Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

José Coelho / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”.

“O Governo propôs ao Presidente da República, e o senhor Presidente da República aceitou que desta vez, quando anunciarmos a renovação do estado de emergência, possamos anunciar não só as medidas para a próxima quinzena como as medidas para a quinzena seguinte, ou seja, até 6, 7 de janeiro”, revelou hoje António Costa, em entrevista à rádio Observador.

Assim, de acordo com o primeiro-ministro, “é fundamental que as pessoas possam ter uma noção antecipada do que vai ser o Natal”, sendo esta semana decisiva para a decisão sobre essas medidas, que irá anunciar no próximo sábado.

“Vamos todos fazer o esforço para podermos ter o Natal com as melhores condições possíveis, mas logo a seguir, há uma coisa que posso antecipar desde já, é que a passagem do ano vai ter todas as restrições“, avisou o primeiro-ministro, “porque aí não pode haver qualquer tipo de tolerância”.

Presidente fala ao país na sexta e prolonga estado de emergência

Marcelo Rebelo de Sousa volta a fazer uma comunicação ao país esta sexta-feira, dia 4,  para renovar o estado de emergência, mas desta vez com uma inovação: o presidente quer preparar já a próxima renovação do estado de exceção em que o país vive, de 21 de dezembro a 4 de janeiro, por forma a incluir o período de Natal e de Ano Novo.

Embora o estado de emergência em vigor termine apenas no dia 8 de dezembro, o facto de essa data ser antecedida por uma ponte e um feriado leva a que o anúncio da sua renovação seja antecipado para o próximo dia 4.

Segundo o jornal Expresso, o objetivo é abrir espaço a que o Governo defina quanto antes as regras e restrições com que o país vai ter que contar durante as festas. Por outro lado, ao antecipar a decisão, Marcelo fica mais livre para anunciar a recandidatura à presidência da República. O anúncio deverá acontecer por meados do mês.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Vacinar é muito urgente, o vírus é muito perigoso, mas o processo de vacinação vai ser feito nas calmas durante todo o próximo ano, não sendo sequer obrigatório, mas as máscaras vão continuar a ser obrigatórias mesmo não sendo sempre eficazes. O estado de emergência também vai sendo imposto no próximo ano de tempos a tempos.
    Ora por aqui se vê as contradições inerentes ao Covid-19 bastante notórias na abordagem que lhe fazem. Negócio bem montado realmente.
    Os grandes laboratórios internacionais são quem impõe a nova ordem mundial!
    Depois dizem que são teorias da conspiração e coiso e tal!

    • As teorias da conspiração foram evoluindo mais ou menos assim durante a pandemia:
      – Os chineses inventaram isto para comprar as empresas europeias e americanas
      – Isto foi inventado pelas elites para reduzir a população mundial
      – Isto foi tudo uma cabala das farmacêuticas

      Tudo isto é uma palermice. Questiono que espécie de pessoa se deixa levar por estas pseudoteorias da treta. Nem vale a pena explicar as razões que levam a que nenhuma “cole” com a realidade. É demasiado ridículo.

  2. A verdade é que a vacina nem sequer obrigatória vai ser o que mostra bem que o vírus não é tido como perigoso o suficiente. Mas o estado de emergência e a máscara são para manter durante todo o próximo ano.
    Há que alimentar os grandes loobys internacionais do mundo da saúde.
    O PIB da Pfizer por exemplo é maior que o de Portugal.
    Depois dizem que são teorias da conspiração e coiso e tal.

RESPONDER

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …

Oposição critica Governo de El Salvador por usar a covid-19 para limitar manifestações

Na quarta-feira, a Assembleia Legislativa de El Salvador aprovou um decreto que proíbe reuniões públicas e privadas que não estejam relacionadas com as artes, cultura ou desporto até 8 de dezembro. Segundo a Vice, apesar de …

Portugal com mais 883 casos confirmados e quatro mortes

Portugal regista hoje mais 883 casos confirmados de covid-19 e quatro óbitos pela doença, assim como 729 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, de acordo com o boletim diário. Segundo …

Um boneco do Super-Homem a voar

Indianos declaram "guerra" ao Super-Homem e à Mulher-Maravilha

Injustice, o último filme de animação da DC Comics, deixou alguns indianos muito perto de um ataque de fúria. Cenas em que o Super-Homem e a Mulher-Maravilha surgem a lutar contra militares indianos e a …

Alec Baldwin

Hollywood em choque. Alec Baldwin recebeu arma carregada, mas disseram-lhe que estava "fria"

A morte da directora de fotografia Halyna Hutchins, depois de ter sido atingida pelo actor Alec Baldwin durante as filmagens de "Rust", deixou o mundo de cinema de Hollywood abalado. E ninguém percebe como é …

Provedor da Santa Casa sob suspeita. Renda com desconto, gastos e bolsa investigados

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu documentos e computadores ao provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), Edmundo Martinho, e à professora Maria da Luz Cabral. Em causa estarão suspeitas relacionadas com despesas, uma …