Marques Mendes diz que Avante! cria ideia de “troca de favores” (e rejeita crise política)

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes disse que a Festa do Avante! criou a ideia de uma “troca de favores” entre o Governo e o PCP e rejeitou uma eventual crise política.

O comentador Luís Marques Mendes defendeu este domingo que o documento da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre as orientações para a Festa do Avante! “devia ser público” e que “está criada a ideia de um tratamento de favor na opinião pública, de uma troca de favores” entre o PCP e o Governo”.

Isso só vai dar asneira. Não é uma questão política, não é contra o PCP, é uma questão de saúde pública. Há uma questão que vai ser péssima para quase todos os dirigentes do Estado. Está criada a ideia de um tratamento de favor na opinião pública, de uma troca de favores entre o PCP, por um lado, e o Governo e a DGS, por outro. Isto só se afasta se puserem cá fora uma decisão com os critérios que foram adotados”, afirmou Marques Mendes.

O comentador afirmou ainda que a DGS sujeitou-se a “um puxão de orelhas monumental” do Presidente da República.

O ex-líder do PSD voltou a defender que o evento organizado pelo PCP, que começa na sexta-feira, não devia realizar-se este ano.

Crise política? “Isto é tudo teatro”

Marques Mendes mostrou-se surpreendido com a entrevista de António Costa ao semanário Expresso, divulgada este sábado, em que o primeiro-ministro disse que se não houver um acordo à esquerda no próximo orçamento, haverá “uma crise política”.

Para o comentador, a ameaça de crise política é um “disparate” e “uma loucura”. “Aquilo que o primeiro-ministro disse — ou há acordo ou há crise — não é dramatizar, é ameaçar, tentar fazer chantagem“, disse. “Não vamos ter crise política. Acho que isto tudo é teatro.”

O conselheiro de Estado alertou também quem seria o grande vencedor com uma crise política: o Chega de André Ventura. “Quem ganharia com eleições antecipadas? Com exceção do Chega, ninguém. O PS, se não conseguisse chegar à maioria absoluta (e nada o garante), sairia politicamente derrotado. O PCP e o BE, com eleições bipolarizadas, corriam o risco de baixar de votação. Para o PSD e para o CDS seria um pesadelo. Só o Chega ganharia. É disso que a democracia precisa? Não parece”, declarou.

Marques Mendes afirmou ainda que Costa mostrou-se “nervoso e crispado” nos últimos dias. “Foi um erro o primeiro-ministro ter comprado esta guerra com os médicos, a agressividade que teve”, disse.

O ex-líder do PSD questionou ainda por que não é pública a auditoria da Segurança Social sobre o lar de Reguengos de Monsaraz.

Por outro lado, Marques Mendes considerou “positivo” a retoma das reuniões do Infarmed, com especialistas, autoridades de saúde, classe política e parceiros sociais. Porém, não concorda com o novo modelo, que define que a primeira parte das reuniões, em que os especialistas fazem exposições iniciais, passe a ser aberta à comunicação social, sendo fechada na parte das perguntas.

Parece muito mau que o Governo não aceite que a segunda parte seja pública. Parece que têm medo de ouvir os partidos”, criticou.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Este Marques Mendes a atirar areia aos nossos olhos, como se ele não soubesse que todos os partidos quando no poleiro seja Governo Central ou Autárquico, já se esqueceu de quando foi presidente dom PPD que pediu ao Carmona Rodrigues para empregar na Câmara de Lisboa 23 jotinhas, deve pensar que sofremos todos de Alzheimer como sofrem os políticos vaselina no rabiosque dos outros para mim é um cheirinho.

RESPONDER

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …