Mais de metade dos portugueses acredita que os fundos europeus vão ser mal geridos

Rodrigo Antunes / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

Mais de metade dos portugueses (60,6%) acredita que os fundos europeus que Portugal vai receber para fazer face à pandemia vão ser mal geridos, revela uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e para o Correio da Manhã.

Em causa estão os 58 mil milhões de euros que Portugal vai receber em fundos europeus nos últimos dez anos, valor que obriga a uma execução de seis mil milhões de euros por ano, o dobro da média dos últimos anos, tal como frisa o Negócios.

Apenas metade dos inquiridos acredita que estas verbas poderão beneficiar muito a economia portuguesa, havendo outros 42,2% que esperam que os apoios não impliquem grandes ganhos para o país e para a sua economia.

De acordo com a mesma sondagem, 60,6% diz não acreditar que o dinheiro venha a ser bem gerido, com apenas 27% a acreditar numa boa gestão deste financiamento europeu.

O ceticismo dos portugueses face à aplicação destes fundos esbarra com a mensagem de confiança e tranquilidade que o Governo tem tentado passar.

Esta segunda-feira, a  ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, garantiu que “há dois países com contrato de confiança com a Comissão Europeia na gestão de fundos e Portugal é um desses países. Isso significa que o erro na gestão dos fundos é baixíssimo”.

Há duas semanas, foi a vez do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmar que a a capacidade de Portugal para executar fundos comunitários “é reconhecida por todos” em Bruxelas.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

    • Até porque apenas 12% dos portugueses confiam no primeiro-ministro, segundo notícia ainda ontem aqui veiculada.
      Acho que vai ser tudo feito à moda da galambada do lítio matoso fernandino.

    • Infelizmente. Mas mesmo assim vem com cara de aldrabão dizer que daqui a 6 anos tem de dar conta destes dinheiros. Deus nos acuda se daqui a 6 anos esta aventesma ainda estiver à frente do governo do País.

    • Tem razão Sr. Manuel. Sabendo que as únicas “Armas”, que a Democracia me concede, são o meu direito de protestar, de me expressar por escrito, de manifestar e de votar, são como balas de pólvora molhada. Mas tem razão vamos fazendo, levantamos muitas “lebres” mas deixamos-as a solta, cartuchos molhados também não funcionam !….bem haja !

  1. Onde se lê “Há duas semanas, foi a vez do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmar que a a capacidade de Portugal para executar fundos comunitários “é reconhecida por todos” em Bruxelas.”.

    deve ler se

    “Há duas semanas, foi a vez do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmar que a a capacidade de Portugal para ESBANJAR fundos comunitários COM MAFIOSOS E CORRUPTOS “é reconhecida por todos” em Bruxelas.

  2. Os 27% que acreditam, que leiam a notícia: “Bancos estão a pedir a contabilistas para fazerem um jeitinho e falsificarem declarações”. A banca no seu melhor! Denúncia da própria bastonária dos contabilistas!

      • Sem dúvida, uma pouca vergonha, não há decência! Verdadeiramente inacreditável, eu não tenho ilusões quanto aos fundos europeus, infelizmente já não acredito que serão bem aplicados, oxalá esteja errado…

RESPONDER

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …