Marcelo vai pagar do seu bolso viagem de Falcon para ver a Selecção

Etienne Laurent / EPA

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, nas celebrações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em Paris

Marcelo Rebelo de Sousa vai suportar do seu próprio bolso os gastos com a viagem no avião da Força Aérea Falcon para assistir ao jogo das meias-finais do Euro 2016 entre Portugal e o País de Gales.

Fonte da Presidência confirmou ao Correio da Manhã que o Presidente da República vai pagar a despesa do próprio bolso.

O jornal nota que a deslocação entre Bragança, onde Marcelo participou no Portugal Próximo, e Lyon, onde se realizou o jogo, custou 14 mil euros, cerca de 3.500 euros por hora. Mas por estar em causa um órgão de soberania, o custo só terá em conta o valor do combustível de seis mil euros, segundo a mesma fonte.

O custo por passageiro será de cerca de 600 euros, valor que Marcelo “quer assumir pessoalmente”, sustenta o CM.

Na semana passada, já tinha sido notícia o facto de Marcelo ter abdicado do Mercedes de 129 mil euros adquirido por Cavaco Silva para lhe oferecer – cedendo-o a António Costa, que o tem usado nas suas deslocações oficiais.

Quanto ao uso do Falcon para a viagem a Lyon, a Presidência justifica que não havia outra forma de garantir que Marcelo chegava a tempo do jogo, por causa da visita a Trás-os-Montes.

Além disso, a fonte da presidência realça que um voo comercial sairia mais caro por exigir a estadia em França.

Marcelo vai assistir à final do Euro 2016, entre Portugal e França, no próximo domingo, mas vai viajar num voo comercial.

ZAP

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

    • Quando escreve “deste miserável povo”, fala por si, certamente!…
      Acorde para vida e faça alguma coisa de útil/positiva, e deixe de “chorar” na Internet!!!
      Isso é que é ser miserável (e triste)…

  1. Claro que sim e se vir bem as coisas ainda dá uma lição a todos os nossos politicos que o fazem constantemente para fins particulares e nos chulam nas suas viagens até de férias, acho mesmo muito bem que page e faça questão de o provar pois só assim se acaba todas as chulices que somos alvo.

  2. Pessoalmente acho que não deveria pagar. Será que a Merkel paga as deslocações para ver jogar a seleção alemã? Acho isto absurdo. Nós não queremos que se esbanje o dinheiro público em corrupção, em negociatas para os amigos, em despesas que vão além das responsabilidades do estado e de quem nos representa. Neste caso concreto o Presidente da República está em representação do país num evento desportivo de dimensão internacional. Os gastos deveriam ser suportados pelo estado e não pelo próprio.

    • Concordo inteiramente. Acho errado que o Presidente em representação do país pague qualquer despesa do seu bolso. Devemos exigir controlo das despesas publicas mas não devemos ser mesquinhos e miserabilistas. O Presidente de Portugal, ou o primeiro ministro ou outro membro do governo não têm, nem devem pagar despesas de representação nem têm que andar com carros a cair de pobre. Dito isto, acho que nos devemos concentrar em não deixar que continuem a acontecer negociatas por baixo a mesa, ex políticos que de repente vão parar a gestores de empresas em ramos dos quais não têm qualquer conhecimento a não ser os contactos corruptos, etc etc etc Estas são as despesas que agradecemos que sejam denunciadas e combatidas, agora viagem do presidente de Portugal para ver um jogo de Portugal…

  3. Compreendo o que dizes e se lerem bem as despesas normais são pagas e ele próprio é que faz questão de pagar o restante e sendo o próprio a querer assumir é uma lição aos restantes que como digo o fazem as vezes até para coisas privadas como ferias.
    Portanto pelo que me toca como cidadão respeito e admiro ele querer pagar o restante.

  4. É assim mesmo, gente com honra é como deve fazer, viver do seu ordenado e não gastar á conta do povo, os meus parabens SENHOR PRESIDENTE, falta que todos façam o mesmo. EXIGE_SE.

  5. Peço muita desculpa, mas esta só dá mesmo para rir…
    Quanto custa essa brincadeira? O melhor seria apanhar de véspera um avião da TAP em primeira classe e ir dormir ao Grand Hotel de Paris ou em frente no Scribe Hotel que ficaria bem mais barato aos portugueses… Tenha dó Presidente Marcelo!

