“Andam todos a fazer bluff”. Marques Mendes diz que PCP vai viabilizar o OE

Mário Cruz / Lusa

Luís Marques Mendes

Luís Marques Mendes afirmou este domingo, no seu habitual de espaço de comentário na SIC, que o PCP vai viabilizar o Orçamento de Estado para 2021 através da abstenção e afastou a ideia de uma eventual crise política.

Segundo o Conselheiro de Estado, o PCP “prepara-se para o viabilizar através da sua abstenção” depois de ter sido noticiado que estaria fora das negociações com o Governo sobre o Orçamento do Estado (OE) para 2021.

“A maior parte das questões essenciais já estão acertadas (…) O partido pode não o anunciar já, mas é isso que está combinado”, afiançou o antigo líder do PSD, assumindo que o próprio não estava à espera desta “reviravolta surpreendente”.

A “excelente relação entre António Costa e Jerónimo de Sousa” e o facto do PCP estar “agradecido” ao Governo pela ajuda em vários temas nos últimos tempos, como por exemplo na realização da Festa do Avante, terão contribuído para a decisão do PCP.

Sobre os rumores de que as negociações entre antigos parceiros e Governo podiam abrir uma crise política em tempos de pandemia, Luís Marques Mendes é perentório: “Andam todos a fazer bluff”, disse, frisando que quase ninguém beneficiaria com esta situação.

“Ninguém quer abrir uma crise”, disse, considerando que todos sairiam a perder, à exceção do Chega. “O PCP e o BE seriam os mais penalizados se houvesse eleições antecipadas. Seriam vistos como os parceiros da geringonça que falharam à chamada”.

E continuou: “PSD e o CDS uma crise seria um susto. Era o adeus à liderança por parte de Rio e de Francisco Rodrigues dos Santos. Basta ver a sondagem do Expresso”.

Por último, o PS “sairia derrotado” porque voltaria a não ter a maioria absoluta, mesmo vencendo as eleições, ficando na mesma sem condições para governar.

O OE2021 tem de dar entrada no Parlamento a 12 de outubro. O Governo de António Costa já se mostrou disponível para aumentar o salário mínimo nacional e subir as pensões, parecendo ceder a algumas reivindicações dos antigos parceiros.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ó senhor Dr. Marques Mendes, a diferença entre aquilo que disse ontem na SIC e aquilo que eu e muitas outras pessoas já disseram é o facto de a sua opinião ser paga a peso de ouro enquanto que a minha é de borla! Minto, ainda tenho que pagar a net e a electricidade!

RESPONDER

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar não vacinados contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …

"Deixa os homens cantar". Ex-paraquedistas vaiam e pedem demissão do ministro da Defesa

Centenas de ex-paraquedistas vaiaram e pediram hoje a demissão do ministro da Defesa e do Chefe do Estado Maior do Exército durante a cerimónia militar nas comemorações do Dia do Exército, em Aveiro. A iniciativa, que …

Portugal com mais quatro óbitos e 604 casos de covid-19

Portugal regista hoje mais 604 novos casos de covid-19 confirmados e quatro óbitos pela doença, assim como mais 243 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, segundo o boletim oficial. De …

Retrato de Monsieur Lavoisier e a sua esposa Marie-Anne-Pierrette Paulze.

Análise revela composição secreta debaixo de retrato de Lavoisier

Um icónico retrato do químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier e da sua esposa, Marie-Anne, mostrou ter uma composição escondida debaixo dele. Antoine-Laurent de Lavoisier foi um químico francês fundamental para a revolução deste campo científico no …

Combustíveis: governantes "não fizeram o trabalho de casa"

A presidente executiva da OZ Energia, Micaela Silva, defendeu que o “Governo devia intervir menos” no mercado dos combustíveis, porque é liberalizado e não tem margens excessivas de comercialização, mas é “muito penalizado” pela quantidade …

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …