Cavaco diz que a não recondução de Marques Vidal é a decisão “mais estranha da geringonça”

José Sena Goulão / Lusa

O presidente da República, Aníbal Cavaco Silva

O antigo Presidente da República considerou estranhou a não recondução da atual procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal. Para Aníbal Cavaco Silva, esta “decisão política” foi a “mais estranha” do Governo liderado por António Costa.

“A não recondução da doutora Joana Marques Vidal é algo que considero muito estranho”, disse o antigo Presidente da República, nesta quarta-feira, à margem da reunião 28 Digital Business Congress, promovida pela Associação para o Desenvolvimento das Comunicações, em declarações à SIC Notícias.

O afastamento da magistrada da PGR é “estranhíssimo”, especialmente, esclarece, “tendo em atenção a forma competente como exerceu as suas funções”.

“Sou levado a pensar que esta decisão política de não recondução de Joana Marques Vidal é a mais estranha tomada pelo Governo, que geralmente é conhecido como ‘gerigonça’”, rematou Cavaco Silva.

As críticas à não renovação do mandato de Marques Vidal têm-se multiplicado. A atual procuradora, que será substituída por Lucília Gago a 12 de outubro, revelou ter sabido da decisão pouco antes do anúncio, acrescentando ainda que a hipótese de continuar na procuradoria nunca lhe foi colocada.

Também Passos Coelhos, antigo primeiro ministro, recebeu a notícia com surpresa, considerando que “não houve decência de assumir com transparência os motivos que conduziram à sua substituição”.

Também Marques Mendes, antigo líder do PSD e atual comentador político, criticou a atuação do Governo, frisando que “houve gato escondido com rabo de fora” no processo.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Só o facto de se referir á maioria que suporta o governo ( e consequentemente a maioria dos cidadãos portugueses) por “geringonça” diz logo muito sobre a personagem. Não fica nada bem a um ex presidente da Republica essa forma de se exprimir.

  2. Estranho é esta múmia falar!… e pior é haver quem lhe dê ouvidos!!
    Não era este pedaço de estrume que dizia: «Os portugueses podem confiar no Banco Espírito Santo»?!
    Pois…

  3. eu nao gosto deste mas neste caso ele nao deixa de ter razao, porque mudar alguem quando esta tudo bem? so pode ser porque ha interesses, e adivinho que toda a gente sabe quais? a responsabilidade e do presidente, mas parece que este se demitiu das suas responsabilidades. a geringonca fez o que quis sem qualquer oposicao, O QUE SE PASSA COM O PRESIDENTE DA REPUBLICA? e estranho como diz o mumia,. portugal sem presidente da republica estaria melhor, e como se nao existisse so serve mesmo para selfies.

    • Primeiro, tu devias pensar por ti antes de tentares dar lições ao PR!!
      O PR é que nomeia e é responsável pela escolha do PGR – tal como ele já assumiu!
      E, o Cavaco é ultimo a ter moral para dar concelhos/criticar quem quer que seja – muito menos ao Marcelo, que o mete “num bolso” em inteligência, integridade, honestidade, moralidade, etc, etc!!

RESPONDER

Tatuagens racistas, saias curtas, cabelos e bigodes estranhos proibidos na PSP

Os polícias que tenham tatuagens com símbolos, palavras ou desenhos de natureza partidária, extremista, racista ou que incentivem à violência têm seis meses para as remover, de acordo com novas normas da PSP que também …

Republicação das caricaturas de Maomé foi o motivo do ataque junto ao Charlie Hebdo

A republicação das caricaturas de Maomé terá estado na origem do ataque junto ao edifício da antiga redação do jornal satírico Charlie Hebdo, confessou o principal suspeito. Quatro pessoas foram esta sexta-feira feridas, duas das quais …

Segunda vaga pode matar menos (mesmo com novos casos a disparar)

Os especialistas acreditam que a segunda vaga de covid-19 em Portugal vai ser menos letal, embora o número de novos casos diários possa vir a ser "muito elevado". Isto porque temos a lição mais bem …

BCP disponível para fusão com o Montepio

Na eventualidade de ser necessária uma intervenção, o Millennium BCP mostrou-se disponível para uma fusão com o Banco Montepio. Esta hipótese foi apresentada pela instituição bancária numa reunião com o ministro das Finanças, João Leão. O …

Otamendi mais 55 milhões. O negócio que pode levar Rúben Dias para o City

Rúben Dias está muito próximo de reforçar o Manchester City. O clube inglês oferece 55 milhões de euros mais Nicolás Otamendi em troca. A oficialização do acordo deve estar para breve. O Manchester City está muito …

Líbano: Após um mês no cargo, primeiro-ministro demite-se perante impasse político

O primeiro-ministro designado do Líbano, Mustapha Adib, demitiu-se este sábado do cargo numa altura de impasse político sobre a formação de Governo, um mês depois de ter sido nomeado e da violenta explosão no porto …

Governo joga últimos trunfos à esquerda (mas "na 25.ª hora pode ser PSD a salvá-lo" e esse é outro problema)

A duas semanas do fim do prazo para entregar o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021), o Governo ainda não tem garantias de aprovação do documento. E enquanto Marcelo pressiona o PSD para "salvar" o …

-

Governo aponta para regresso progressivo de público aos estádios

O regresso de público aos estádios de futebol continua proibido, devido à pandemia de Covid-19, com o secretário de Estado da Juventude e Desporto a admitir esta sexta-feira a possibilidade de um retorno faseado quando …

Há escolas sem intervalos ao ar livre devido à covid-19

Há escolas que estão a proibir os alunos de passarem os intervalos ao ar livre por receio de contágio do novo coronavírus. O pediatra Hugo Rodrigues considera que "é um perfeito disparate". Como tal, os estudantes …

"Aumentar o salário mínimo é criminoso", diz presidente do Fórum para a Competitividade

Pedro Ferraz da Costa, presidente do Fórum para a Competitividade, antecipa uma onda de desemprego até ao final do ano, que muitas empresas não conseguirão manter a atividade e que aumentar o salário mínimo "é …