/

A Polónia invadiu “acidentalmente” a República Checa

O Exército polaco admitiu que invadiu acidentalmente a República Checa no mês passado, mas insiste que a sua breve ocupação de uma pequena parte do país foi simplesmente um “mal-entendido”.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da República Checa, ouvido pela CNN, os soldados polacos cruzaram acidentalmente a fronteira entre os dois países no final de maio, tendo-se estabelecido lá.

O incidente ocorreu perto de Pielgrzymow, uma pequena vila fronteiriça no sul da Polónia que fica em frente a um área escassamente povoada da zona rural checa. Uma estrada tranquila serve como ponto de fronteira entre os dois países.

Os soldados, que estavam a vigiar partes da fronteira entre a Polónia e República Checa fechada durante a pandemia de covid-19, começaram a afastar cidadãos checos que tentavam visitar uma igreja no seu próprio país.

A confusão levou a embaixada checa em Varsóvia a tomar uma “ação imediata” e notificar os colegas polacos, contou o Governo da República Checa, acrescentando que a Polónia ainda não explicou formalmente por que anexou o país vizinho por engano.

O Ministério da Defesa da Polónia também reconheceu a breve ocupação na sexta-feira. “A colocação do posto de fronteira foi resultado de um mal-entendido, não de um ato deliberado. Foi corrigido imediatamente e o caso foi resolvido – também pelo lado checo”, afirmou, em comunicado emitido à CNN.

“Os soldados do exército polaco apoiam a Guarda de Fronteira na proteção da fronteira do estado após o seu encerramento devido à pandemia de coronavírus”, explicou o Ministério da Defesa daquele país. “A operação é liderada pelo Comando Operacional das Forças Armadas, que está em contato direto com a Guarda de Fronteira”.

O Governo polaco não confirmou quanto tempo os seus soldados estiveram presentes na República Checa.

As fronteiras entre os países da União Europeia são quase imperceptíveis, uma vez que os cidadãos desfrutam de liberdade de movimento em todo o bloco. Porém, a pandemia complicou esse acordo, com os países a impedir a entrada de estrangeiros para controlar a propagação do vírus.

A Polónia esteve envolvida em vários conflitos fronteiriços sérios com a antiga Checoslováquia durante o século XX. Os dois países travaram uma guerra de sete dias por território na região da Silésia em 1919 e a Polónia anexou uma região ao redor da cidade de Bohumin em 1938.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.