Após aumento drástico de casos, Costa convoca reunião de urgência para amanhã

António Cotrim / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, convocou com caráter de urgência, para sexta-feira, em São Bento, uma reunião do gabinete de crise para acompanhar a evolução da covid-19 em Portugal, disse hoje à agência Lusa uma fonte do Governo.

A mesma fonte adiantou que a reunião, que se inicia às 11:30h, surge na sequência do “contínuo aumento” de novos casos diários de infeção com o novo coronavírus e pela necessidade de “reforçar a sensibilização dos cidadãos para a adoção de medidas de prevenção e de segurança contra a covid-19”.

Do gabinete de crise, que se reuniu pela última vez em 29 de junho, em São Bento, fazem parte os ministros de Estado, da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira, de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, de Estado e da Presidência, Marina Vieira da Silva, de Estado e das Finanças, João Leão, da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, da Administração Interna, Eduardo Cabrita, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, da Saúde, Marta Temido e das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

Integram ainda este gabinete de crise os secretários de Estado dos Assuntos Parlamentares, Adjunto do Primeiro Ministro, Adjunto e da Defesa, da Juventude e Desporto e da Mobilidade.

Portugal contabiliza hoje mais 10 mortes devido à covid-19 e 770 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

A DGS indica que cinco mortes foram registadas na região Norte, duas na região de Lisboa e Vale do Tejo, duas na região Centro e uma na região do Algarve. Em vigilância estão 37.804 contactos, mais 517 do que na quarta-feira.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Estou muito desapontado com a forma como se está a lidar com o problema da pandemia. Quase tudo é simulacro e simulação, como diria Jean Braudrillard. Simples faz de conta, da pior propaganda. Hoje, como sou professor, estive numa sala apinhada, com alunos de parede a parede, com um frontal e outro lateral com as mesas coladas à secretária do professor. Entre as mesas da frente e a parede do quadro 1 metro de distância, se tanto. Se fosse um pouco mais gordo não conseguiria mover-me nesse pouco espaço. Com estas condições como é que se pode pedir que os alunos fora da sala respeitem uma distância de seguranças de 1,5 a 2 metros e não se aglomerem? Onde está a coerência?
    Há poucos dias, numa das conferências da DGS, a senhora Diretora, referiu que a maioria dos contágios estava a ocorrer no interior das famílias. Pois bem, o que é que se fez. Enviaram-se os filhos para as escolas, para facilitar o contágio interfamílias. Bravo!
    Por mais voltas que dê não consigo compreender. A justificação económica também não colhe porque o que é que interessa pôr as empresas a laborar se não tiverem encomendas ou mercado para escoar os produtos. Até parece que o problema da COVID-19 só afeta Portugal. Enfim, existe massa crítica no país para fazer muito melhor, para encontrar melhores soluções. Por favor, não nos continuem a lançar areia para os olhos quando as contradições são mais do que muitas. Fazer melhor é possível. Fazer melhor é preciso.

  2. Sensibilização dos cidadãos… Coimas a rondar os 1000 euros. Mesmo para máscaras mal postas, ter o nariz de fora da máscara ou ter a máscara no queixo não é usar a máscara correctamente
    Policiamento, pois esse não há. Arranjem equipas tipo EMEL para andar nas ruas a passar MULTAS NA HORA, para os ajuntamentos e para as pessoas nas lojas que não têem máscaras ou não as usam correctamente.
    Se és contra… Vai fazer voluntariado para uma ala de doentes covid-19 sem máscara.

  3. Enquanto o português não perceber que isto de usar máscara e ter cuidado é pela sua saúde e pelo seu futuro… É preciso é sensibilizar os cidadãos com pesadas coimas. É haver alguém para as passar.
    Se o governo visse a pipa de massa que poderia fazer, criava já uma ASAE das máscaras.

  4. A nossa economia não pode parar, terá que haver todas as precauções, mas agora os alunos irem para a escola acho uma péssima ideia….

RESPONDER

A supergigante Betelgeuse é mais pequena e está mais perto da Terra do que se pensava

De acordo com um novo estudo feito por uma equipa internacional de investigadores, podem ser necessários mais 100.000 anos até que a estrela gigante vermelha Betelgeuse morra numa explosão de fogo. O estudo, liderado pela Dra. …

Mulheres menos propensas à covid-19 por respeitarem mais o distanciamento social

Uma das razões pelas quais as mulheres podem ser menos vulneráveis ​​a infeção pelo novo coronavírus deve-se ao facto de serem mais propensas a aderir às políticas de distanciamento social, sugeriu uma nova pesquisa. Uma pesquisa …

Braga 3 - 0 AEK | Minhotos de gala conquistam atenienses

O Sporting de Braga iniciou a sua participação no Grupo G da Liga Europa com uma vitória. Na recepção aos gregos do AEK de Atenas, os minhotos mostraram ser muito mais equipa e ganharam por …

Capitalismo vai arruinar o planeta até 2050, alertam cientistas

Um grupo de cientistas alerta que se continuarmos com este capitalismo desenfreado, o nosso planeta vai sofrer consequências a nível climático e ambiental. Até 2050, o planeta Terra pode sofrer seriamente às mãos do capitalismo desenfreado. …

Os novos faróis inteligentes da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro

Os novos faróis LED da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro, já que são capazes de projetar imagens na estrada ou em paredes. A novidade é lançada na nova linha de SUVs elétricos da …

FC Porto foi "histriónico" e não se portou bem, escreve-se em Manchester

Jornal inglês alega que os elementos do FC Porto foram exagerados, turbulentos e não tiveram um comportamento adequado. Não há uma única palavra sobre o árbitro. Na manhã seguinte à derrota (3-1) do FC Porto em …

De passagem secreta a cemitério de carros. Túnel sob Nápoles "esconde" veículos enferrujados da II Guerra

No centro de Nápoles, em Itália, há veículos e motocicletas abandonados e enferrujados dos anos 1940 alinhados num túnel a mais de 30 metros abaixo dos seus pés. A Piazza del Plebiscito foi nomeada após uma …

Primeira ministra islandesa interrompida por um terramoto quando dava uma entrevista em direto

Um terramoto de magnitude 5.6 interrompeu uma entrevista em direto da primeira ministra islandesa ao The Washington Post. Mas Katrin Jakobsdottir reagiu à situação de forma tranquila: "Isto é a Islândia". Katrin Jakobsdottir estava a dar …

O voo mais longo do mundo está de volta (e agora é ainda mais longo)

O voo da Singapore Airlines que partia de Singapura com destino até Nova Iorque, foi uma das vítimas do covid-19 e ficou suspendo a 23 de março. Agora, é possível viajar nesta rota novamente, e …

Obras de cinco museus de Berlim vandalizadas no início do mês

Sarcófagos egípcios, pinturas do século XIX e esculturas em pedra de três dos principais museus de Berlim foram atacados com uma substância líquida oleosa a 3 de outubro, dia em que se festejaram os 30 …