Marina Silva anuncia apoio a Aécio Neves contra Dilma

Fabio Rodrigues Pozzebom / ABr

Marina Silva, candidata à Presidência da República  do Brasil pelo PSB

Marina Silva, candidata à Presidência da República do Brasil pelo PSB

A antiga candidata ambientalista à presidência do Brasil, Marina Silva, terceira classificada na primeira volta das eleições, declarou hoje o seu apoio a Aécio Neves, na corrida contra a Presidente, Dilma Rousseff.

“Tendo em vista os compromissos assumidos por Aécio Neves, declaro o meu voto e o meu apoio nesta segunda volta. Votarei em Aécio e apoiá-lo-ei, votando nesses compromissos, dando um crédito de confiança à sinceridade de propósitos do candidato e do seu partido e, principalmente, entregando à sociedade brasileira a tarefa de exigir que sejam cumpridos”, disse  Marina Silva, em conferência de imprensa.

Referindo-se ao manifesto lido por Aécio Neves este sábado, no qual se comprometeu com a maioria das propostas da candidata ecologista, Marina Silva sublinhou hoje ver esse documento “como uma carta de compromisso para com os brasileiros e a nação”, rejeitando “qualquer interpretação” de que a posição seja dirigida a si, em busca de apoio.

“Faço esta declaração como cidadã brasileira independente, que continuará livre e coerentemente as suas lutas e batalhas no caminho que escolheu. Não estou com isso a fazer nenhum acordo ou aliança para governar. O que me move é a minha consciência e assumo a responsabilidade pelas minhas escolhas”, declarou a candidata do Partido Socialista Brasileiro.

Este apoio surgiu depois de o social-democrata Aécio Neves se ter comprometido, este sábado, com a maioria das propostas da candidata ecologista, numa tentativa de conseguir o apoio da candidata derrotada para a segunda volta das presidenciais, marcadas para dia 26 de outubro, em que defrontará Dilma Rousseff.

Os compromissos de Aécio Neves estão detalhados num manifesto que o próprio leu perante apoiantes de Marina Silva, numa ação de campanha no Recife, capital do estado de Pernambuco, região onde a ambientalista venceu por uma margem maior.

O candidato prometeu dar prioridade à demarcação de terras indígenas e defendeu a ampliação da reforma agrária e dos programas sociais existentes.

A 08 de outubro, três dias depois da primeira volta eleitoral, o PSB declarou o apoio a Aécio Neves para impedir a reeleição de Dilma Rousseff.

A Presidente brasileira, 66 anos, do Partido Trabalhista (PT, esquerda), venceu na primeira volta das eleições presidenciais, com 41,59% dos votos, contra 33,55% obtidos por Aécio Neves, 54 anos.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Modelo económico do Google e Facebook "ameaça" direitos humanos, diz Amnistia Internacional

A Amnistia Internacional criticou esta quinta-feira o modelo económico "baseado na vigilância" dos gigantes da internet Google e Facebook, considerando que é uma "ameaça sistémica aos direitos humanos". Num relatório, a organização não-governamental argumentou que, ao …

De Amora a Lima. Jorge Jesus "está a dois passos de alcançar a eternidade"

A cumprir a 31.ª época da sua carreira de técnico, iniciada há 30 anos, na temporada 1989/90, ao serviço do Amora, Jesus precisa de bater os argentinos do River Plate, os detentores do título, para …

Revolucionários colombianos estão a recrutar crianças venezuelanas para guerrilha

A Federação de Associações de Professores Universitários da Venezuela (FAPUV) denunciou na quarta-feira que grupos e subversivos da vizinha Colômbia estão a recrutar crianças em idade escolar para a guerrilha. "Temos jovens e crianças, especialmente nas …

Jornal espanhol arrasa Bale. "Desrespeitoso. Mal-agradecido"

O jornal desportivo espanhol Marca arrasa esta quinta-feira o internacional galês Gareth Bale, que representa o Real de Madrid, na sua manchete. "Desrespeitoso. Mal-aconselhado. Mal-agradecido", pode ler-se no jornal. Em causa esta a atitude do …

Porteiro recua e diz que errou em mencionar Bolsonaro no caso Marielle

O porteiro do condomínio onde o Presidente brasileiro tem casa recuou na informação cedida anteriormente à polícia, admitindo que errou ao citar o nome de Jair Bolsonaro no caso do homicídio da vereadora Marielle Franco. De …

Peixes, pássaros e humanóides. Revelados mais 140 geóglifos de Nazca no Peru

Foram descobertos 142 novos geóglifos, que representam pessoas, animais e outros seres, nas famosas linhas na superfície de Nazca e dos seus arredores no Peru. Localizados principalmente a oeste da Pampa de Nazca, estes novos geóglifos …

Sem-abrigo morta a tiro no Brasil após pedir esmola

Uma mulher sem-abrigo foi morta no sábado, em Niterói, no estado brasileiro do Rio de Janeiro, quando pedia esmola a um transeunte, que disparou sobre ela. O crime, que ocorreu no sábado, foi filmado por câmaras …

Polícias saem à rua para reivindicar promessas do Governo. Chega e mais seis partidos vão ao protesto

Elementos das forças de segurança (PSP e GNR) manifestam-se esta quinta-feira, em Lisboa, para pressionarem o novo Governo a cumprir as reivindicações da classe e as promessas do anterior Executivo. Sob o lema “tolerância zero”, a …

Homens ficam mais stressados quando esposas ganham quase tanto como eles

https://vimeo.com/374392301 Um novo estudo sugere que o homem fica mais stressado quando a mulher ganha mais do que 40% do rendimento do casal. Em sentido contrário, ficam menos ansiosos quando a esposa ganha menos do que …

Estratégia Nacional para Sem-Abrigo prevê que ninguém fique na rua mais de 24 horas

A atual Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo está assente num modelo de intervenção em que ninguém fique na rua por mais de 24 horas e um conhecimento permanente do …