Metade dos portugueses acredita que Portugal está preparado para inverno (mas defende novo confinamento)

Mário Cruz / Lusa

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF revela que 47% dos portugueses defendem um novo confinamento, apesar de 50% acreditar que o país está melhor preparado para o inverno.

De acordo com o Jornal de Notícias, há mais portugueses a defender um novo confinamento (47%) do que a rejeitá-lo (40%). Aliás, segundo a sondagem da Aximage, 54% dos inquiridos quer um confinamento mais exigente do que o anterior.

Em julho, recorde-se, 51% das pessoas recusava medidas mais radicais de combate à pandemia

O Norte e Centro são as regiões em que há mais habitantes a defender um novo confinamento (52%). A medida é apoiada maioritariamente pelas classes médias (51%) e pelas pessoas com idades entre os 18 e os 34 anos (65%).

As pessoas que não concordam com a medida são mais velhos, mais ricos, vivem no Porto e votam no PS. Segundo a sondagem, 51% dos inquiridos com idades entre os 50 e 64 anos são contra um novo confinamento, bem como 42% dos portugueses com escalões de rendimento mais elevados, 49% dos que votam no PS e 44% dos que vivem na Área Metropolitana do Porto.

Quem defende um confinamento mais exigente do que o anterior são habitantes da Região Centro (60%), têm 35 a 49 anos (65%), pertencem à classes médias (entre 57% e 59%) e optam por se abster nas eleições (64%).

Quanto ao cumprimento das regras de combate à pandemia, 68% considera ser mais cumpridor do que a maioria dos portugueses, sobretudo os mais velhos, e só 6% admite que se relaxou no cumprimento das recomendações – sobretudo os mais novos.

Na quinta-feira, Portugal registou mais dez mortos e 770 casos de infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O aumento de casos levou António Costa a convocar uma reunião do gabinete de crise com caráter de urgência.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Confinamento ? Pandemia ?
    Mas qual pandemia?
    As grandes pandemias da História mataram MILHÕES de pessoas e infectaram milhões de pessoas. Ninguém se safava depois de infectado.
    O Covid está longe disso. Mais parece uma gripe com aspirações comerciais a pandemia. A maioria das pessoas não foram infectadas e as que foram infectadas muitas nem sintomas tiveram e as que tiveram sintomas trataram-se na sua maioria em casa com ben-u-ron. Isto é Pandemia?
    Quanto ao uso da máscara é bluff pois não protege de vírus mas sim de bactérias. O fundamental como dizem os médicos é a distância social e a higiéne de mãos. Assim se entende por que razão os médicos são constantemente contaminados na sua profissão pelos mais diversos vírus apesar de andarem sempre de máscara.
    A pandemia mais grave e mais perigosa é deixarem morrer pessoas de outras doenças por causa do Covid e no fim dizerem que foi de Covid.

  2. Mas esta gente viverá de quê?! Não percebem o desastre económico que se aproxima? Falências, desemprego? Aliás, nem sei se acredite nestas sondagens, é cada vigarice, digo, projecção!

    E depois, o nr de óbitos contraria a narrativa da pandemia! Acordem!

RESPONDER

SNS já está a enviar doentes covid-19 para o privado. Hospital de Penafiel à beira da rutura

O jornal Público avança esta quarta-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a encaminhar doentes com covid-19 para os hospitais privados. De acordo com o matutino, há pelo menos uma unidade privada …

Estes dinossauros acabaram por ser extintos porque tinham asas, mas não sabiam voar

Apesar de terem asas de morcego, os dois pequenos dinossauros, Yi e Ambopteryx, só conseguiam deslizar entre as árvores. Yi e Ambopteryx, que viviam no norte da região onde se situa atualmente a China, lutavam para voar …

Champions à portuguesa. FC Porto soma primeira vitória, João Félix e Jota brilham

O FC Porto arrecadou esta quarta-feira a primeira vitória na Liga dos Campeões de futebol, na receção ao Olympiacos (2-0), numa segunda jornada em que João Félix e Diogo Jota brilharam por Atlético de Madrid …

Uso de máscara na rua já é obrigatório. Saiba tudo o que muda nos próximos dias

O uso de máscara na rua passa a ser obrigatório a partir de hoje, com exceções, e o não cumprimento desta imposição é punido com multas que vão até aos 500 euros. Conheça tudo o …

Ronaldo volta a testar positivo (e falha reencontro com Messi na Champions)

O internacional português Cristiano Ronaldo voltou a testar positivo ao novo coronavírus e vai por isso falhar o jogo entre a Juventus e o Barcelona de Lionel Messi a contar para a Liga dos Campeões. …

Costa convoca partidos e Conselho de Ministros extraordinário para "ações imediatas"

O primeiro-ministro marcou reuniões com os partidos na sexta-feira e convocou para sábado um Conselho de Ministros extraordinário para definir novas "ações imediatas" para o controlo da pandemia de covid-19 em Portugal. Fonte do Governo disse, esta …

De Jong: "O treinador avisou-me: cuidado com a boa vida em Barcelona"

O jovem médio contou a conversa que teve com Ronald Koeman, quando Koeman não era treinador do Barcelona. Messi é o "melhor do mundo". Frenkie de Jong chegou a Barcelona no verão de 2019 mas, antes …

Produtos de limpeza perfumados podem ser prejudiciais para a saúde

Os produtos de limpeza perfumados podem ser prejudiciais para a saúde, causando problemas que vão desde dores de cabeça e erupções cutâneas até asma, disfunção do sistema imunitário e problemas cardíacos. A pandemia de covid-19 fez …

Parlamento tem dois deputados infetados, um inconclusivo e quatro isolados

O parlamento informou esta terça-feira ter sido notificado da existência de dois deputados com teste positivo ao novo coronavírus, um com teste inconclusivo, que será repetido, e ainda outros quatro em isolamento profilático por determinação …

Proibição de circulação. Governo rejeita ter "vários pesos e várias medidas"

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, rejeitou esta terça-feira que o Governo tenha “vários pesos e várias medidas” tendo em conta as exceções à circulação dos cidadãos entre concelhos entre 30 de outubro e …