/

Mais de metade dos portugueses acredita que os fundos europeus vão ser mal geridos

13

Rodrigo Antunes / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

Mais de metade dos portugueses (60,6%) acredita que os fundos europeus que Portugal vai receber para fazer face à pandemia vão ser mal geridos, revela uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e para o Correio da Manhã.

Em causa estão os 58 mil milhões de euros que Portugal vai receber em fundos europeus nos últimos dez anos, valor que obriga a uma execução de seis mil milhões de euros por ano, o dobro da média dos últimos anos, tal como frisa o Negócios.

Apenas metade dos inquiridos acredita que estas verbas poderão beneficiar muito a economia portuguesa, havendo outros 42,2% que esperam que os apoios não impliquem grandes ganhos para o país e para a sua economia.

De acordo com a mesma sondagem, 60,6% diz não acreditar que o dinheiro venha a ser bem gerido, com apenas 27% a acreditar numa boa gestão deste financiamento europeu.

O ceticismo dos portugueses face à aplicação destes fundos esbarra com a mensagem de confiança e tranquilidade que o Governo tem tentado passar.

Esta segunda-feira, a  ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, garantiu que “há dois países com contrato de confiança com a Comissão Europeia na gestão de fundos e Portugal é um desses países. Isso significa que o erro na gestão dos fundos é baixíssimo”.

Há duas semanas, foi a vez do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmar que a a capacidade de Portugal para executar fundos comunitários “é reconhecida por todos” em Bruxelas.

ZAP //

13 Comments

    • Até porque apenas 12% dos portugueses confiam no primeiro-ministro, segundo notícia ainda ontem aqui veiculada.
      Acho que vai ser tudo feito à moda da galambada do lítio matoso fernandino.

    • Infelizmente. Mas mesmo assim vem com cara de aldrabão dizer que daqui a 6 anos tem de dar conta destes dinheiros. Deus nos acuda se daqui a 6 anos esta aventesma ainda estiver à frente do governo do País.

    • Tem razão Sr. Manuel. Sabendo que as únicas “Armas”, que a Democracia me concede, são o meu direito de protestar, de me expressar por escrito, de manifestar e de votar, são como balas de pólvora molhada. Mas tem razão vamos fazendo, levantamos muitas “lebres” mas deixamos-as a solta, cartuchos molhados também não funcionam !….bem haja !

  1. Onde se lê “Há duas semanas, foi a vez do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmar que a a capacidade de Portugal para executar fundos comunitários “é reconhecida por todos” em Bruxelas.”.

    deve ler se

    “Há duas semanas, foi a vez do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmar que a a capacidade de Portugal para ESBANJAR fundos comunitários COM MAFIOSOS E CORRUPTOS “é reconhecida por todos” em Bruxelas.

  2. Os 27% que acreditam, que leiam a notícia: “Bancos estão a pedir a contabilistas para fazerem um jeitinho e falsificarem declarações”. A banca no seu melhor! Denúncia da própria bastonária dos contabilistas!

      • Sem dúvida, uma pouca vergonha, não há decência! Verdadeiramente inacreditável, eu não tenho ilusões quanto aos fundos europeus, infelizmente já não acredito que serão bem aplicados, oxalá esteja errado…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.