Rui Rio abre a porta do PSD e convida críticos a sair

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

Rui Rio decidiu pôr o dedo na ferida e avisou que “todos aqueles que discordam do ponto de vista estrutural” deviam “coerentemente sair” do PSD.

“Ficar dentro do PSD a destruir o próprio partido não é bonito”, disse Rui Rio num contra-ataque aos críticos internos num programa da TSF. “Aqueles que discordam, e discordam do ponto de vista estrutural, obviamente que é mais coerente sair.”

Na antena da TSF, o presidente do PSD disse que se pode achar a saída de Santana Lopes incoerente, mas que pelo menos houve “frontalidade” e que agora o seu antigo adversário das direitas está “legitimado para criticar”. Para Rio, quem não concorda deve ter uma atitude idêntica à de Pedro Santana Lopes.

Para Rui Rio, pertencer a um partido é “colaborar e discordar criticamente, mas de forma genuína e real, e não de forma tática”. Por esse motivo, “não é coerente ficar dentro e tentar destruir.

O contra-ataque de Rui Rio serviu ainda para negar que o partido está fragmentado. Em vez disso, o partido tem “algumas vozes que têm um ego superior a qualquer militante anónimo, o que dá a imagem de fragmentado, mas não está“.

Rui Rio provocou e os críticos não demoraram a reagir. Aliás, ainda o programa não tinha sido emitido na íntegra e já Miguel Morgado, deputado e ex-vice-presidente da bancada, escrevia no Twitter que o PSD “não tem donos. Nem pode ser um partido de expulsões, cisões e saídas”.

Segundo o Observador, também o deputado e ex-vice-presidente da bancada Carlos Abreu Amorim acusa o líder do partido de “ignorar o que está em causa no esforço dos instalados do regime em despedir a Procuradora-Geral da República”.

E acrescenta não saber o que é pior: o presidente do PSD “desautorizar o seu próprio secretário-geral” ou “desmentir o melhor ativo do PSD para as Europeias, Paulo Rangel”, numa referência às declarações de Rio sobre Joana Marques Vidal.

Rio contra partidarização da escolha de PGR

Depois de José Silvano e Paulo Rangel terem defendido a recondução de Joana Marques Vidal, Rui rio recusou comentar o assunto e advertiu quem o fez dentro do PSD.

Para o líder social-democrata, “quem é responsável de colocar o problema em cima da mesa é o primeiro-ministro e o Presidente da República. Enquanto eles não colocarem o problema em cima da mesa, eu não coloco o problema em cima da mesa”.

Rui Rio recusa-se a “partidarizar uma nomeação que deve ser tudo menos partidarizada”. “Isto tem de ser feito com elevação e com sentido de Estado.”

O líder do PSD acrescentou que António Costa ainda não lhe pediu opinião e recusou-se a dizer qual é a sua interpretação jurídica da recondução, já que dizer o que acha era “dar 50% do que pode ser a posição do PSD“.

Além disso, Rio revelou que se perder as eleições que irá enfrentar em 2019, não se recandidata. Por outro lado, admite ficar na mesma situação de Passos Coelho: ganhar sem maioria, não ser Governo e ficar na oposição.

“Se ganhar as eleições por largo ou se ganhar por pouco como aconteceu com Pedro Passos Coelho não sendo governo é uma coisa, outra completamente diferente é perder por uma margem substancial. Isto é de La Palice”, afirmou.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Força Rio, com um caudal assim depressa chegas a primeiro, continua com essa tenacidade, faz rolar esses calhaus, para fora do leito….
    Tens muitos pedregulhos e engulhos no partido , mas cuidado com aqueles que agora te ajudam a empurrar, pois alguns desses podem desviar-se nas tuas costas
    Boa sorte

  2. Este individuo é um idiota. A 1ª coisa que fez mal chega ao cargo foi dizer que a Google devia ter ido para o Porto e nao Oeiras. Oeiras, que tendo a 5ª maior densidade populacional de Portugal, tem um comboio que é uma miséria, nao tem metro, e foi quem promoveu fazer o Lagoas Parque sem ajudas do Estado. Algo me diz que o PP vai ter uma votação record

RESPONDER

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …

Inteligência artificial decifra manuscrito que pode mudar história da Austrália

A Terra Australis Incognita, hoje conhecida como Austrália, foi descrita por um jesuíta espanhol quase cem anos antes da descoberta em 1770 pelo marinheiro britânico James Cook, segundo um manuscrito decifrado através de inteligência artificial. A …