Cavaco diz que a não recondução de Marques Vidal é a decisão “mais estranha da geringonça”

José Sena Goulão / Lusa

O presidente da República, Aníbal Cavaco Silva

O antigo Presidente da República considerou estranhou a não recondução da atual procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal. Para Aníbal Cavaco Silva, esta “decisão política” foi a “mais estranha” do Governo liderado por António Costa.

“A não recondução da doutora Joana Marques Vidal é algo que considero muito estranho”, disse o antigo Presidente da República, nesta quarta-feira, à margem da reunião 28 Digital Business Congress, promovida pela Associação para o Desenvolvimento das Comunicações, em declarações à SIC Notícias.

O afastamento da magistrada da PGR é “estranhíssimo”, especialmente, esclarece, “tendo em atenção a forma competente como exerceu as suas funções”.

“Sou levado a pensar que esta decisão política de não recondução de Joana Marques Vidal é a mais estranha tomada pelo Governo, que geralmente é conhecido como ‘gerigonça’”, rematou Cavaco Silva.

As críticas à não renovação do mandato de Marques Vidal têm-se multiplicado. A atual procuradora, que será substituída por Lucília Gago a 12 de outubro, revelou ter sabido da decisão pouco antes do anúncio, acrescentando ainda que a hipótese de continuar na procuradoria nunca lhe foi colocada.

Também Passos Coelhos, antigo primeiro ministro, recebeu a notícia com surpresa, considerando que “não houve decência de assumir com transparência os motivos que conduziram à sua substituição”.

Também Marques Mendes, antigo líder do PSD e atual comentador político, criticou a atuação do Governo, frisando que “houve gato escondido com rabo de fora” no processo.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Só o facto de se referir á maioria que suporta o governo ( e consequentemente a maioria dos cidadãos portugueses) por “geringonça” diz logo muito sobre a personagem. Não fica nada bem a um ex presidente da Republica essa forma de se exprimir.

  2. Estranho é esta múmia falar!… e pior é haver quem lhe dê ouvidos!!
    Não era este pedaço de estrume que dizia: «Os portugueses podem confiar no Banco Espírito Santo»?!
    Pois…

  3. eu nao gosto deste mas neste caso ele nao deixa de ter razao, porque mudar alguem quando esta tudo bem? so pode ser porque ha interesses, e adivinho que toda a gente sabe quais? a responsabilidade e do presidente, mas parece que este se demitiu das suas responsabilidades. a geringonca fez o que quis sem qualquer oposicao, O QUE SE PASSA COM O PRESIDENTE DA REPUBLICA? e estranho como diz o mumia,. portugal sem presidente da republica estaria melhor, e como se nao existisse so serve mesmo para selfies.

    • Primeiro, tu devias pensar por ti antes de tentares dar lições ao PR!!
      O PR é que nomeia e é responsável pela escolha do PGR – tal como ele já assumiu!
      E, o Cavaco é ultimo a ter moral para dar concelhos/criticar quem quer que seja – muito menos ao Marcelo, que o mete “num bolso” em inteligência, integridade, honestidade, moralidade, etc, etc!!

RESPONDER

Há 50 mil anos, humanos e neandertais relacionaram-se no deserto de Negev

Uma recente descoberta no deserto do Negev, no centro de Israel, revelou detalhes importantes sobre o desenvolvimento da cultura humana na região, de acordo com um novo estudo publicado na revista PNAS. Por toda a Ásia, …

Costa reeleito líder do PS com 94% dos votos aponta a vitória nas autárquicas

António Costa foi reeleito no sábado secretário-geral do PS, com 94% dos votos, para um novo mandato de dois anos, de acordo com resultados provisórios divulgados hoje pela Comissão Organizadora do Congresso (COC) do PS. O …

"Pessoas como nós". Presidente da República alerta contra indiferença no Dia Mundial do Refugiado

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou contra a indiferença e os "discursos oportunistas" numa mensagem alusiva ao Dia Mundial do Refugiado, que hoje se assinala. “Este ano sob o mote ‘Juntos cuidamos, aprendemos …

Três portugueses entre os cinco mortos em colapso de escola na Bélgica

No dia de ontem, as autoridades belgas confirmaram a morte de cinco pessoas, entre as quais três portugueses, no desabamento de uma escola em obras na cidade de Antuérpia, na Bélgica. Para além dos dois corpos …

Descoberto mecanismo que pode aumentar a expectativa de vida

Ao longo do tempo foram descobertas várias causas para o envelhecimento, mas permanece a questão de saber se existem mecanismos subjacentes comuns que determinam o envelhecimento e a expectativa de vida. Um equipa de investigadores do …

"Trabalhador atravessou faixa de rodagem". MAI diz que carro de Cabrita não se despistou

O Ministério da Administração Interna esclareceu que não existia sinalização para alertar os condutores dos “trabalhos de limpeza em curso" na autoestrada A6, no Alentejo, na sexta-feira, quando a viatura do ministro atropelou mortalmente um …

Caracol carrega o menor computador do mundo (e desvenda mistério sobre extinção em massa)

A decisão de introduzir caracóis não nativos no Taiti levou à extinção de 56 espécies de caramujos arbóreos. Contudo, uma das espécies sobreviveu. Para perceber como este "milagre" aconteceu, uma equipa usou o menor computador …

Cientistas estudam a presença de água líquida em exoluas de planetas "fugitivos"

Astrofísicos calcularam que tais sistemas poderiam abrigar água suficiente para tornar a vida possível - e sustentá-la. A água - no estado líquido - é o elixir da vida. Tornou a vida possível na Terra e …

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Polónia | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …