Metro de São Paulo continua em greve a 3 dias do Mundial

ABr

Estação deserta do Metro de São Paulo

Estação deserta do Metro de São Paulo

O sindicato dos trabalhadores do Metro de São Paulo decidiu manter a greve iniciada na semana passada e promete fazer piquetes para impedir que os colegas continuem a trabalhar.

Apesar de o Tribunal Regional do Trabalho ter considerado a greve abusiva, os trabalhadores do Metro continuam parados na cidade de São Paulo pelo quinto dia seguido. A exemplo do que vem a acontecer desde a última quinta-feira, a circulação de composições do metro é parcial.

“Seguiremos com a greve até que o governo de São Paulo negocie com a gente”, disse o secretário-geral do Sindicato dos Metroviários, Alex Fernandes, à BBC.

O sindicalista descreve que algumas linhas do metro operam neste momento em função de um plano de contingência, implementado pela empresa, no qual as composições estariam a ser operadas por supervisores e coordenadores.

“Nós já estamos nos organizando para fazer piquetes em trens, estações e pontos de manutenção”, afirma, e lança o alerta: “Ninguém vai trabalhar. Se não chegarmos a um acordo, na quinta-feira não vai ter metrô nem para Itaquera nem para lugar nenhum.”

Este domingo, o Tribunal Regional do Trabalho declarou como “abusiva” a greve dos trabalhadores do metro paulista.

De acordo com a BBC, o clima na assembleia geral dos trabalhadores neste domingo foi tenso e favorável à manutenção da greve desde o início, com protestos contra a FIFA e os gastos com o Mundial.

Uma nova assembleia está marcada para as 13h desta segunda-feira (17h em Portugal). Os trabalhadores também prometem uma manifestação na estação Ana Rosa, juntamente com o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).

Reivindicações

A greve começou na quinta-feira passada e tem gerado grande apreensão, além de complicar a situação do trânsito da cidade a poucos dias da abertura do Mundial, que tem lugar esta quinta-feira.

Os grevistas iniciaram a paralisação reivindicando um aumento de 35,5%, mas agora exigem apenas 12,2%. A empresa oferecia um aumento de 7,8% e elevou sua proposta para 8,7%, que foi rejeitada pelos metroviários, mas ratificada pelo Tribunal Regional do Trabalho.

Altino de Melo Prazeres Júnior, presidente do sindicato da categoria, disse que a proposta oferecida pelo governo estadual, a mesma da Justiça – 8,7% de aumento sobre os salários em 30 abril deste ano, que considera o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), além de 3,5% de aumento real – é insuficiente.

O presidente disse ainda que o sindicato não tem intenção de prejudicar o Mundial de Futebol – a abertura do evento ocorre dentro de três dias na capital paulista.

O sindicato não quer acabar com a Copa. Sou torcedor de futebol e vou torcer pelo Brasil. Mas tem que ter dinheiro também para o trabalhador, não pode gastar só com o Itaquerão, só com grandes obras”, declarou.

ZAP / BBC / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …

Juiz que pediu escusa por ser benfiquista continua com o caso dos emails

O presidente do Tribunal da Relação do Porto decidiu julgar improcedente o pedido de escusa do juiz. Em causa estava o facto de ser adepto do Benfica. Segundo o jornal Público, o juiz desembargador Eduardo Pires, …

Portugal piorou no Índice de Perceção de Corrupção

Mais de dois terços dos países, juntamente com muitas das economias mais avançadas do mundo, estão estagnados ou mostram sinais de retrocesso nos seus esforços de combate à corrupção. Segundo o Índice de Perceção de Corrupção …