/

Caso Robles afunda Bloco nas sondagens. Críticas a Rui Rio fazem o PSD cair

19

António Pedro Santos / Lusa

Ricardo Robles

Falta pouco mais de um ano para as Legislativas e as sondagens colocam o PS com quase 40% das intenções de voto. O Bloco de Esquerda foi superado pelo CDS e o PSD também caiu.

As férias deram ainda mais força ao Partido Socialista (PS), de acordo com o barómetro político da Aximage para o Correio da Manhã e Jornal de Negócios.

O Bloco de Esquerda sofreu uma queda significativa nas intenções de voto nas eleições legislativas, caindo quase dois pontos para 7,8%. Esta queda acontece depois do caso Robles, que marcou este verão e parece estar a prejudicar o partido liderado por Catarina Martins.

O vereador Ricardo Robles, crítico da especulação imobiliária e da pressão do alojamento local sobre a habitação em Lisboa, era proprietário de um imóvel que tinha uma enorme valorização e que estava a ser “vendido” como um bom investimento para o alojamento local, situação que causou polémica e, ao que se pode apurar, acabou por prejudicar o Bloco de Esquerda, que deixou de ser a terceira força partidária.

Robles acabou por se demitir e o partido reconheceu o seu erro pela forma como tinha gerido o processo, mas isso parece não ter evitado a forte penalização do eleitorado. O Bloco de Esquerda passou de terceira para quarta força política, tendo sido superado pelo CDS, que conta com 9,2% das intenções de voto.

Mas a queda do Bloco não é a única a marcar a rentrée. Segundo a sondagem da Aximage, o PSD cai também de forma abrupta, tendo passado de 27,2% em julho para 24,1% em setembro, período que ficou marcado pela ausência de Rui Rio de panorama político e pelas críticas internas.

O PS consegue assim reforçar as intenções de voto para 39,9%, um valor superior ao registado no último Barómetro político da Aximage (39%), mas que ainda fica aquém dos 43% registados há um ano e longe da maioria absoluta.

ZAP //

19 Comments

  1. se votarem apenas 1/3 dos portugueses… isto e aqueles que mamam nas tetas da porca, e os parvos ou ingenuos que ainda acreditam que podem um dia mamar…é natural que o sucialistas tenham 40% …. isto e cerca de 2 milhoes de votos, podem governar se pois o sr sorriso da o aval a geringonças e com o compadrio das das forças antidemocraticas e capitalistas que detem os midia e que lhes interessa o poder do compadrio e dos negocios bem sucedidos do estado todo poderoso e dono disto tudo.
    talvez se precisarem de pedir a maioria absoluta nas eleiçoes……convidem o maduro ou o correa para abrilhantar os comicios…..ja que lula esta preso e nao pode comparecer……. mas quem sabe dilma ou glaise, para dar o braço a maria de belem …..

    • Ou então convidem a Le Pen, o Trump, ou até talvez o Nigel Farage!!!! Ah não esses são amigos do seu partido!!! O partido dos capitalistas….Ou então do partido daquela que desgraçou Lisboa quando esteve no Governo…

      • Mário, você tem noção que com Trump os Estados Unidos passaram de um crescimento do PIB de 1,6% para 4.2% e o desemprego caiu para níveis historicamente baixos? Voce tem noção que com um Trump em Portugal nao teríamos de ter 100000 portugueses a emigrar todos os anos? Voce tem noção que o ultimo governo do PSD PP teve de descer um défice de 11% para 3%, se pobreza houve foi devido às dívidas que Socrates e o seu braço direito António Costa deixaram?

      • muito bem escrito . bela analise……mas deixe que lhe diga , que os marios desta vida… nao estao preocupados com portugal e os portugueses…mas unicamente com os seus belos tachos e os seus proventos…..
        é por isso que nao querem ser governados por gente honesta e com criterios nacionais… mas preferem as gerinçonças .. para poderem se governar a vontade.

