Marina Silva anuncia apoio a Aécio Neves contra Dilma

Fabio Rodrigues Pozzebom / ABr

Marina Silva, candidata à Presidência da República  do Brasil pelo PSB

Marina Silva, candidata à Presidência da República do Brasil pelo PSB

A antiga candidata ambientalista à presidência do Brasil, Marina Silva, terceira classificada na primeira volta das eleições, declarou hoje o seu apoio a Aécio Neves, na corrida contra a Presidente, Dilma Rousseff.

“Tendo em vista os compromissos assumidos por Aécio Neves, declaro o meu voto e o meu apoio nesta segunda volta. Votarei em Aécio e apoiá-lo-ei, votando nesses compromissos, dando um crédito de confiança à sinceridade de propósitos do candidato e do seu partido e, principalmente, entregando à sociedade brasileira a tarefa de exigir que sejam cumpridos”, disse  Marina Silva, em conferência de imprensa.

Referindo-se ao manifesto lido por Aécio Neves este sábado, no qual se comprometeu com a maioria das propostas da candidata ecologista, Marina Silva sublinhou hoje ver esse documento “como uma carta de compromisso para com os brasileiros e a nação”, rejeitando “qualquer interpretação” de que a posição seja dirigida a si, em busca de apoio.

“Faço esta declaração como cidadã brasileira independente, que continuará livre e coerentemente as suas lutas e batalhas no caminho que escolheu. Não estou com isso a fazer nenhum acordo ou aliança para governar. O que me move é a minha consciência e assumo a responsabilidade pelas minhas escolhas”, declarou a candidata do Partido Socialista Brasileiro.

Este apoio surgiu depois de o social-democrata Aécio Neves se ter comprometido, este sábado, com a maioria das propostas da candidata ecologista, numa tentativa de conseguir o apoio da candidata derrotada para a segunda volta das presidenciais, marcadas para dia 26 de outubro, em que defrontará Dilma Rousseff.

Os compromissos de Aécio Neves estão detalhados num manifesto que o próprio leu perante apoiantes de Marina Silva, numa ação de campanha no Recife, capital do estado de Pernambuco, região onde a ambientalista venceu por uma margem maior.

O candidato prometeu dar prioridade à demarcação de terras indígenas e defendeu a ampliação da reforma agrária e dos programas sociais existentes.

A 08 de outubro, três dias depois da primeira volta eleitoral, o PSB declarou o apoio a Aécio Neves para impedir a reeleição de Dilma Rousseff.

A Presidente brasileira, 66 anos, do Partido Trabalhista (PT, esquerda), venceu na primeira volta das eleições presidenciais, com 41,59% dos votos, contra 33,55% obtidos por Aécio Neves, 54 anos.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

PJ investiga ameaças a 3 deputadas, à SOS Racismo e aos familiares. “Têm 48 horas para sair de Portugal”

A Polícia Judiciária está a investigar um e-mail enviado a um grupo de dez pessoas em que é dado um prazo de 24 horas para que as mesmas abandonem "território nacional" em 48 horas e …

Área Metropolitana de Lisboa em contingência até ao fim de agosto

O Governo vai manter a Área Metropolitana de Lisboa (AML) em situação de contingência até ao final de agosto, apurou o jornal Observador junto do Executivo socialista liderado por António Costa. De acordo com o …

Sindicato vai processar Ryanair por assédio laboral e discriminação

O Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) vai processar a Ryanair por assédio laboral e discriminação, exigindo a restituição de créditos laborais, após a resolução de contratos por justa causa, disse …

Em Itália, preparar o regresso às escolas inclui serras afiadas

Itália, o primeiro epicentro de covid-19 fora da China, usou um regime agressivo de testes e uso de máscaras para conter uma segunda vaga no país. Agora, as escolas estão a preparar-se para receber, no …

Marcelo promulga Estatuto do Antigo Combatente e veta alterações ao direito de petição

O Presidente da República promulgou o novo Estatuto do Antigo Combatente, aprovado por larga maioria no parlamento em 23 de julho, desejando tratar-se de “o início de um caminho” e não “o seu termo”. Em nota …

O céu de Wuhan iluminou-se com 400 drones para homenagear a população

O céu de Wuhan, cidade chinesa onde se pensa ter surgido o novo coronavírus, em dezembro de 2019, foi iluminado, este domingo, com 400 drones para homenagear os habitantes. De acordo com o vídeo da CGTN, …

Vila do Conde revela que tem 173 casos ativos no concelho

A Câmara de Vila do Conde, do distrito do Porto, revelou esta quarta-feira que existem 173 casos ativos de covid-19 no concelho e que já está em marcha um plano de apoio à população, assim …

Descarrilamento de comboio na Escócia faz pelo menos três mortos

Três pessoas morreram e seis ficaram feridas em consequência do descarrilamento de um comboio de passageiros na Escócia, anunciou a polícia escocesa, citada pela agência Lusa. O acidente ocorreu 160 quilómetros a nordeste de Edimburgo. Numa primeira …

Temido garante que "não haverá exceções" para o Avante (e pede cautela com vacina russa)

A ministra da Saúde defendeu esta quarta-feira que a lotação da Festa do Avante!, organizada pelo PCP, terá este ano que ser inferior à capacidade máxima de 100 mil pessoas do recinto no Seixal, por …

Trump pondera impedir entrada de residentes suspeitos de exposição à covid-19

A Administração norte-americana está a ponderar barrar a reentrada no país a cidadãos norte-americanos ou residentes legais suspeitos de terem sido expostos ao novo coronavírus. De acordo com o Jornal Económico, que cita o jornal New …