Uma mesa de 490 metros na Charles Bridge. Em Praga, o fim da restrições celebrou-se com um jantar em massa

Martin Divisek / EPA

Os habitantes de Praga, capital da República Checa, construíram uma mesa com quase 490 metros e realizaram um enorme jantar público esta terça-feira para comemorar o fim do bloqueio do coronavírus no país.

De acordo com a CNN, os habitantes de Praga espalharam-se pelas ruas da cidade e pela sua famosa Charles Bridge depois de o Governo ter suspendido as restrições a grandes reuniões.

A República Checa implementou rapidamente um bloqueio no início do surto global do novo coronavírus e tornou-se um dos primeiros países a dizer aos cidadãos para usar máscaras, ajudando a evitar o pior da pandemia e facilitar o levantamento as restrições mais cedo do que muitas outras nações.



Isto significava que os habitantes locais podiam desfrutar de um espetáculo ao ar livre e abrir mão do distanciamento social para comemorar o progresso do país.

No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que a pandemia ainda não acabou e a República Checa ainda está a proibir muitos estrangeiros de cruzarem as suas fronteiras – regra que permitiu que este evento acontecesse.

“Queremos comemorar o fim da crise do coronavírus com pessoas a encontrar-se e a mostrar que já não têm medo de conhecer outras pessoas. Que não têm medo de aceitar trincar a sandes de alguém”, disse Ondrej Kobza, proprietário do café que organizou o evento, em declarações à agência de notícias Agence France-Presse. “Todos tivémos de fazer algo para estar aqui, trazer comida ou uma flor. A ideia era que todos se envolvessem”.

As mesas foram adornadas com toalhas de mesa e flores brancas e os moradores beberam e partilharam comida enquanto o sol se punha sobre a cidade.

Com cerca de 10 milhões de habitantes, a República Checa registou cerca de 12 mil casos confirmados de covid-19 e 349 mortes, segundo dados da Universidade Johns Hopkins – números relativamente baixos em comparação com alguns dos seus vizinhos europeus próximos.

A União Europeia (UE) concordou formalmente esta terça-feira com um conjunto de recomendações que permitirá que viajantes de fora do bloco visitem os países da UE meses depois de terem fechado as suas fronteiras externas como resposta à pandemia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Viatura onde seguia Eduardo Cabrita atropela uma pessoa na A6

Esta sexta-feira, um homem morreu após ter sido atropelado pelo automóvel em que seguia o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, num acidente na autoestrada A6. Numa nota enviada às redações, o Ministério da Administração Interna …

Portugal com mais 1.298 casos e quatro mortes

Esta sexta-feira, Portugal registou 1.298 novos casos e quatro mortes na sequência da infeção por covid-19. Segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), foram registados, nas últimas 24 horas, mais 1.298 casos e …

Parlamento aprova prorrogação das moratórias bancárias até final do ano

O alargamento aplica-se aos "particulares e para as empresas que desenvolvem a sua atividade em setores especialmente afetados pela pandemia de covid-19". O Parlamento aprovou, esta sexta-feira ,a prorrogação e alargamento das moratórias bancárias, que terminavam …

Tribunal belga obriga AstraZeneca a entregar 50 mihões de doses de vacina à UE

A AstraZeneca vai ter que entregar 50 milhões de doses da vacina para a covid-19 à União Europeia. A entrega deve ser efetuada até 27 de setembro. A justiça belga ordenou, esta sexta-feira, à farmacêutica …

"Dois terços dos problemas estão na Área Metropolitana de Lisboa", justifica Costa

O primeiro-ministro, António Costa, justificou esta sexta-feira a necessidade de tomar medidas localizadas em Lisboa para evitar que o agravamento da situação epidemiológica se alastre.  Em Bruges, na Bélgica, à margem da sessão de encerramento do …

CDS critica “enorme infelicidade” do Presidente e "comunicação desastrosa" do Governo

O CDS-PP criticou hoje as declarações do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, quando disse que no que depender dele não haverá "volta atrás" no desconfinamento, considerando-as de “uma enorme infelicidade”, lamentando também a …

Astronautas entraram pela primeira vez na nova estação espacial chinesa

Três astronautas chineses começaram, esta sexta-feira, a fazer da nova estação espacial da China o seu lar, um dia depois de ali terem chegado, num lançamento bem-sucedido, que marcou um novo avanço no ambicioso programa …

Homicida de Bruno Candé tinha plena consciência dos seus atos. MP quer 22 anos de prisão

Evaristo Marinho, o homicida de Bruno Candé, tinha plena consciência dos seus atos quando cometeu o crime, lê-se no relatório do Instituto Nacional de Medicina Legal. O Ministério Público quer 22 anos de prisão. O Ministério …

Pandemia deixa dezenas de bebés por registar, o que pode "potenciar o tráfico humano"

O encerramento do balcão "Nascer Cidadão", durante a fase mais crítica da pandemia, impediu o registo de bebés nascidos nessa altura. Citando fontes do Hospital de Faro, a rádio TSF avança que as campainhas de alarme …

Auditoria revela 52 casos de envio de dados na CML. Medina lamenta "prática inadequada" (e faz uma demissão)

A auditoria interna pedida por Fernando Medina conclui que a Câmara Municipal de Lisboa enviou dados pessoais de manifestantes a embaixadas 52 vezes, desde que entrou em vigor o Regime Geral de Proteção de Dados …