Marcelo sugere que Cavaco não teve “sentido de Estado”

Toms Kalnins / EPA

O Presidente da República lembrou esta quinta-feira que a decisão de nomear a nova procuradora-geral da República (PGR) foi dele e não do Governo, escusando-se a comentar a crítica de Cavaco Silva sobre o assunto.

“Todos sabemos que quem nomeia as procuradoras-gerais da República são os Presidentes, não são os governos. Portanto, a nomeação da procuradora-geral da República foi minha e de mais ninguém”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas à margem da IV Cimeira do Turismo, organizada pela Confederação do Turismo de Portugal, que decorreu em Lisboa.

O ex-Presidente da República Cavaco Silva considerou, nestaa quarta-feira, que a não recondução da PGR, Joana Marques Vidal, foi a decisão “mais estranha do Governo que geralmente é conhecido como gerigonça”.

Cavaco Silva, que falava à margem de um congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, disse ainda que a não recondução de Marques Vidal é algo “muito estranho, estranhíssimo, tendo em atenção a forma competente como exerceu as suas funções e o seu contributo decisivo para a credibilização do Ministério Público”.

“O que me está a dizer é que o presidente Cavaco Silva, no fundo, disse que era a mais estranha decisão do meu mandato”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

“Perante isso, tenho sempre o mesmo comportamento: entendo que, desde que exerço estas funções, não devo comentar nem ex-Presidentes, nem amanhã quando o deixar de o ser, futuros presidentes, por uma questão de cortesia e de sentido de Estado, e não me vou afastar dessa orientação”, acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa.

Na semana passada, o chefe de Estado nomeou Lucília Gago procuradora-geral da República, com efeitos a partir de 12 de outubro, sob proposta do Governo. Lucília Gago irá suceder no cargo a Joana Marques Vidal, que termina o seu mandato de seis anos nessa data.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Nada me admira vindo desse que se diz foi da pide.
    Foi uma resposta adequada do presidente Marcelo.
    Só mentes doentias ainda admiram e ouvem Cavaco.

  2. não gosto do cavaco mas também não gosto do marcelo, o cavaco não é perfeito mas o marcelo engana todos, acha se perfeito e é convencido, e para passeio com o dinheiro do contribuinte não há melhor que ele,
    com os tugas de olhos tapados é de aproveitar.

  3. Não tem sentido de estado é o Marcelo .O professor Cavaco Silva diz que o processo de destituição de Joana Marques Vidal foi o mais opaco da geringonça.Não deregiu palavra o presidente .Mas foi com os dos votos de Cavaco que ele chegou a presidente de todos os portugueses Não presidente da geringonça .

  4. O Cavaco, mais um vez, não teve sentido de Estado – nem sentido nenhum!!
    Ele está tão senil que até se esqueceu que é o PR que nomeia o/a PGR – ainda por cima, foi ele que nomeou o Pinto Monteiro e a Joana Marques Vidal!…
    Mas, de um tonto que, além de tudo o resto, num das últimas intervenções como PR disse: «Os portugueses podem confiar no Banco Espírito Santo», não se pode esperar nada de positivo/útil para o país!…

  5. Marcelo só quer beijinhos, selfies e abraços, é só para tapar os olhos aos portugueses, não gostei do Cavaco, mas o Marcelo só passeia a gastar o dinheiro dos contribuintes.
    Sabem que o Marcelo está ligado ao António Costa e aos seus seguidores, que não é de algum partido em Portugal, mas sim ao partido dos tachos e panelas.
    Sai a Procuradora Geral Marques Vidal uma grande Senhora que foi a melhor Procuradora Geral após o 25 de Abril, dito por o Marcelo!!!
    E o mesmo não a quer, mas sim vem outra, mas que estilo!!!!
    Pois já sabemos que o Juiz Carlos Alexandre já não está nos Processos de Sócrates etc…
    Assim estamos a saber de avanço que a Justiça vai fraquejar não haverá julgamento e assim os processos serão arquivados e sabemos que estão a festejar com champanhe e etc…
    TUDO PAGA O POVO PORTUGUÊS!!!!!!

  6. O professor Cavaco Silva, melhor primeiro ministro depois de 25/4 e a Dra. Joana Marques Vidal a melhor PGR, também no tempo.
    Agora, convenhamos. que não é entendivel a resposta do actual PR, ou seja será que algum portuga, amante da geringonça, considera Sua Excelência componente da mesma? Então mas é que Marcelo toma as dores da esquerdalhada e aí vai falta de sentido de estado.
    Que os jogos de sombras na nomeação da PGR foram mais que muitos lá isso é verdadinha e se calhar é por essas e por outras que a prima Mecinha diz: Meus filhos eu cá no Marcelinho só voto se um comuna estiver com um pé no estribo para Belém. Aí cá vou eu com o papelinho, de outra forma olárilole.

    estas e por outras

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …