Polémica Mário Machado. TVI rejeita “lições de moral” do Governo e lembra caso Le Pen

Miguel A. Lopes / Lusa

O ex-dirigente do PNR, fundador da FN, Mário Machado

O director de informação da TVI, Sérgio Figueiredo, respondeu ao ministro da Defesa, João Cravinho, que criticou a estação por ter convidado Mário Machado, líder da extrema direita, condenado por crimes de discriminação racial e agressões a negros, para o programa “Você na TV”.

Durante o programa da TVI “Deus e o Diabo”, liderado por José Eduardo Moniz, Sérgio Figueiredo reagiu às declarações do ministro da Defesa que acusou o canal de ter uma atitude incendiária “pelo prazer de ver as labaredas“.

Sublinhando que o ministro “atirou a primeira pedra”, Sérgio Figueiredo notou que “João Cravinho integra um Governo que ainda há pouco tempo recusou pedir à organização da Web Summit que retirasse o convite à Marine Le Pen“, a líder da extrema direita francesa.

“Ao senhor ministro pergunto se esta senhora da extrema-direita francesa, que inspira movimentos xenófobos por toda a Europa, não cabe também ela na categoria dos incendiários”, referiu ainda o director de informação da TVI.

“O ministro da Defesa não tem moral para atirar a primeira pedra e muito menos para associar o convite a Mário Machado à guerra das audiências”, acrescentou, frisando que pode devolver ao Governo “a mesma suspeição” – “será que o dinheiro que a Web Summit traz a Portugal é suficiente para apagar estas labaredas?”, questionou.

“Não podemos fazer falsas hipocrisias com assuntos muito sérios”, disse ainda Sérgio Figueiredo, criticando a ideologia defendida por Mário Machado.

Apesar de defender a liberdade de escolha do convite efectuado a Mário Machado para integrar a rubrica “Diga de sua justiça”, durante o “Você na TV”, a TVI resolveu suspender este espaço do programa apresentado por Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes.

Goucha já referiu que a responsabilidade do convite a Mário Machado foi do jornalista Bruno Caetano, o autor da rubrica, notando que só soube que seria ele a integrar o entrevistado três dias antes da emissão da entrevista.

O apresentador frisa ainda que fez “o trabalho de contraditório” para “desmontar os argumentos” e “afirmações perigosas” de Mário Machado.

Todavia, Goucha não escapa de críticas e o cronista do Expresso Daniel Oliveira acusa-o de ser “cúmplice” por dar “a cara por aquele programa” num “processo consciente de branqueamento de um criminoso com objectivos políticos”.

O ex-dirigente do Bloco de Esquerda queixa-se de que ele próprio foi alvo de “uma ameaça de morte” alegadamente feita por Mário Machado. Além disso, acusa a TVI de ter permitido que as “mentiras” de Mário Machado, que disse que “tinha sido preso por ter escrito um texto “nacionalista” e por um suposto engano judicial”, passassem “como verdades”.

Actual líder do movimento de extrema direita Nova Ordem Social, Mário Machado foi condenado em 2012, a 10 anos de prisão por crimes de discriminação racial, coacção agravada, posse ilegal de arma e ofensa à integridade física qualificada. Foi também condenado por agressões a várias pessoas, em 1997, quando integrou o grupo de skinheads que agrediu negros no Bairro Alto, em Lisboa, no Dia de Portugal, num episódio que levou à morte do cabo-verdiano Alcindo Monteiro.

PCP pede audição urgente

O PCP já pediu uma audição urgente da Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) no Parlamento, destacando que a Assembleia da República “não deve permanecer indiferente perante atentados aos valores democráticos e humanistas“.

No requerimento dos comunistas, refere-se que a Comissão Parlamentar de Educação, Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto deve analisar “a questão da apologia do fascismo, do racismo, e de práticas criminosas que lhe estão associadas”, para traçar a “resposta a dar pelas instituições democráticas ao fenómeno”.

Entretanto, dezenas de associações de imigrantes exigem uma tomada de posição do Governo e sanções à TVI, acusando a estação de “numa mobilização oportunista, ou talvez ingénua, do princípio da liberdade de expressão”, estar “a dar voz a ideias – legitimando-as e normalizando-as -, de figuras e organizações racistas e fascistas“.

“O contexto político internacional (…) mostra-nos como as democracias estão em perigo”, lembram estas associações, exigindo “uma estratégia política específica e proactiva de combate a esta deriva racista e fascista nos média portugueses”.

Marcelo apela à tolerância

O Presidente da República apelou, por seu lado, à tolerância, para que se evite a violência e a radicalização.

Em Dia de Reis, e depois de ouvir uma mistura de janeiras tradicionais e um mini-concerto de Ano Novo, Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu e aproveitou o momento para lembrar que “o espírito desta época” deve “transitar para as outras épocas ao longo ao ano”, em que se deve respeitar a riqueza de quem pensa “de maneira diferente”.

“Seria insuportável de viver numa sociedade que fosse toda igual, igual nas ideias, nos projectos, nas ambições das pessoas, nas carreiras, nos sonhos”, afirmou, salientando que deve também existir “um respeito recíproco, uma aceitação do pensamento dos outros”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O grande monte de estrume que é a TVI já teve o seu “lucro” com toda esta polémica estúpida!
    É mesmo programação típica do canal criado pela igreja (misturada com lixo vindo de Espanha)…
    Num programa onde enganam os “menos informados” a toda a hora, com números de valor acrescentado, Calcitrin’s, astrologia, etc, a opinião de um criminoso radical é o que menos nos devia preocupar!!

RESPONDER

Depois do "selo Brexit", os correios da Áustria emitem o "selo corona" impresso em papel higiénico

O serviço postal da Áustria uniu dois pontos da pandemia do novo coronavírus ao criar um selo impresso em papel higiénico que, segundo os correios, as pessoas também podem, a qualquer momento, usar para ajudar …

A Moog celebra os 100 anos do Theremin com um novo instrumento: o Claravox Centennial

Este ano marca o 100º aniversário do Theremin - um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrónicos, controlado sem qualquer contacto físico pelo músico. Para celebrar vai ser lançado o Claravox Centennial. Foi em 1920 que Leon Theremin, …

Depósito inexplorado na Sibéria tem uma das maiores reservas de ouro do mundo

O maior produtor de ouro da Rússia, PJSC Polyus, anunciou esta semana que o seu depósito inexplorado em Sukhoi Log, na região siberiana de Irkutsk, possui uma das maiores reservas mundiais deste metal preciosos. De …

Os novos iPhones não trazem carregador. Apple poupa muito nos custos, mas não no ambiente

A Apple decidiu vender os seus novos iPhones sem carregador ou auscultadores, alegando que a alteração tem em conta o ambiente, uma vez que serão utilizados menos produtos na embalagem dos telemóveis, mas os especialistas …

Caça ao tesouro secular. Lendária ilha pode esconder Santo Graal, manuscritos de Shakespeare e jóias reais

Perto da Nova Escócia, no Canadá, há uma lendária ilha com misteriosos túneis e estranho artefactos. Há quem acredite que esconde o Santo Graal, os manuscritos de Shakespeare e um tesouro de um capitão. Porém, …

Aprender "baleiês" pode evitar choque de navios com o animal

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem uma nova ideia para salvar as baleias-azuis em migração das colisões com navios. Durante a época de migração das baleias-azuis, os animais enfrentam sérios …

Afinal, os carros elétricos não são a melhor resposta para combater as alterações climáticas

Os carros elétricos, surgem como alternativas mais sustentáveis aos veículos a gasolina ou gasóleo, podem não ser a melhor forma de combater as alterações climáticas no âmbito dos transportes, de acordo com um novo estudo. …

Seria Jesus um mágico? Há arte romana que parece sugerir que sim

Em alguma arte antiga, Jesus é retratado a fazer milagres com algo na mão que parece ser uma varinha. Investigadores sugerem que se trata de um cajado, que era usado como símbolo de poder. Segundo a …

Nem todos os clubes estão a afundar – alguns estão a prosperar durante a pandemia

Nem todos os clubes estão a sofrer às mãos desta pandemia de covid-19. Alguns deles têm conseguido bons resultados financeiros apesar da crise. A covid-19 provou ser um adversário devastador para o desporto profissional em todo …

Kibus: o aparelho que vai revolucionar a forma como os nossos cães se alimentam

Ter cães como melhores amigos pode ser muito benéfico, mas também traz a sua dose de trabalho e responsabilidades. Levar ao veterinário, dar banho, levar a passear, brincar, dar de comer... No fundo é como …