Metro de São Paulo continua em greve a 3 dias do Mundial

ABr

Estação deserta do Metro de São Paulo

Estação deserta do Metro de São Paulo

O sindicato dos trabalhadores do Metro de São Paulo decidiu manter a greve iniciada na semana passada e promete fazer piquetes para impedir que os colegas continuem a trabalhar.

Apesar de o Tribunal Regional do Trabalho ter considerado a greve abusiva, os trabalhadores do Metro continuam parados na cidade de São Paulo pelo quinto dia seguido. A exemplo do que vem a acontecer desde a última quinta-feira, a circulação de composições do metro é parcial.

“Seguiremos com a greve até que o governo de São Paulo negocie com a gente”, disse o secretário-geral do Sindicato dos Metroviários, Alex Fernandes, à BBC.

O sindicalista descreve que algumas linhas do metro operam neste momento em função de um plano de contingência, implementado pela empresa, no qual as composições estariam a ser operadas por supervisores e coordenadores.

“Nós já estamos nos organizando para fazer piquetes em trens, estações e pontos de manutenção”, afirma, e lança o alerta: “Ninguém vai trabalhar. Se não chegarmos a um acordo, na quinta-feira não vai ter metrô nem para Itaquera nem para lugar nenhum.”

Este domingo, o Tribunal Regional do Trabalho declarou como “abusiva” a greve dos trabalhadores do metro paulista.

De acordo com a BBC, o clima na assembleia geral dos trabalhadores neste domingo foi tenso e favorável à manutenção da greve desde o início, com protestos contra a FIFA e os gastos com o Mundial.

Uma nova assembleia está marcada para as 13h desta segunda-feira (17h em Portugal). Os trabalhadores também prometem uma manifestação na estação Ana Rosa, juntamente com o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).

Reivindicações

A greve começou na quinta-feira passada e tem gerado grande apreensão, além de complicar a situação do trânsito da cidade a poucos dias da abertura do Mundial, que tem lugar esta quinta-feira.

Os grevistas iniciaram a paralisação reivindicando um aumento de 35,5%, mas agora exigem apenas 12,2%. A empresa oferecia um aumento de 7,8% e elevou sua proposta para 8,7%, que foi rejeitada pelos metroviários, mas ratificada pelo Tribunal Regional do Trabalho.

Altino de Melo Prazeres Júnior, presidente do sindicato da categoria, disse que a proposta oferecida pelo governo estadual, a mesma da Justiça – 8,7% de aumento sobre os salários em 30 abril deste ano, que considera o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), além de 3,5% de aumento real – é insuficiente.

O presidente disse ainda que o sindicato não tem intenção de prejudicar o Mundial de Futebol – a abertura do evento ocorre dentro de três dias na capital paulista.

O sindicato não quer acabar com a Copa. Sou torcedor de futebol e vou torcer pelo Brasil. Mas tem que ter dinheiro também para o trabalhador, não pode gastar só com o Itaquerão, só com grandes obras”, declarou.

ZAP / BBC / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Misteriosos muros cercam alguns dos lagos da exótica Titã

Alguns do 600 lagos de hidrocarbonetos que pontinham a superfície de Saturno, a lua exótica de Titã, estão cercados por muros que os limitam completamente a distâncias de até 30 metros, revelou um novo estudo. A …

A Microsoft quer usar a inteligência artificial para salvar a nossa história

https://vimeo.com/349508365 Muitas pessoas olham para a tecnologia como a ameaça que vai condenar a nossa espécie, mas a Microsoft planeia agora usar inteligência artificial para preservar a nossa cultura, linguagem e história. O projeto "AI for Good", …

Uber cobrou 100 vezes mais a passageiros nos Estados Unidos

Vários passageiros da Uber nos Estados Unidos denunciaram que a empresa lhes cobrou 100 vezes mais do que o preço inicialmente apresentado na aplicação, noticia a BBC. A Uber já reagiu, dizendo que o problema …

Barbie alia-se à ESA para mostrar que as mulheres também podem ser astronautas

A Barbie e a Agência Espacial Europeia (ESA) deram as mãos para incentivar as crianças a tornarem-se na próxima geração de astronautas, engenheiras e cientistas espaciais, realçando as conquistas da única astronauta viva da Europa, …

Filho de Júlio Iglesias e portuguesa querem a sua parte da herança, que pode chegar aos 30 milhões

Agora que foi reconhecido, pelo tribunal, como filho de Júlio Iglesias, Javier Sánchez quer ter direito à sua parte da herança - 30 milhões de euros - e a uma indemnização por danos morais. Segundo divulgou …

Na terceira semana de julho contam-se cisnes no rio Tamisa (e é um assunto real)

Há vários séculos que contar cisnes no rio Tamisa é um assunto sério e real. Swan upping é o nome desta tradição que conta com a participação da coroa britânica. A tradição manda: na terceira semana …

Ciborgues vão dominar a Terra até ao final do século XXI, diz cientista

A ideia de que as máquinas com inteligência artificial irão coexistir, dominar ou até mesmo destruir a humanidade tem ganho destaque na ficção científica. Esta ideia está presente e tem ganho grande popularidade como, por exemplo, …

Concorrência acusa associações de anunciantes e de agências de publicidade de violarem regras de mercado

A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou a Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) e a Associação Portuguesa de Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing (APAP) "de limitarem o normal funcionamento do mercado ao estipularem uma regra …

Vídeo raro mostra últimos índios isolados da Amazónia para evitar um genocídio

Imagens da tribo isolada Awá, que não mantém contacto com o exterior e que está ameaçada pelo avanço dos madeireiros, na Amazónia, foram divulgadas pela organização não-governamental (ONG) Survival International como uma forma de alerta …

KLM citou estudo sobre lugares onde é mais provável sobreviver

Citando um estudo da Time, a companhia aérea KLM escreveu que "a taxa de mortalidade para os assentos no meio do avião é maior" e foi muito criticada. Após a polémica recente em que a tripulação …