Marques Mendes considera que Rio deve ser agregador e não incendiário

Mário Cruz / Lusa

Luís Marques Mendes

Luís Marques Mendes lançou neste domingo críticas à liderança do PSD. No seu habitual espaço de comentário na SIC, disse que um “um líder deve ser agregador e não incendiário”, considerando ainda que é um “erro” atacar os líderes internos.

“Ao longo de oito meses de liderança, alguém se lembra de uma causa ou proposta política do PSD? Não, só de críticas internas. Alguém se lembra do que Rio disse há uma semana no Pontal? Não, só de críticas internas”, começou por notar o antigo dirigente do PSD, resumindo a atuação de Rio Rio enquanto líder do partido.

Para Marques Mendes, o desafio que Rio deixou aos seus líderes internos para deixar o partido é um “erro enorme”, que pode ser sinal de nervosismo de insegurança e de fraqueza”, considerou no seu espaço de comentário na SIC.

O antigo dirigente do PSD acusou Rui Rio de desviar as atenções do essencial – a oposição ao Governo – e de virar o “partido para dentro”. “Se quer ganhar eleições, Rio tem de falar para o país e não para dentro do partido”, defendeu Marques Mendes, reiterando que um líder deve ser “um agregador” e não “um incendiário”.

“O seu adversário é o primeiro-ministro, não são os companheiros do partido”, atirou.

O comentador político recordou ainda que o PSD viu a sua popularidade decrescer em apenas um mês, de 27% para 24% – “o pior resultado de sempre do partido numa sondagem”, afirmou, relembrando que o mês de agosto também não foi bom para o Bloco de Esquerda que sentiu o “caso Robles”.

Retenção de fundos dos fogos é “imoral”

Luís Marques Mendes abordou também os fundos europeus atribuídos por Bruxelas para  ajudar as zonas mais afetadas pelos fogos de 2017. Para o comentador, reter parte dos 50 milhões de euros é “imoral” e, não sendo “ilegal”, constituiu uma grande injustiça.

A atribuição de fundos europeus foi um dos temas que mais marcou a agenda mediática da semana passada. A União Europeia atribuiu 50 milhões de euros a Portugal no entanto, as vítimas no incêndio só receberiam 24 milhões, uma vez que os restantes ficariam cativos nos cofres do Estado para reforçar os meios de combate a incêndio.

Quanto aos fundos europeus, Marques Mendes disse que quando o Governo português concorreu aos fundos fez contas aos prejuízos de todos os municípios afetados e, “por isso, o dinheiro devia ir todo para lá”, defendeu.

Ainda sobre os fogos, o antigo dirigente do PSD sublinhou ainda que também as vítimas dos fogos estão a ter um tratamento diferenciado. “Uns estão a ser apoiados a 100%, outros a 60%”, criticou. Para o social-democrata, se as contas feitas por Bruxelas foram iguais para todos, todos devem ser ajudados de igual forma.

“Os feridos graves não podem ser os de Pedrógão, de outubro, e os outros. Têm que ser de todos. São três injustiças que o Presidente da República — que se tem dedicado a este tema — devia corrigir”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • “trabalhar”, “honestidade”, “senhor”?!
      Caso não tenhas reparado, noticia é sobre o Marques Mendes – o meio-metro de bosta cuja mão está em quase tudo que é PPP’s e outros negócios ruinosos para o país (BPN, BES, etc, etc), e, só “comenta” para influenciar e defender a sua a agenda e os clientes do seu escritório de advogados (Abreu)!

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …