Marques Vidal diz que hipótese de recondução nunca lhe foi colocada

Tiago Petinga / Lusa

A atual procuradora da República cessa funções no próximo mês de outubro

Joana Marques Vidal, atual procuradora geral da República, disse nesta sexta-feira que a hipótese de recondução para um novo mandato nunca lhe foi colocada, revelando ainda que só soube da decisão ontem à noite.

Em reação à nomeação de Lucília Gago para assumir a Procuradoria da República, Marques Vidal sublinhou que a hipótese de continuar no cargo nunca lhe foi proposta. “Só soube ontem às oito da noite”, disse, em declarações aos jornalistas à margem de uma conferência em Lisboa sobre o combate à corrupção.

“Posso esclarecer que a hipótese nunca me foi colocada”, assegurou.

Joana Marques Vidal considerou que a não recondução faz parte da “normalidade do funcionamento das instituições democráticas”, sublinhando que termina o mandato de “consciência tranquila” reconhecendo, contudo, que “muita coisa ficou por fazer“.

“Tenho pena do que não consegui fazer. Temos limitações e temos de ter opções”, sustentou Marques Vidal, enunciado as dificuldades da falta de meios.

A atual procuradora frisou ainda que não houve entrada de magistrados durante dois anos: “Houve uma carência que só conseguiu ser ultrapassada pelo grau de empenho dos magistrados. Os meios não foram todos os que queríamos”, sustentou.

Em jeito de balanço do seu mandato de seis anos, Joana Marques Vidal considerou que se iniciou “um caminho de modernização do Ministério Público“.

“Esse caminho passa por uma reorganização estrutural e departamental que permite uma maior flexibilização no desempenho das funções, designadamente no âmbito da ação penal, por uma formação mais exigente dos magistrados e pelo rigor da ação”, afirmou.

Questionada pelos jornalistas sobre quem a informou da designação, a atual procuradora não quis avançar muito detalhes: “Foi um passarinho“, atirou.

Marques Vidal não se pronuncia sobre a nomeação

Relativamente à nomeação de Lucília Gago – que iniciará funções a partir de 12 de outubro -, Joana Marques Vidal disse que “não tem de se pronunciar” sobre a nomeação.

Não me compete. A nova procuradora-geral da República foi legalmente escolhida de acordo com o que a Constituição diz. A procuradora-geral da República não é ouvida no processo”, esclareceu.

A Constituição estabelece que “o mandato do procurador-geral da República tem a duração de seis anos”, disse Marques Viral, notando que compete ao Presidente da República “nomear e exonerar, sob proposta do Governo” o titular do cargo.

Marques Vidal desejou ainda as “maiores felicidades” a Lucília Gago, magistrada de 62 ano, cuja nomeação foi tornada pública esta quinta-feira à noite.

Quanto ao futuro, Marques Vidal defendeu que “a corrupção deve continuar a ser um mote do Ministério Público” acrescentando que “é essencial que seja [um mote] assumido por toda a comunidade e que, politicamente, seja considerado um desígnio nacional”.

“Temos um grande caminho a fazer”, rematou Joana Marques Vidal.

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações ao jornalistas à margem da mesma conferência sobre o combate à corrupção, escusou-se a fazer “um balanço” do mandato de Joana Marques Vidal.

“Está fora de causa no contexto da sucessão. Aquilo que está em causa não é a avaliação que é feita do mandato: é o princípio de que a existência de um único mandato é a solução que melhor respeita a autonomia do Ministério Público”, sustentou.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Os “amigos” de Sócrates mexeram nos cordelinhos. Agora vamos ver o “sorteio” do juiz da instrução. Afinal o PS ainda manda nisto tudo.
    Como poderia alguém que finalmente começou a tratar todos por igual manter-se no cargo? Os políticos podem não fazer muito pelo povo mas por eles fazem .

RESPONDER

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …