Marcelo sugere que Cavaco não teve “sentido de Estado”

Toms Kalnins / EPA

O Presidente da República lembrou esta quinta-feira que a decisão de nomear a nova procuradora-geral da República (PGR) foi dele e não do Governo, escusando-se a comentar a crítica de Cavaco Silva sobre o assunto.

“Todos sabemos que quem nomeia as procuradoras-gerais da República são os Presidentes, não são os governos. Portanto, a nomeação da procuradora-geral da República foi minha e de mais ninguém”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas à margem da IV Cimeira do Turismo, organizada pela Confederação do Turismo de Portugal, que decorreu em Lisboa.

O ex-Presidente da República Cavaco Silva considerou, nestaa quarta-feira, que a não recondução da PGR, Joana Marques Vidal, foi a decisão “mais estranha do Governo que geralmente é conhecido como gerigonça”.

Cavaco Silva, que falava à margem de um congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, disse ainda que a não recondução de Marques Vidal é algo “muito estranho, estranhíssimo, tendo em atenção a forma competente como exerceu as suas funções e o seu contributo decisivo para a credibilização do Ministério Público”.

“O que me está a dizer é que o presidente Cavaco Silva, no fundo, disse que era a mais estranha decisão do meu mandato”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

“Perante isso, tenho sempre o mesmo comportamento: entendo que, desde que exerço estas funções, não devo comentar nem ex-Presidentes, nem amanhã quando o deixar de o ser, futuros presidentes, por uma questão de cortesia e de sentido de Estado, e não me vou afastar dessa orientação”, acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa.

Na semana passada, o chefe de Estado nomeou Lucília Gago procuradora-geral da República, com efeitos a partir de 12 de outubro, sob proposta do Governo. Lucília Gago irá suceder no cargo a Joana Marques Vidal, que termina o seu mandato de seis anos nessa data.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Nada me admira vindo desse que se diz foi da pide.
    Foi uma resposta adequada do presidente Marcelo.
    Só mentes doentias ainda admiram e ouvem Cavaco.

  2. não gosto do cavaco mas também não gosto do marcelo, o cavaco não é perfeito mas o marcelo engana todos, acha se perfeito e é convencido, e para passeio com o dinheiro do contribuinte não há melhor que ele,
    com os tugas de olhos tapados é de aproveitar.

  3. Não tem sentido de estado é o Marcelo .O professor Cavaco Silva diz que o processo de destituição de Joana Marques Vidal foi o mais opaco da geringonça.Não deregiu palavra o presidente .Mas foi com os dos votos de Cavaco que ele chegou a presidente de todos os portugueses Não presidente da geringonça .

  4. O Cavaco, mais um vez, não teve sentido de Estado – nem sentido nenhum!!
    Ele está tão senil que até se esqueceu que é o PR que nomeia o/a PGR – ainda por cima, foi ele que nomeou o Pinto Monteiro e a Joana Marques Vidal!…
    Mas, de um tonto que, além de tudo o resto, num das últimas intervenções como PR disse: «Os portugueses podem confiar no Banco Espírito Santo», não se pode esperar nada de positivo/útil para o país!…

  5. Marcelo só quer beijinhos, selfies e abraços, é só para tapar os olhos aos portugueses, não gostei do Cavaco, mas o Marcelo só passeia a gastar o dinheiro dos contribuintes.
    Sabem que o Marcelo está ligado ao António Costa e aos seus seguidores, que não é de algum partido em Portugal, mas sim ao partido dos tachos e panelas.
    Sai a Procuradora Geral Marques Vidal uma grande Senhora que foi a melhor Procuradora Geral após o 25 de Abril, dito por o Marcelo!!!
    E o mesmo não a quer, mas sim vem outra, mas que estilo!!!!
    Pois já sabemos que o Juiz Carlos Alexandre já não está nos Processos de Sócrates etc…
    Assim estamos a saber de avanço que a Justiça vai fraquejar não haverá julgamento e assim os processos serão arquivados e sabemos que estão a festejar com champanhe e etc…
    TUDO PAGA O POVO PORTUGUÊS!!!!!!

  6. O professor Cavaco Silva, melhor primeiro ministro depois de 25/4 e a Dra. Joana Marques Vidal a melhor PGR, também no tempo.
    Agora, convenhamos. que não é entendivel a resposta do actual PR, ou seja será que algum portuga, amante da geringonça, considera Sua Excelência componente da mesma? Então mas é que Marcelo toma as dores da esquerdalhada e aí vai falta de sentido de estado.
    Que os jogos de sombras na nomeação da PGR foram mais que muitos lá isso é verdadinha e se calhar é por essas e por outras que a prima Mecinha diz: Meus filhos eu cá no Marcelinho só voto se um comuna estiver com um pé no estribo para Belém. Aí cá vou eu com o papelinho, de outra forma olárilole.

    estas e por outras

RESPONDER

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …