A empresa oferecia um aumento de 7,8% e elevou sua proposta para 8,7%, que foi rejeitada pelos metroviários, mas ratificada pelo Tribunal Regional do Trabalho.

Altino de Melo Prazeres Júnior, presidente do sindicato da categoria, disse que a proposta oferecida pelo governo estadual, a mesma da Justiça – 8,7% de aumento sobre os salários em 30 abril deste ano, que considera o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), além de 3,5% de aumento real – é insuficiente.

O presidente disse ainda que o sindicato não tem intenção de prejudicar o Mundial de Futebol – a abertura do evento ocorre dentro de três dias na capital paulista.

O sindicato não quer acabar com a Copa. Sou torcedor de futebol e vou torcer pelo Brasil. Mas tem que ter dinheiro também para o trabalhador, não pode gastar só com o Itaquerão, só com grandes obras”, declarou.

ZAP / BBC / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Hubble capta uma galáxia que tem 12 clones no céu

O telescópio espacial Hubble captou uma galáxia que parece ter sido duplicada várias vezes, aparecendo em regiões distantes do Universo. A galáxia, apelidada de Sunburst Arc, fica a a quase 11 mil milhões de anos-luz da …

Exoplanetas, explosões de estrelas e mais de mil objetos desconhecidos. Vídeo da NASA mostra "a beleza da paisagem cósmica"

https://vimeo.com/371950351 A NASA revelou esta terça-feira um panorama em vídeo do céu austral (hemisfério celestial sul), construído graças a 208 imagens captadas pelo caçador de planetas TESS (Exoplanets in Transit) durante um ano. Em comunicado, a …

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …