/

Medir a temperatura a funcionários e controlar a lotação: as recomendações para os Centros Comerciais

martinrp / Flickr

Já há várias medidas esperadas, como a utilização de equipamentos de proteção, mas a Associação Portuguesa de Centros Comerciais juntou mais algumas recomendações.

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais lançou um guia completo sobre os cuidados a ter em conta aquando da reabertura destas superfícies comerciais, depois de, esta quarta-feira, os Centros Comerciais terem pedido para reabrir mais cedo.

A associação estipulou, num documento de 17 páginas, algumas orientações, quer para clientes, quer para funcionários. Além dos equipamentos de proteção individual e da frequente higienização e desinfeção dos espaços e das mãos, juntam-se outros pormenores como, por exemplo, a medição corporal a funcionários ou o fim dos espaços de brincadeira para as crianças.

O Observador dá conta de que a lotação deverá ser ajustada a uma ocupação máxima de cinco visitantes por cada 100 m2 de área e a distância entre pessoas deverá ser de 2 metros. O Centro Comercial deverá também informar os visitantes sobre a permanência pelo tempo estritamente necessário no interior.

Deverá ser constituída uma equipa que tem por missão fazer cumprir o Plano de Contingência; medir a temperatura corporal dos funcionários; cumprir e fazer cumprir as regras de Saúde e Higiene no trabalho e disponibilizar uma sala higienizada para resguardo eventual de casos suspeitos.

Segundo o documento, as portas devem manter-se abertas e deve também haver diferenciação física entre entradas e saídas do Centro Comercial. Diretórios e outras formas de comunicação interativa, assim como equipamentos lúdicos para crianças e playgrounds, devem ser restringidos ou até mesmo encerrados.

Nas áreas de restauração, devem ser consideradas as regras de utilização definidas especificamente para estes espaços com a anulação lugares sentados, de modo a cumprir o distanciamento social de 2 metros e conforme definido na Orientação 023/2020 da DGS.

Esta quarta-feira, a Associação Portuguesa de Centros Comerciais defendeu a reabertura das suas lojas já na próxima segunda-feira, sustentando que podem dar “um contributo fundamental para a retoma da economia”.

Em comunicado, a APCC considera que “as regras que o Governo definiu para a reabertura do comércio – nomeadamente o comércio não alimentar e a restauração – devem aplicar-se também a todos os lojistas dos centros comerciais já a 18 de maio, tal como aconteceu na fase 1 do Plano de Desconfinamento”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.