Medir a temperatura a funcionários e controlar a lotação: as recomendações para os Centros Comerciais

martinrp / Flickr

Já há várias medidas esperadas, como a utilização de equipamentos de proteção, mas a Associação Portuguesa de Centros Comerciais juntou mais algumas recomendações.

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais lançou um guia completo sobre os cuidados a ter em conta aquando da reabertura destas superfícies comerciais, depois de, esta quarta-feira, os Centros Comerciais terem pedido para reabrir mais cedo.

A associação estipulou, num documento de 17 páginas, algumas orientações, quer para clientes, quer para funcionários. Além dos equipamentos de proteção individual e da frequente higienização e desinfeção dos espaços e das mãos, juntam-se outros pormenores como, por exemplo, a medição corporal a funcionários ou o fim dos espaços de brincadeira para as crianças.

O Observador dá conta de que a lotação deverá ser ajustada a uma ocupação máxima de cinco visitantes por cada 100 m2 de área e a distância entre pessoas deverá ser de 2 metros. O Centro Comercial deverá também informar os visitantes sobre a permanência pelo tempo estritamente necessário no interior.

Deverá ser constituída uma equipa que tem por missão fazer cumprir o Plano de Contingência; medir a temperatura corporal dos funcionários; cumprir e fazer cumprir as regras de Saúde e Higiene no trabalho e disponibilizar uma sala higienizada para resguardo eventual de casos suspeitos.

Segundo o documento, as portas devem manter-se abertas e deve também haver diferenciação física entre entradas e saídas do Centro Comercial. Diretórios e outras formas de comunicação interativa, assim como equipamentos lúdicos para crianças e playgrounds, devem ser restringidos ou até mesmo encerrados.

Nas áreas de restauração, devem ser consideradas as regras de utilização definidas especificamente para estes espaços com a anulação lugares sentados, de modo a cumprir o distanciamento social de 2 metros e conforme definido na Orientação 023/2020 da DGS.

Esta quarta-feira, a Associação Portuguesa de Centros Comerciais defendeu a reabertura das suas lojas já na próxima segunda-feira, sustentando que podem dar “um contributo fundamental para a retoma da economia”.

Em comunicado, a APCC considera que “as regras que o Governo definiu para a reabertura do comércio – nomeadamente o comércio não alimentar e a restauração – devem aplicar-se também a todos os lojistas dos centros comerciais já a 18 de maio, tal como aconteceu na fase 1 do Plano de Desconfinamento”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal é o primeiro país europeu a receber o selo "Safe Travels"

Portugal foi o primeiro país europeu a receber o selo "Safe Travels", que reconhece um compromisso com a segurança, informou esta quinta-feira o Governo. A distinção, atribuída pelo World Travel & Tourism Council (WTTC), pretende certificar …

Ventura reforça poder no Chega. Direção pode suspender militantes

No dia 30 de maio, foram aprovados dois regulamentos que dão poder à direção do Chega para suspender militantes do partido. Segundo avança a revista Sábado, no passado fim de semana, o Conselho Nacional do partido …

Egípcio submeteu as três filhas a mutilação genital feminina. Agora, vai ser julgado

Um pai terá dito às três filhas que iam ser vacinadas contra a covid-19, mas, quando acordaram, tinham sido mutiladas. Um cidadão egípcio vai ser julgado por, alegadamente, ter forçado as três filhas menores a serem …

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …