Uma mesa de 490 metros na Charles Bridge. Em Praga, o fim da restrições celebrou-se com um jantar em massa

Martin Divisek / EPA

Os habitantes de Praga, capital da República Checa, construíram uma mesa com quase 490 metros e realizaram um enorme jantar público esta terça-feira para comemorar o fim do bloqueio do coronavírus no país.

De acordo com a CNN, os habitantes de Praga espalharam-se pelas ruas da cidade e pela sua famosa Charles Bridge depois de o Governo ter suspendido as restrições a grandes reuniões.

A República Checa implementou rapidamente um bloqueio no início do surto global do novo coronavírus e tornou-se um dos primeiros países a dizer aos cidadãos para usar máscaras, ajudando a evitar o pior da pandemia e facilitar o levantamento as restrições mais cedo do que muitas outras nações.

Isto significava que os habitantes locais podiam desfrutar de um espetáculo ao ar livre e abrir mão do distanciamento social para comemorar o progresso do país.

No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que a pandemia ainda não acabou e a República Checa ainda está a proibir muitos estrangeiros de cruzarem as suas fronteiras – regra que permitiu que este evento acontecesse.

“Queremos comemorar o fim da crise do coronavírus com pessoas a encontrar-se e a mostrar que já não têm medo de conhecer outras pessoas. Que não têm medo de aceitar trincar a sandes de alguém”, disse Ondrej Kobza, proprietário do café que organizou o evento, em declarações à agência de notícias Agence France-Presse. “Todos tivémos de fazer algo para estar aqui, trazer comida ou uma flor. A ideia era que todos se envolvessem”.

As mesas foram adornadas com toalhas de mesa e flores brancas e os moradores beberam e partilharam comida enquanto o sol se punha sobre a cidade.

Com cerca de 10 milhões de habitantes, a República Checa registou cerca de 12 mil casos confirmados de covid-19 e 349 mortes, segundo dados da Universidade Johns Hopkins – números relativamente baixos em comparação com alguns dos seus vizinhos europeus próximos.

A União Europeia (UE) concordou formalmente esta terça-feira com um conjunto de recomendações que permitirá que viajantes de fora do bloco visitem os países da UE meses depois de terem fechado as suas fronteiras externas como resposta à pandemia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Israel fecha os olhos e deixa palestinianos cruzarem a fronteira para ir a banhos

As autoridades israelitas têm deixado milhares de palestinianos cruzar a barreira de separação entre os dois territórios para poderem ir às praias. Este foi um fim-de-semana muito especial para Siham e os seus cinco filhos. …

Diabéticos e hipertensos voltam a ter faltas justificadas

Os diabéticos e hipertensos sem condições para desempenharem funções em teletrabalho voltam a ter direito a justificar as faltas ao trabalho devido à pandemia de covid-19, segundo um diploma publicado em Diário da República. “Os imunodeprimidos …

Deputada da Coreia do Sul debaixo de fogo. Usou um vestido no Parlamento

Na semana passada, a deputada sul-coreana Ryu Ho-jeong usou um vestido numa assembleia legislativa, sendo bombardeada com críticas que gerou um debate sobre sexismo e a cultura patriacal do país. De acordo com a CNN, na …

SC Braga oficializa "top gun" Gaitán por duas temporadas

O internacional argentino Nicolas Gaitán assinou um contrato com o Sporting de Braga válido por uma época, com outra de opção, informou esta terça-feira o clube minhoto da I Liga de futebol. Formado no Boca Juniors, …

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …

Encontrado cadáver com 30 anos em mansão abandonada em Paris

As obras de reforma numa mansão abandonada em Paris tiveram de ser suspensas inesperadamente depois de trabalhadores terem descoberto um cadáver a decompor-se na cave há 30 anos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, …

Quase cem mil crianças contraíram a covid-19 em apenas duas semanas nos Estados Unidos

Noventa e sete mil crianças norte-americanas foram identificadas como infetadas com o novo coronavírus (covid-19) nas últimas semanas de julho. Os números relativos a estas duas semanas são avançados pela empresa norte-americana, que cita um relatório …