Médicos russos infetados serão indemnizados. Mas só depois de averiguada a sua “percentagem de culpa”

Alejandro Garcia / EPA

As autoridades de São Petersburgo, na Rússia, comprometeram-se a pagar uma indemnização aos médicos infetados com o coronavírus, mas somente após verificarem o nível de responsabilidade na infeção.

De acordo com o Moscow Times, as autoridades comprometeram-se a um pagamento de riscos que varia de 300 mil rublos (cerca de 3.650 euros) e um milhão de rublos (aproximadamente 11.620 euros), dependendo da gravidade da infeção, aos médicos que lutam contra a Covid-19.

Contudo, segundo informou um decreto do departamento de Saúde de São Petersburgo, datado de 27 de abril, esses valores só serão pagos depois que uma comissão fizer uma investigação de cinco dias para determinar o grau de responsabilidade dos médicos no contágio por Covid-19.

A comissão é obrigada a determinar “a culpa do trabalhador médico (percentagem) e a sua justificação” antes de decidir este deve receber a remuneração. Os fatores que influenciam o percentual de culpa incluem violações dos medidas sanitárias, condições insalubres de trabalho, falta de ventilação adequada ou de equipamento de proteção.

Ao contrário de Moscovo, onde as mortes por Covid-19 são registadas independentemente das doenças associadas, as estatísticas oficiais de São Petersburgo apenas contam a Covid-19 como causa de morte se o paciente não tiver outras doenças, informou na sexta-feira o site de notícias Fontanka.ru.

“O mesmo método será aplicado aos médicos”, indicou um representante da administração de São Petersburgo, que falou em anonimato, referindo-se ao programa de compensação.

Cerca de 250 médicos, paramédicos e enfermeiros de São Petersburgo contraíram a Covid-19 – metade dos quais são em contexto de trabalho – e oito morreram. Um registo não oficial criado por colegas lista aponta para 11 médicos mortos após contrair a doença.

São Petersburgo já registou 5.346 casos de coronavírus desde o início do surto.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A responsabilidade deles, a primeira serem profissionais de saúde e terem que cumprir o seu dever profissional, a segunda, provavelmente as enormes faltas de meios e qualidade dos serviços com que se debatem e que certamente a culpa não será deles. Leis de um país totalitário!

RESPONDER

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …