“Marcelo é a Anita”. Presidente da República justifica telefonema a Cristina lembrando Goucha

O Presidente da República está a ser alvo de duras críticas depois de ter telefonado a Cristina Ferreira, durante a estreia do novo programa da apresentadora de televisão na SIC. “Era o mínimo desejar-lhe boa sorte”, explica Marcelo Rebelo de Sousa.

Depois de o seu telefonema ter dado que falar, com alguns a acusarem-no de ter entrado na guerra de audiências entre a SIC e a TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembra que deu uma entrevista a Manuel Luís Goucha “na véspera do Natal”, que durou “25 minutos”, para o programa “No Monte do Manel”.

“Eu tenho uma relação de amizade com ela, já dei a primeira entrevista na revista dela. Não indo ao programa nem tendo entrevista com ela, era o mínimo desejar-lhe boa sorte. É o mínimo de equilíbrio“, sublinha o Presidente da República, rejeitando qualquer favorecimento à apresentadora que trocou a TVI pela SIC.

“Não houve tratamento especial a Cristina Ferreira”, refere ainda uma fonte da Presidência da República ao Correio da Manhã. “A produção de ‘O Programa da Cristina’ pediu há três semanas uma entrevista ao Presidente, mas, por motivos de agenda, não foi possível”, refere o mesmo elemento, justificando o telefonema com o facto de Marcelo e a apresentadora se conhecerem “há muito tempo, e, por uma questão de paridade“.

Em declarações ao Público, uma “fonte de Belém” não identificada pelo jornal refere que Marcelo procurou “estabelecer alguma igualdade com o concorrente directo” de Cristina Ferreira, ou seja, Manuel Luís Goucha, depois da referida entrevista antes do Natal na TVI.

“Marcelo é a Anita dos livros infantis”

Nas redes sociais, o caso tem sido muito comentado e a jornalista da RTP3 Alberta Marques Fernandes já veio pedi a Marcelo que também lhe telefone. “Professor, ligue-me. Pode ser às 12 horas, às 14 ou às 15 para a RTP3. Também mereço”, escreveu no seu perfil do Facebook.

Também Manuela Moura Guedes usou o seu espaço de comentário na SIC para criticar o Presidente da República, considerando que “é o maior populista que existe em Portugal”.

“Não é normal [Marcelo] interromper uma reunião para fazer um telefonema para um programa de entretenimento”, considerou a ex-jornalista da TVI, apontando que o Presidente “é a Anita dos livros infantis” por estar constantemente a aparecer em todos os acontecimentos do país.

Por outro lado, há quem considere que o telefonema de Marcelo foi uma espécie de puxão de orelhas a Goucha, depois da polémica com o convite a Mário Machado, líder de extrema direita e ex-condenado por agressões a negros e discriminação racial, para uma entrevista numa das rubricas do seu programa. É o caso de Daniel Oliveira, ex-dirigente do Bloco de Esquerda, que, no seu espaço de opinião na TSF, refere que o Presidente traçou uma “linha-limite” para a “guerra de audiências” entre SIC e TVI, como forma de censura quem “para benefício próprio, fragiliza a democracia”.

“Em troca de audiências, Goucha atirou-se para fora de pé”, defende Daniel Oliveira, notando que o apresentador “terá de encaixar a lapidar crítica política, elegantemente transmitida pelo Presidente da República através de um simples telefonema”.

Por outro lado, também há quem lembre que o Presidente telefonou em 2017 para a Rádio Comercial, em directo, para dar os parabéns ao Director Pedro Ribeiro.

Durante o telefonema a Cristina Ferreira, Marcelo salientou que tinha interrompido uma reunião para falar com ela a meio da emissão do seu programa de estreia na SIC.

“Como ao longo da vida, várias vezes estive consigo quando arrancou com novas fases da sua vida – lembra-se da sua revista, a primeira entrevista? -, eu queria desejar-lhe muitas felicidades e enviar-lhe um beijinho“, referiu o Presidente da República no telefonema.

Marcelo lembrou, assim, que Cristina Ferreira o escolheu como figura de capa da sua revista no número inaugural, ainda antes de se ter candidatado às eleições presidenciais.

Cristina Ferreira agradeceu o telefonema entre lágrimas, elogiando-o “por ser Presidente de todos os portugueses” e pela “forma como tem feito a sua Presidência”.

Cristina bateu Goucha na guerra das audiências

Na estreia na SIC, “O Programa da Cristina” derrotou com ampla margem o rival da TVI apresentado por Manuel Luís Goucha e pela sua nova companheira de apresentação, Maria Cerqueira Gomes.

Cristina Ferreira conseguiu 35,8% de share, com 542,5 mil espectadores, enquanto o “Você na TV” teve apenas 353,6 mil espectadores, o que resulta num share de 24,7%, conforme dados divulgados pelo Correio da Manhã.

SV, ZAP // Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • Somos o país dos três Effes (FFF): Fátima, Fado e Futebol…. dada a crise do futebol, entra a TV – o novo “ópio do povo”.

  1. Nos eventos relacionados com o F.C.P. «aparece sempre» também um «cidadão» (com uma fisionomia caraterística) a quem chamam «O EMPLASTRO»…

    • O Emplastro não aparece só nos eventos relacionados com o FCP aparece em tudo aonde esteja a TV.
      Assim como este Sr .Presidente da Republica

      • Não é “ESTE” Sr. Presidente da República, mas sim “O” Sr. Presidente da República.

        Se não gostas, tens bom remédio… baza para o Brasil e vai apreciar o “outro” Sr. Presidente da República Brasileira, um tal de Bolsonaro ou lá o que é.

  2. Eu sou apoiante do atual Presidente da República que considero ser a última esperança de muitos portugueses no atual sistema democrático. Mas esta…
    Em minha opinião o Presidente nunca deveria ter feito este telefonema. Ficou muito mal.

    O povo vê isto da seguinte forma: a coitadinha só ganha 80 mil broas por mês. Coitadinha… deve precisar de muita ajuda. E o presidente ainda foi dar uma ajuda!
    Olhe… já agora… ó Sr. Presidente… eu hoje precisava de acartar uns sacos de cimento e uns tijolos para fazer um barraco nas traseiras da minha casa. Consegue lá ir pelas 17:00?

    • O apurador, não pode porque vai ter que tirar umas selfies. E fala este sr. de que ñ devemos deixar-nos enganar por populismos. Haverá alguém mais populista?

  3. acho piada a estes”revoltados”
    quando foi à tvi ninguem reclamou e esteve la 25min.
    agora so porque fez um telefonema por uns minutos, ja todos reclamam e criticam
    pelo que vejo, mais valia ele ir ao programa da cristina e dar também uma entrevista, assim ja ninguem reclamava
    os deputados com tanta coisa com que se preocupar (receber dinheiro indevido, moradas falsas, etc) e estao preocupados com o telefonema. deviam ter vergonha

  4. O nosso presidente da república, é um grande mestre da mensagem pelos mass media.
    A meu ver não há problema nenhum em ligar para o programa de Cristina Ferreira. Estais a perder o vosso tempo, e eu a perder o meu a criticar quem o crítica.
    Há algo mais importante acontecer, e de isso sim deveríamos virar o país ao contrário;
    ( Costa vendeu e comprou casa sem declarar a conta que usou) O nosso primeiro ministro, sim o primeiro ministro de Portugal.

    Disso falam de maneira leve, só para fazer notícia.
    Mas o Costa continua lá, deveria ficar sem funções até tudo ser resolvido.
    Portugal não anda para frente por que só opinamos de assuntos cor de rosa. De assuntos sérios metem a viola ao saco.

  5. Antes isso do que ligar para chamadas de valor acrescentado à nossa pala. Força Marcelo! Para quando uma plantação de canabis nos jardins de Belém?

RESPONDER

Ex-comandante paraquedista diz que Tancos foi obra de "amadores"

O coronel de infantaria Alves Pereira admitiu "embaraço" pela "falha" e considerou que o "Exército após Tancos é diferente do Exército antes de Tancos". O coronel de infantaria Alves Pereira sustentou esta quarta-feira que o …

Tspiras vence moção de confiança com margem mínima

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, viu esta quinta-feira o parlamento aprovar um voto de confiança, dias depois de ter terminado a coligação que viabilizava o seu Governo. Com 151 votos favoráveis, dos 300 parlamentares, Tsipras viu …

Parlamento discute a legalização da canábis para fins recreativos

A legalização da canábis para uso recreativo é debatida esta quinta-feira no Parlamento, com BE e PAN a apresentarem projetos de lei idênticos, discordando apenas quanto aos locais de venda. O Bloco de Esquerda (BE) defende …

Estátua de diabo "alegre demais" divide moradores em Espanha

Uma estátua que representa o diabo foi criticada por ser "alegre demais" por moradores da cidade de Segóvia, em Espanha. A escultura de bronze, que ainda não foi instalada, foi criada em homenagem a uma lenda …

"Incapacidade e incompetência". Fenprof pede a Costa que substitua ministro da Educação

A Federação Nacional de Professores (Fenprof) defendeu esta quarta-feira que o primeiro-ministro substitua o ministro da Educação, devido à sua "incapacidade e comprovada incompetência política" para dirigir as negociações de recuperação de tempo de serviço …

Bombeiros protestam contra a proposta do Governo

De acordo com o sindicato, a proposta do Governo "significa uma desvalorização enorme na carreira". Além disso, critica a ideia de haver uma carreira única de sapadores e municipais nivelada por baixo. Bombeiros municipais e sapadores …

Há uma parte da Antártida que está a encolher (mas não era suposto)

Quando os cientistas falam sobre o derretimento da Antártida, geralmente estão a referir-se à Antártida Ocidental, onde gigantescos glaciares costeiros estão a derramar grandes quantidades de água. Mas, do outro lado das montanhas transantárticas a leste, …

A cor dos olhos pode explicar porque é que as pessoas ficam tristes no inverno

Tempo mais frio e noites mais longas fazem algumas pessoas sentir-se tristes. A isso, dá-e o nome de Transtorno Afetivo Sazonal (TAS). Embora o TAS seja uma forma reconhecida de depressão clínica, os especialistas ainda estão …

Há vida pós-LHC. CERN planeia acelerador de partículas dez vezes mais potente

O futuro da Física de Partículas começa a ganhar forma. O CERN (Laboratório Europeu de Física de Partículas) detalhou esta terça-feira os seus planos para o novo acelerador de partículas que irá suceder o Grande …

DARPA quer construir robôs conscientes usando cérebros de insetos

A DARPA quer construir robôs conscientes usando cérebros de insetos, uma forma de criar novos modelos de inteligência artificial eficientes, que poderiam ser usados para explorar a própria consciência. Ao contrário dos humanos, os insetos operam …