  6. Tendo em conta que 1 hora de voo no Falcon custa 5500 euros, que um voo ida-e-volta leva aproximadamente 5 horas (27500 euros), mais taxas de aterragem, custos de parqueamento, custos com tripulação (?).

    Não seria mais racional comprar um bilhete de primeira classe e ir na TAP?

  7. mmmmmmmm, este dá com uma mão e tira com as duas, pobre país já dizia a minha avô em terra de cegos que tem um olho é Rei.

  8. Estas e outras atitudes desta geringonça e do nosso Presidente marcam a diferença em relação ao oportunismo instalado nas atitudes, reações e balelas do passado recente. E tenho a certeza que não fomos pedir autorização à Alemanha….

  9. Faço notar que o PR apenas só pagou 600€ (10% da gasolina) e apenas depois de a bronca ter estoirado no CM, Quem pagou o resto? Ter-se-ia o Falcon deslocado a França se ele não fosse lá dentro? Ah, pois!…

RESPONDER

Ministério Público acusa Groundforce de discriminação com prémios de 2017

O Ministério Público avançou com uma acusação contra a Groundforce por ter discriminado mais de 200 trabalhadores na atribuição de prémios em 2017. Segundo o Diário de Notícias, o Ministério Público (MP) acusa a Groundforce de …

Londres chumba construção de "Tulipa" com 300 metros

Os planos para construir um arranha-céus de 300 metros apelidado de "Tulipa" na cidade de Londres, perto do Tamisa, foram chumbados pelo presidente da capital, Sadiq Khan. O edifício, projetado pela prática arquitetónica de Norman Foster, …

Coreia do Norte importou milhões de dólares em bens de luxo apesar da proibição da ONU

A Coreia do Norte não pode importar bens de luxo. Mas um relatório da C4ADS - organização sem fins lucrativos que analisa conflitos e transações mundiais - concluiu que o país importou pelo menos 191 …

Texto base do inquérito à CGD aprovado. Indícios de gestão danosa ficam de fora

O Parlamento aprovou esta quarta-feira por unanimidade o projeto base do relatório da II comissão parlamentar de inquérito à recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e atos de gestão, noticia o jornal Eco. Tal como …

Alemanha aprova multas até 2.500 euros para pais que não vacinem filhos contra sarampo

A decisão aprovada, esta quarta-feira, estabelece que as multas poderão chegar aos 2.500 euros e também determina a exclusão de crianças não vacinadas do direito às creches. O conselho de ministros da Alemanha aprovou, esta quarta-feira, multas …

Demissão no PS Guarda após chumbo da lista liderada pela candidata de Costa

O presidente da Federação Socialista da Guarda, Pedro Fonseca, anunciou que vai demitir-se do cargo depois de a lista de candidatos às eleições legislativas, liderada por Ana Mendes Godinho, que foi apontada por António Costa, …

EDP não quer construir barragem do Fridão porque "é um péssimo negócio", diz Matos Fernandes

O ministro do Ambiente e Transição Energética reiterou esta terça-feira que o Governo não vai devolver dinheiro à EDP, que estava destinado à construção da barragem de Fridão, referindo que foi a empresa a desistir …

Estado vai ajudar restaurantes e hotéis a pagarem cinzeiros

Os estabelecimentos comerciais que ficam obrigados a disponibilizarem cinzeiros para cumprir a Lei das Beatas que foi aprovada, podem candidatar-se a fundos públicos para financiarem a colocação destes objectos. A Lei das Beatas, que prevê multas …

Meninas paquistanesas unidas pelo crânio foram separadas com sucesso em Londres

Duas meninas paquistanesas, que nasceram unidas pela cabeça num caso raro de siamesas, foram separadas com sucesso num hospital de Londres e já tiveram alta. Nascidas em janeiro de 2017, na cidade de Charsadda, no centro …

Ex-jogadores do Atlético de Madrid suspeitos de fraude fiscal

Os ex-futebolistas do Atlético de Madrid Juanma López e Mariano Aguilar estão a ser investigados por suspeita de terem defraudado o fisco em mais de cinco milhões de euros, revelou a justiça espanhola. Juanma López, de …