República Checa alivia medidas a partir de 20 de abril

Fabio Frustaci / EPA

O governo populista liberal da República Checa divulgou esta segunda-feira um plano para aliviar as medidas de distanciamento social no país, com o objetivo de “retornar gradualmente à normalidade entre 20 de abril e 8 de junho”.

As universidades e as escolas vão continuar fechadas por tempo indeterminado, mas o plano do governo liderado por Andrej Babis inclui a abertura gradual de lojas, cinemas, teatros, salas de espetáculos, restaurantes e museus, encerrados desde 14 de março.

O governo checo estabeleceu um calendário provisório, dividido em cinco fases, com intervalos de uma ou duas semanas entre elas, revelou, em Praga, o vice-primeiro-ministro Karel Havlicek. A partir de 20 de abril poderão reabrir mercados de rua, concessionárias de carros e bazares e centros de treino para atletas de elite. Podem também voltar a celebrar-se festas de casamento, com um máximo de dez convidados.

Para 27 de abril, está prevista a reabertura de todas as pequenas lojas com área inferior a 200 metros quadrados, desde que não fiquem situadas em centros comerciais.

A 11 de maio reabrem as lojas até mil metros quadrados, fora das grandes superfícies e ainda escolas de condução e academias de ginástica, embora com restrições sobre o uso de chuveiros e vestiários. “Dependendo da evolução da epidemia“, disse Havlicek, por volta de 25 de maio serão abertos cabeleireiros, além de restaurantes e cafés que possuam esplanadas e terraços ao ar livre.

Está ainda prevista para essa data a reabertura de museus, galerias e jardins zoológicos. Por fim, no dia 8 de junho, reabrem todas as lojas em grandes superfícies, além dos espaços interiores de restaurantes e cafés.

Os hotéis podem voltar a funcionar e o serviço de táxis será retomado.

O vice-primeiro-ministro avisou que as medidas serão revistas ou poderão ser suspensas se a epidemia voltar a agravar-se. O objetivo é manter o número de infetados sempre abaixo de 500 por dia.

A República Checa é, juntamente com a Áustria e a Dinamarca, “um dos primeiros países da UE a relaxar as restrições”, sublinhou Havlicek. Até agora, este país da Europa Central registou 6.101 infeções confirmadas com o novo coronavírus, tendo morrido 161 pessoas.

A Áustria começou nesta terça-feira a aligeirar as medidas, tendo aberto centenas de lojas ao público com limites ao número de pessoas e com uso obrigatório de máscara.

Trata-se também de um plano gradual da reabertura de serviços.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PSD recusa negociar com Costa e Silva (só "se vier a ser ministro")

Rui Rio disse, esta segunda-feira, que António Costa pode escolher quem entender para conselheiro económico, mas o PSD só aceitará negociar com ministros. O líder do PSD, Rui Rio, disse estar de acordo com a decisão …

"Não haverá acordo" se Londres não respeitar compromissos, avisa Michel Barnier

O negociador europeu para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), Michel Barnier, sublinhou no domingo que "o tempo urge", avisando que não haverá acordo se Londres permanecer nas posições anteriores. "O Reino Unido …

Ex-Benfica Garay acusa Valência de "campanha difamatória"

Ezequiel Garay acusou o Valência de levar a cabo uma "campanha difamatória" contra si. "Dói ver estas coisas quando estão a prejudicar os que amas", disse o argentino. O ex-jogador do SL Benfica Ezequiel Garay cumpre …

O maior salto em cinco anos. Dívida pública atingiu recorde em abril

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais alto desde 1995, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal. A dívida pública aumentou para o valor recorde de 262,1 …

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …