Com os números a escalar, Merkel pretende prolongar restrições em vigor na Alemanha em abril

Daniel Kopatsch / EPA

A chanceler alemã Angela Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel pretende prolongar em abril as restrições anti-covid-19 atualmente em vigor na Alemanha devido à terceira vaga da pandemia, de acordo com um documento governamental obtido hoje pela AFP.

Devido à “dinâmica atual de infeção acelerada com as variantes covid-19”, espera-se que o país “prolongue” todas as atuais restrições de viagem até uma data ainda por determinar em abril, diz o documento, que será utilizado na segunda-feira como base para uma reunião planeada sobre o assunto entre a chanceler e as regiões alemãs.

Até ao momento, as restrições foram programadas para vigorar até ao final de março.

A taxa de incidência durante os últimos sete dias e por 100.000 habitantes excedeu hoje a marca simbólica de 100 a nível nacional no domingo, ao atingir 103,9, de acordo com o Instituto Robert Koch de Vigilância Sanitária. Um limiar que, em princípio, deveria desencadear novas restrições.

O documento emitido pela chancelaria afirma que os “contactos dentro” dos edifícios “devem ser evitados tanto quanto possível devido ao aumento do risco de contágio”.

Nas empresas, uma grande proporção do trabalho em casa continua a ser essencial e “pelo menos dois testes rápidos por semana” podem ser efetuados para os empregados que têm de ir para o seu local de trabalho.

O projeto abre a possibilidade de as regiões testarem “modelos temporários” para “abrir espaços individuais na vida pública”, com “resultados de testes negativos” e rastreio computorizado dos contactos como critérios de acesso.

As viagens transfronteiriças devem continuar a ser “limitadas ao mínimo estritamente necessário”, e devem ser combinadas com quarentena e testes obrigatórios antes do regresso à Alemanha.

O governo Merkel apelou na quarta-feira aos alemães para serem “responsáveis” durante a pandemia e não viajarem para a popular ilha espanhola de Maiorca durante as férias da Páscoa, apesar dos numerosos voos fretados.

  // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …