Fabio Rodrigues Pozzebom / ABr

Marina Silva, candidata à Presidência da República do Brasil pelo PSB
A antiga candidata ambientalista à presidência do Brasil, Marina Silva, terceira classificada na primeira volta das eleições, declarou hoje o seu apoio a Aécio Neves, na corrida contra a Presidente, Dilma Rousseff.
“Tendo em vista os compromissos assumidos por Aécio Neves, declaro o meu voto e o meu apoio nesta segunda volta. Votarei em Aécio e apoiá-lo-ei, votando nesses compromissos, dando um crédito de confiança à sinceridade de propósitos do candidato e do seu partido e, principalmente, entregando à sociedade brasileira a tarefa de exigir que sejam cumpridos”, disse Marina Silva, em conferência de imprensa.
Referindo-se ao manifesto lido por Aécio Neves este sábado, no qual se comprometeu com a maioria das propostas da candidata ecologista, Marina Silva sublinhou hoje ver esse documento “como uma carta de compromisso para com os brasileiros e a nação”, rejeitando “qualquer interpretação” de que a posição seja dirigida a si, em busca de apoio.
“Faço esta declaração como cidadã brasileira independente, que continuará livre e coerentemente as suas lutas e batalhas no caminho que escolheu. Não estou com isso a fazer nenhum acordo ou aliança para governar. O que me move é a minha consciência e assumo a responsabilidade pelas minhas escolhas”, declarou a candidata do Partido Socialista Brasileiro.
Este apoio surgiu depois de o social-democrata Aécio Neves se ter comprometido, este sábado, com a maioria das propostas da candidata ecologista, numa tentativa de conseguir o apoio da candidata derrotada para a segunda volta das presidenciais, marcadas para dia 26 de outubro, em que defrontará Dilma Rousseff.
Os compromissos de Aécio Neves estão detalhados num manifesto que o próprio leu perante apoiantes de Marina Silva, numa ação de campanha no Recife, capital do estado de Pernambuco, região onde a ambientalista venceu por uma margem maior.
O candidato prometeu dar prioridade à demarcação de terras indígenas e defendeu a ampliação da reforma agrária e dos programas sociais existentes.
A 08 de outubro, três dias depois da primeira volta eleitoral, o PSB declarou o apoio a Aécio Neves para impedir a reeleição de Dilma Rousseff.
A Presidente brasileira, 66 anos, do Partido Trabalhista (PT, esquerda), venceu na primeira volta das eleições presidenciais, com 41,59% dos votos, contra 33,55% obtidos por Aécio Neves, 54 anos.
/Lusa
Eleições no Brasil
-
26 Outubro, 2014 Dilma Roussef reeleita presidente do Brasil
-
25 Outubro, 2014 Bots nas redes sociais reforçam campanha de candidatos no Brasil
Essa vai para hollywood fazer filmes a imitar o ET e não precisa de mascara