Metade dos portugueses acredita que Portugal está preparado para inverno (mas defende novo confinamento)

Mário Cruz / Lusa

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF revela que 47% dos portugueses defendem um novo confinamento, apesar de 50% acreditar que o país está melhor preparado para o inverno.

De acordo com o Jornal de Notícias, há mais portugueses a defender um novo confinamento (47%) do que a rejeitá-lo (40%). Aliás, segundo a sondagem da Aximage, 54% dos inquiridos quer um confinamento mais exigente do que o anterior.

Em julho, recorde-se, 51% das pessoas recusava medidas mais radicais de combate à pandemia

O Norte e Centro são as regiões em que há mais habitantes a defender um novo confinamento (52%). A medida é apoiada maioritariamente pelas classes médias (51%) e pelas pessoas com idades entre os 18 e os 34 anos (65%).

As pessoas que não concordam com a medida são mais velhos, mais ricos, vivem no Porto e votam no PS. Segundo a sondagem, 51% dos inquiridos com idades entre os 50 e 64 anos são contra um novo confinamento, bem como 42% dos portugueses com escalões de rendimento mais elevados, 49% dos que votam no PS e 44% dos que vivem na Área Metropolitana do Porto.

Quem defende um confinamento mais exigente do que o anterior são habitantes da Região Centro (60%), têm 35 a 49 anos (65%), pertencem à classes médias (entre 57% e 59%) e optam por se abster nas eleições (64%).

Quanto ao cumprimento das regras de combate à pandemia, 68% considera ser mais cumpridor do que a maioria dos portugueses, sobretudo os mais velhos, e só 6% admite que se relaxou no cumprimento das recomendações – sobretudo os mais novos.

Na quinta-feira, Portugal registou mais dez mortos e 770 casos de infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O aumento de casos levou António Costa a convocar uma reunião do gabinete de crise com caráter de urgência.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Confinamento ? Pandemia ?
    Mas qual pandemia?
    As grandes pandemias da História mataram MILHÕES de pessoas e infectaram milhões de pessoas. Ninguém se safava depois de infectado.
    O Covid está longe disso. Mais parece uma gripe com aspirações comerciais a pandemia. A maioria das pessoas não foram infectadas e as que foram infectadas muitas nem sintomas tiveram e as que tiveram sintomas trataram-se na sua maioria em casa com ben-u-ron. Isto é Pandemia?
    Quanto ao uso da máscara é bluff pois não protege de vírus mas sim de bactérias. O fundamental como dizem os médicos é a distância social e a higiéne de mãos. Assim se entende por que razão os médicos são constantemente contaminados na sua profissão pelos mais diversos vírus apesar de andarem sempre de máscara.
    A pandemia mais grave e mais perigosa é deixarem morrer pessoas de outras doenças por causa do Covid e no fim dizerem que foi de Covid.

  2. Mas esta gente viverá de quê?! Não percebem o desastre económico que se aproxima? Falências, desemprego? Aliás, nem sei se acredite nestas sondagens, é cada vigarice, digo, projecção!

    E depois, o nr de óbitos contraria a narrativa da pandemia! Acordem!

RESPONDER

Parques eólicos instalados em terrenos baldios vão passar a pagar IMI

Os terrenos baldios onde sejam instalados parques eólicos destinados a produzir energia elétrica vão perder o direito à isenção de IMI que a lei previa anteriormente para este tipo de imóveis. O Jornal de Negócios adianta …

“Se Jesus tem dito que sim, não seria o Bruno Lage a substituir Rui Vitória”

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, revelou que o atual treinador das águias, Jorge Jesus, já era um nome pensado na altura em que Bruno Lage assumiu a cadeira deixada por Rui Vitória. "Disse …

LMM sugere divisão do país por zonas de risco. "Recolher obrigatório é inevitável. A situação é muito séria"

Como é habitual Luís Marques Mendes deixou o seu comentário semanal sobre o estado do país na SIC, e esta semana os temas quentes foram a Fórmula 1, que decorreu durante o fim de semana …

FC Porto-Olympiacos e Benfica-Standard Liège vão ter adeptos nas bancadas

Os encontros entre o FC Porto e o Olympiacos e o Benfica e o Standard Liège, para a Liga dos Campeões e a Liga Europa, vão poder ter adeptos nas bancadas. Este domingo, o FC …

Uma carta de desamor ao BE e uma geringonça despedaçada. OE passa, mas com margem mínima

O PCP vais abster-se e o Bloco de Esquerda vai votar contra. O Orçamento do Estado para 2021 deverá passar na generalidade, mas com uma margem estreita de três votos. O Orçamento do Estado para 2020 …

Monstros marinhos no deserto? Restos de ancestral do peixe-boi encontrados em deserto no Egito

De acordo com um novo estudo, há 40 milhões de anos, o Deserto Oriental Africano era o lar dos ancestrais dos peixes-boi e dos dugongos.  No ano passado, uma equipa de arqueólogos encontrou fósseis de um antigo …

Mourinho voltar a criticar o VAR (e lembra penálti do City frente ao FC Porto)

O treinador do Tottenham, o português José Mourinho, voltou a criticar o VAR, recordando o penálti assinalado contra o FC Porto no jogo frente ao Manchester City a contar para a fase de grupos da …

Salgado e outros banqueiros suspeitos de desviar milhões de euros do BES Angola

O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, o ex-líder do BESA, Álvaro Sobrinho, o ex-administrador do BES, Amílcar Morais Pires, e o ex-administrador do BESA, Hélder Bataglia, são suspeitos de desviar milhões de euros do BES …

Uma mão cheia de vitórias. Benfica procura melhor arranque na I Liga em 38 anos

O Benfica, líder do campeonato, vai procurar manter o pleno de vitórias na I Liga portuguesa de futebol na receção ao Belenenses SAD, na partida de encerramento da quinta jornada, disputada nesta segunda-feira às 20h15. Com …

Açores. Direita tem mais mandatos do que a esquerda. PSD quer dialogar (mas Chega exclui coligação)

A Assembleia Legislativa dos Açores passará a ter representantes de sete forças políticas, com o Chega, a Iniciativa Liberal e o PAN a chegar pela primeira vez ao parlamento regional onde o PS já não …