Máscaras, desinfetantes e “área de isolamento”. AR já tem plano de contingência para coronavírus

Mário Cruz / Lusa

Com o objetivo de evitar o risco do coronavírus, a Assembleia da República (AR) anunciou que vai comprar máscaras e reforçar e dispersar pelos espaços desinfetantes, preparando ainda instalações para “área de isolamento”.

Segundo avançou o ECO, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, já autorizou as referidas medidas, visando minimizar a transmissão do coronavírus e o seu impacto na AR. Identificar os serviços essenciais ao funcionamento da AR e os funcionários que podem ter um maior risco de infeção faz também parte do plano.

A AR vai adquirir igualmente ‘kits’ para os profissionais de saúde do Gabinete Médico e de Enfermagem – bata impermeável, máscara P2 ou P3, luvas e óculos com proteção lateral – e kits de proteção para os deputados e funcionários que viajem em missão oficial.

De acordo com o ECO, o registo biométrico de assiduidade e pontualidade deixa temporariamente de ser feito através do reconhecimento de impressão digital e passa a efetuar-se através do reconhecimento de cartão personalizado de cada funcionário.

O plano obriga ainda a quem tenha estado nos últimos 10 dias nos países mais problemáticos, terá de contactar o gabinete médico do Parlamento ou ligar para a linha Saúde 24, com ou sem sintomas.

Em caso de sinais e sintomas de coronavírus, o plano de contingência estabelece que deputados ou funcionários parlamentares deverão informar a Divisão de Recursos Humanos e Formação ou o chefe de gabinete e dirigir-se para a área de “isolamento”. De seguida, o Gabinete Médico e de Enfermagem deve analisar e reportar o caso.

Já na área de isolamento, o doente contacta o SNS 24, com a máscara colocada. Após a avaliação, caso haja suspeita, esse serviço contacta a Linha de Apoio ao Médico, da Direção-Geral da Saúde (DGS), para validação. Em caso afirmativo, a DGS ativa o INEM, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e a Autoridade de Saúde Regional, iniciando-se a investigação epidemiológica e a gestão de contactos.

O plano de contingência refere ainda que quem manteve um contacto próximo com o doente terá de ser vigiado.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Eles que digam onde vão comprar para o comum portugues tambem ir.
    Já não há mascaras nem nas farmacias nem em lojas de bricolage, mas como é habitual para os Sr.s politicos n falta nada

RESPONDER

Cumbre Vieja deixou de expelir lava, mas os sismos voltaram

O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Canárias, parou de emitir lava. Apesar de a atividade ter sido a mais baixa da última semana, as autoridades alertam que a situação pode mudar rapidamente. A atividade …

Portugal continental tem 83,89% da população com vacinação completa

Cerca de 8,27 milhões de pessoas em Portugal continental tinham a vacinação completa contra a covid-19 até às 19h00 deste domingo, revelou à agência Lusa fonte oficial da task force que coordena o processo de …

Mulheres ganham 9% das câmaras, menos do que em 2017

Das 308 câmaras do país, 28 foram ganhas por uma mulher, o que corresponde a aproximadamente 9% do total e menos do que as 32 autarcas eleitas em 2017, segundo o portal de dados estatísticos …

Turismo só usou um terço das linhas de crédito criadas para o setor

A utilização das linhas de crédito destinadas especificamente ao turismo ficou aquém do esperado. Até agora, as empresas só utilizaram cerca de 30% destas linhas, que disponibilizam um valor conjunto de 400 milhões de euros. Rita …

Carla Tavares reeleita na Amadora. Suzana Garcia assume responsabilidade da derrota

 A socialista Carla Tavares foi reeleita, este domingo, com maioria absoluta, como presidente da Câmara Municipal da Amadora, no distrito de Lisboa. Os resultados da noite eleitoral deram o triunfo à candidatura liderada pela socialista Carla …

Corrida aos combustíveis. A antecipar um "inverno difícil", Reino Unido vai dar vistos temporários a camionistas

A falta de camionistas tem levado a filas nas bombas de combustíveis e entre 50% e 90% já estão vazias em algumas zonas do país. O governo vai dar vistos temporários a camionistas e está …

Vencedores e vencidos, numa noite eleitoral de perder o fôlego

A noite eleitoral foi longa e de perder o fôlego até ao último minuto. Entre alguns imprevistos, surpresas e validações, Lisboa foi o palco dos maiores holofotes: Carlos Moedas foi o grande e surpreendente vencedor …

Isaltino Morais reeleito em Oeiras. CDU perdeu vereador

O candidato independente Isaltino Morais foi reeleito presidente da Câmara de Oeiras nas eleições autárquicas deste domingo, tendo dedicado a vitória à juventude. “Não importa a percentagem. O que importa é que crescemos muito, aumentámos a …

Ganhar os jogos todos: quem consegue fazer o que o Benfica faz?

Ainda ninguém conseguiu travar o líder do campeonato português. Mas há outras equipas europeias a conseguir o mesmo. O Benfica está a construir um percurso inicial no campeonato português que não se via há quase 40 …

Tribunal admite que testemunha de Jeová menor recuse transfusão que lhe pode salvar a vida

Jovem de 16 anos que tem leucemia aguda recusou transfusões de sangue durante internamento no IPO. Caso consiga provar em tribunal capacidade de discernimento e maturidade justiça terá de desistir de lhe impor tratamento. O Instituto …