      • são todos uns ladrões e por isso não tenho partidos mas se bem me lembro bem mais do que arruinar Lisboa foi o preso José Trocaste com o seu nº 2 agora primeiro ministro depois de espetar uma facadinha nas costas do seu colega baixinho e que na última hora depois de ter perdido eleições fez uma geringonça com outros que queriam poleirinho que arruinaram Portugal, claro que quem veio a seguir teve que limpar a m2″#”$da deixada pelos anteriores, mas que se pode esperar de um partido que conseguiu falir-se?

      • Tu tens claramente um problema. O teu único neurónio anda demasionado solitário, abandonado.

      • bolas, já não te disse para não babares tanto? talvez seja “demasionado” para ti. Para a próxima não te deixo vir ao Tablet…

      • o mario …nao te enchergas!!!! estas a pedir ao maduro que convide ale pen???? .. o trunp nao viria fazer campanha por adeptos de geringonças…eheheheheeh… quanto ao presidente que desgraçou lisboa, nao sei quem foi… teria sido o jorge sampaio?

  2. Ummm, vejo por aqui malta ressabiada, com saudadinhas do Coelho e do Irrevogávcel (ambos em parte incerta a ver se passam despercebidos por uns tempos). Mas acho que vão continuar assim por mais um bom par de anos……

    • continuas a cumprir com o teu contrato…. fazes bem.. mas muda de nick esse ja esta explicito demais para poderes continuar a debitar essa propaganda suja e vermelhusca.
      infelizmente gente como tu…. nunca tera problemas com a crise que a geringonça vira a provocar, tal como no passado os fanatcos do socrates e costa continuaram a ris se da crise….sera sempre o povo que trabalha que vai ter que pagar a crise….para tu e a tua geringonça continuar a roubar.

  3. …lol…lol.. mais uma noticia falsa e encomendada !!! jornalismo sem vergonha… foi realizada alguma sondagem?? a quantos Portugueses ??? 1000…lol…lol… jornalismo da tanga… o Trump tem razão por muito que não se queira…

  4. Alguém acredita em sondagens? Especialmente a mais de um ano de eleições? Isso é tudo trabalhado e cozinhado para enganar papalvos. Daqui até lá ainda a geringonça se espatifa e começam todos à batatada uns aos outros A mim não me enganam eles. E o meu voto nem o cheiram!!!!

  5. Isso é profundamente injusto para ao vogal Robles, tendo em conta o trabalho que ele desenvolveu na capital, que teve um enorme sucesso como todos sabemos.
    Lá para os lados de Alfama, realizou um trabalho que fica muito para além da multiplicação dos pães levado a cabo pelo filho do Senhor.
    E vocês são, na verdade, uns invejosos por não estarem na CM e conseguirem acelerar o processo e por não terem conseguido comprar um prédio decrépito por uma pechincha numa zona das mais valorizadas da capital pelos turistas!

    • Pois tem toda a razão. Esse homem merecia desde já o nome de uma qualquer grande avenida da capital, estilo avenida da república ou liberdade. Ficaria avenida artista robles.
      Este homem é um exemplo para a sociedade por ter capacidade empreendedora, por não temer o risco, por investir e puxar o país para a frente, por criar riqueza e quiçá empregos no futuro. É disto que precisamos!

    • Eu até penso que poderiam ir já guardando um lugar no panteão para quando o gajo bater a bota. Essa corja dos políticos só trabalham para o Povo e para o país!!!

  6. O problema do bloco, ñ é o roblesinho. Foi a catarina andar a dizer que o chavalo era bom rapaz, e que até fez as coisas como devia ser feito. Ora, a calatrina demonstrou com isso, que ñ vale mesmo um chavo.

  7. O teu pensamento é como que uma panela sem tampa que impeça que os materiais sejam projectados sem serem cozinhados (isto quer dizer PENSADOS).
    Fica-te mal.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.