Máscaras, desinfetantes e “área de isolamento”. AR já tem plano de contingência para coronavírus

Mário Cruz / Lusa

Com o objetivo de evitar o risco do coronavírus, a Assembleia da República (AR) anunciou que vai comprar máscaras e reforçar e dispersar pelos espaços desinfetantes, preparando ainda instalações para “área de isolamento”.

Segundo avançou o ECO, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, já autorizou as referidas medidas, visando minimizar a transmissão do coronavírus e o seu impacto na AR. Identificar os serviços essenciais ao funcionamento da AR e os funcionários que podem ter um maior risco de infeção faz também parte do plano.

A AR vai adquirir igualmente ‘kits’ para os profissionais de saúde do Gabinete Médico e de Enfermagem – bata impermeável, máscara P2 ou P3, luvas e óculos com proteção lateral – e kits de proteção para os deputados e funcionários que viajem em missão oficial.

De acordo com o ECO, o registo biométrico de assiduidade e pontualidade deixa temporariamente de ser feito através do reconhecimento de impressão digital e passa a efetuar-se através do reconhecimento de cartão personalizado de cada funcionário.

O plano obriga ainda a quem tenha estado nos últimos 10 dias nos países mais problemáticos, terá de contactar o gabinete médico do Parlamento ou ligar para a linha Saúde 24, com ou sem sintomas.

Em caso de sinais e sintomas de coronavírus, o plano de contingência estabelece que deputados ou funcionários parlamentares deverão informar a Divisão de Recursos Humanos e Formação ou o chefe de gabinete e dirigir-se para a área de “isolamento”. De seguida, o Gabinete Médico e de Enfermagem deve analisar e reportar o caso.

Já na área de isolamento, o doente contacta o SNS 24, com a máscara colocada. Após a avaliação, caso haja suspeita, esse serviço contacta a Linha de Apoio ao Médico, da Direção-Geral da Saúde (DGS), para validação. Em caso afirmativo, a DGS ativa o INEM, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e a Autoridade de Saúde Regional, iniciando-se a investigação epidemiológica e a gestão de contactos.

O plano de contingência refere ainda que quem manteve um contacto próximo com o doente terá de ser vigiado.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Eles que digam onde vão comprar para o comum portugues tambem ir.
    Já não há mascaras nem nas farmacias nem em lojas de bricolage, mas como é habitual para os Sr.s politicos n falta nada

RESPONDER

Tribunal europeu condena Portugal a indemnizar recluso por falta de internamento psiquiátrico

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condenou o Estado português a pagar uma indemnização de 14 mil euros a um recluso por ter cumprido pena de prisão sem internamento psiquiátrico a que tinha sido condenado. A …

França acaba com máscara no exterior (e Espanha vai pelo mesmo caminho)

Em França, o uso de máscara na rua deixa de ser obrigatório a partir de quinta-feira. Espanha deverá seguir o mesmo caminho "em breve". O uso de máscara no exterior deixa de ser obrigatório em França …

Swissport em Lisboa para tentar comprar a Groundforce

O acionista maioritário da Groundforce, que está a tentar vender a sua participação na empresa de handling, encontra-se agora a negociar com os suíços da Swissport. Depois de o fundo espanhol Atitlan se ter afastado e …

BdP prevê taxa de desemprego de 7,2% e crescimento económico de 4,8%

O Banco de Portugal (BdP) prevê que a taxa de desemprego atinja 7,2% em 2021, recuando para 7,1% em 2022 e 6,8% em 2023, e que o emprego cresça 1,3% este ano. No Boletim Económico de …

Finlândia 0-1 Rússia | Miranchuk recoloca russos na corrida

A anfitriã Rússia conseguiu hoje uma determinante vitória na luta pelo apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater a Finlândia por 1-0, em São Petersburgo. No primeiro jogo da segunda jornada …

Nove militares da GNR acusados de tortura

O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR dos crimes de tortura e outros tratamentos cruéis, degradantes ou desumanos e sequestro agravado. O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR, …

Costa garante que Lisboa terá o mesmo tratamento que os outros concelhos

Esta quarta-feira, num dia em que Portugal registou 1.350 novos casos ( 928 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo), o primeiro-ministro afirmou que a capital terá o mesmo tratamento que os …

Salgado disposto a pagar à massa falida do GES para ficar isento de cumprir pena

Ricardo Salgado está disposto a pagar à massa falida do GES para ser dispensado de cumprir pena no processo que o irá julgar por três crimes de abuso de confiança, segundo a contestação da defesa …

PJ detém 12 pessoas por suspeitas de corrupção na Câmara de Loures

Entre os detidos pela Polícia Judiciária (PJ) estão dois empreiteiros, um arquiteto, um empresário ligado a uma obra particular e oito fiscais. Através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de inquérito dirigido …

Casos disparam: 1350 novas infeções e seis óbitos

Nas últimas 24 horas, houve 1.350 novos casos positivos de covid-19 e morreram seis pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou 1.350 novos casos e seis óbitos por covid-19 …