Marisa Matias critica resposta de Marcelo à crise e lança-se a Ventura

Estela Silva / Lusa

Marisa Matias, candidata do Bloco de Esquerda às eleições presidenciais.

Marisa Matias, a candidata bloquista à Presidência da República, disse que, nos três eixos fundamentais de resposta à crise, Marcelo Rebelo de Sousa “não esteve do lado que era mais necessário”.

Em entrevista ao programa Hora da Verdade, do Público e da Rádio Renascença, Marisa Matias explicou que os eixos em causa são: o apoio de Marcelo à solução encontrada para o Novo Banco; a pressão feita para manter as parcerias público-privadas dentro do SNS” aquando a discussão da Lei de Bases da Saúde; e a falta de apoio a quem lutou contra as desigualdades laborais.

“Num mandato marcado por tanta presença, algumas das ausências tornam-se bastantes visíveis”, atirou a candidata presidencial.

Perante isto, Marisa Matias conclui que “há espaço para visões, alternativas e respostas diferentes”. A bloquista afasta também o cenário de instabilidade política e insiste na discussão de soluções que respondam “aos problemas concretos das pessoas”.

“As crises políticas evitam-se, não se antecipam. Procuram-se soluções. É precisamente o papel de um Presidente da República ajudar a contribuir para soluções”, salientou.

À entrada para a campanha presidencial, Marisa Matias que vai ser um desafio lidar com a pandemia, realçando que esta tem de ser uma campanha diferente daquela a que estamos habituados. No entanto, diz que não se pode eliminar a proximidade social. “Distanciamento físico não é distanciamento social. É muito diferente. A proximidade tem de se manter”, explicou.

Sem se alargar muito nas explicações, Marisa Matias apontou que é “estranho” a direção nacional do PS não querer comentar o anúncio da candidatura de Ana Gomes.

“Acho que num momento em que é preciso afirmar a esquerda, é estranho essa demissão do PS. Mas é até onde vou. Essa é uma decisão interna”, disse a eurodeputada.

Sobre o candidato presidencial André Ventura, Marisa Matias não teve papas na língua: “É um senhor vigarista e cobarde, que não está ao lado do português comum, mas ao lado dos interesses financeiros que todos os dias assaltam quem diz representar”.

A candidata presidencial reconhece que movimentos populistas é um problema sério e que a esquerda tem de “trazer respostas concretas para a vida das pessoas” em vez de ir “atrás de resposta ao populismo”.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Marisa, diga lá…quanto do seu chorudo salario de deputada europeia entrega por mês a instituições de solidariedade social!…zero, não? Tão Socialista que você é!!!!!!

  2. Esta Senhora pensa certamente como a família dela, Foi feita na esquina a fumar porcaria que faz rir e vem char aos outros aquilo que ela e família sempre foi. Gosto de quem trabalha e diz a verdade, não gosto de Gente que ama os Presidentes da Venezuela, etc etc.

  3. “trazer respostas concretas para a vida das pessoas” — no texto que li não vi qualquer resposta/solução, apenas críticas “políticas” e linguagem menos própria de uma “candidata à PR”.

    Devia pautar-se pela regra da qualidade: por cada crítica, pelo menos contribua com 2 (duas) soluções.

    Que tal?

  4. Marisa Matias não diga disparates, um país extremista são ditaduras, onde paira a fome e miséria, e quer Portugal seja o mesmo?
    Não, eu quero Portugal seguro democrático que hoje não é, sem corruptos e ladrões do povo e é isso que não vos interessa, mas sim atacar ANDRÉ VENTURA.
    Pois eu sou socialista, mas não sou burro, por isso tirei as palas para ver melhor, façam o mesmo e assim APOIO E VOTO EM ANDRÉ VENTURA.
    A esquerda está cada vez mais com medo, porque está a vos tirar o tacho Nacional e Internacional…
    VIVA PORTUGAL

  5. O Basta, ou Chega, tanto faz, cada vez mais parecido com uma qualquer seita evangélica, e menos com um partido político.
    O pastor André conduz o seu rebanho ( sem ofensa, claro) pelos caminhos do bem. O resto do planeta, infectado pelo Diabo , arderá no Inferno.
    Nunca é tarde para a salvação.
    Linha sos arrependimento 666 666 666
    ou parvoicetemlimite@basta.marte

    • Caro leitor,
      Às terças, quintas e sábados, o ZAP é “apoiante do Chega”.
      Às segundas, quartas e sextas, é “completamente tendencioso e só divulga as suas medidas polémicas”.
      E todos os dias, incluindo domingos, “seleciona convenientemente” os comentários indignos de permanecer neste espaço.

  6. De facto não há um único comentário a apoiar esta candidata! Será que ela é mesmo assim tão má e que a sua linguagem é assim tão incorrecta? E a do sr Chega de cunho racista e a insinuar que a candidata se droga? Às vezes é preferível não tirar as palas para tentar ver um pouco melhor!!!

  7. Mesmo com todo o cuidado que o zap tem, por vezes, passam comentários que apenas são ofensas pessoais e de conteúdo não têm nada! Deviam ser ainda mais selectivos!!!

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …