Marcelo sugere que Cavaco não teve “sentido de Estado”

Toms Kalnins / EPA

O Presidente da República lembrou esta quinta-feira que a decisão de nomear a nova procuradora-geral da República (PGR) foi dele e não do Governo, escusando-se a comentar a crítica de Cavaco Silva sobre o assunto.

“Todos sabemos que quem nomeia as procuradoras-gerais da República são os Presidentes, não são os governos. Portanto, a nomeação da procuradora-geral da República foi minha e de mais ninguém”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas à margem da IV Cimeira do Turismo, organizada pela Confederação do Turismo de Portugal, que decorreu em Lisboa.

O ex-Presidente da República Cavaco Silva considerou, nestaa quarta-feira, que a não recondução da PGR, Joana Marques Vidal, foi a decisão “mais estranha do Governo que geralmente é conhecido como gerigonça”.

Cavaco Silva, que falava à margem de um congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, disse ainda que a não recondução de Marques Vidal é algo “muito estranho, estranhíssimo, tendo em atenção a forma competente como exerceu as suas funções e o seu contributo decisivo para a credibilização do Ministério Público”.

“O que me está a dizer é que o presidente Cavaco Silva, no fundo, disse que era a mais estranha decisão do meu mandato”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

“Perante isso, tenho sempre o mesmo comportamento: entendo que, desde que exerço estas funções, não devo comentar nem ex-Presidentes, nem amanhã quando o deixar de o ser, futuros presidentes, por uma questão de cortesia e de sentido de Estado, e não me vou afastar dessa orientação”, acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa.

Na semana passada, o chefe de Estado nomeou Lucília Gago procuradora-geral da República, com efeitos a partir de 12 de outubro, sob proposta do Governo. Lucília Gago irá suceder no cargo a Joana Marques Vidal, que termina o seu mandato de seis anos nessa data.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Nada me admira vindo desse que se diz foi da pide.
    Foi uma resposta adequada do presidente Marcelo.
    Só mentes doentias ainda admiram e ouvem Cavaco.

  2. não gosto do cavaco mas também não gosto do marcelo, o cavaco não é perfeito mas o marcelo engana todos, acha se perfeito e é convencido, e para passeio com o dinheiro do contribuinte não há melhor que ele,
    com os tugas de olhos tapados é de aproveitar.

  3. Não tem sentido de estado é o Marcelo .O professor Cavaco Silva diz que o processo de destituição de Joana Marques Vidal foi o mais opaco da geringonça.Não deregiu palavra o presidente .Mas foi com os dos votos de Cavaco que ele chegou a presidente de todos os portugueses Não presidente da geringonça .

  4. O Cavaco, mais um vez, não teve sentido de Estado – nem sentido nenhum!!
    Ele está tão senil que até se esqueceu que é o PR que nomeia o/a PGR – ainda por cima, foi ele que nomeou o Pinto Monteiro e a Joana Marques Vidal!…
    Mas, de um tonto que, além de tudo o resto, num das últimas intervenções como PR disse: «Os portugueses podem confiar no Banco Espírito Santo», não se pode esperar nada de positivo/útil para o país!…

  5. Marcelo só quer beijinhos, selfies e abraços, é só para tapar os olhos aos portugueses, não gostei do Cavaco, mas o Marcelo só passeia a gastar o dinheiro dos contribuintes.
    Sabem que o Marcelo está ligado ao António Costa e aos seus seguidores, que não é de algum partido em Portugal, mas sim ao partido dos tachos e panelas.
    Sai a Procuradora Geral Marques Vidal uma grande Senhora que foi a melhor Procuradora Geral após o 25 de Abril, dito por o Marcelo!!!
    E o mesmo não a quer, mas sim vem outra, mas que estilo!!!!
    Pois já sabemos que o Juiz Carlos Alexandre já não está nos Processos de Sócrates etc…
    Assim estamos a saber de avanço que a Justiça vai fraquejar não haverá julgamento e assim os processos serão arquivados e sabemos que estão a festejar com champanhe e etc…
    TUDO PAGA O POVO PORTUGUÊS!!!!!!

  6. O professor Cavaco Silva, melhor primeiro ministro depois de 25/4 e a Dra. Joana Marques Vidal a melhor PGR, também no tempo.
    Agora, convenhamos. que não é entendivel a resposta do actual PR, ou seja será que algum portuga, amante da geringonça, considera Sua Excelência componente da mesma? Então mas é que Marcelo toma as dores da esquerdalhada e aí vai falta de sentido de estado.
    Que os jogos de sombras na nomeação da PGR foram mais que muitos lá isso é verdadinha e se calhar é por essas e por outras que a prima Mecinha diz: Meus filhos eu cá no Marcelinho só voto se um comuna estiver com um pé no estribo para Belém. Aí cá vou eu com o papelinho, de outra forma olárilole.

    estas e por outras

RESPONDER

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …

Onda de bebés nascidos com mãos deformadas abre investigação na Alemanha

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão. "Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um …