Marques Vidal diz que hipótese de recondução nunca lhe foi colocada

Tiago Petinga / Lusa

A atual procuradora da República cessa funções no próximo mês de outubro

Joana Marques Vidal, atual procuradora geral da República, disse nesta sexta-feira que a hipótese de recondução para um novo mandato nunca lhe foi colocada, revelando ainda que só soube da decisão ontem à noite.

Em reação à nomeação de Lucília Gago para assumir a Procuradoria da República, Marques Vidal sublinhou que a hipótese de continuar no cargo nunca lhe foi proposta. “Só soube ontem às oito da noite”, disse, em declarações aos jornalistas à margem de uma conferência em Lisboa sobre o combate à corrupção.

“Posso esclarecer que a hipótese nunca me foi colocada”, assegurou.

Joana Marques Vidal considerou que a não recondução faz parte da “normalidade do funcionamento das instituições democráticas”, sublinhando que termina o mandato de “consciência tranquila” reconhecendo, contudo, que “muita coisa ficou por fazer“.

“Tenho pena do que não consegui fazer. Temos limitações e temos de ter opções”, sustentou Marques Vidal, enunciado as dificuldades da falta de meios.

A atual procuradora frisou ainda que não houve entrada de magistrados durante dois anos: “Houve uma carência que só conseguiu ser ultrapassada pelo grau de empenho dos magistrados. Os meios não foram todos os que queríamos”, sustentou.

Em jeito de balanço do seu mandato de seis anos, Joana Marques Vidal considerou que se iniciou “um caminho de modernização do Ministério Público“.

“Esse caminho passa por uma reorganização estrutural e departamental que permite uma maior flexibilização no desempenho das funções, designadamente no âmbito da ação penal, por uma formação mais exigente dos magistrados e pelo rigor da ação”, afirmou.

Questionada pelos jornalistas sobre quem a informou da designação, a atual procuradora não quis avançar muito detalhes: “Foi um passarinho“, atirou.

Marques Vidal não se pronuncia sobre a nomeação

Relativamente à nomeação de Lucília Gago – que iniciará funções a partir de 12 de outubro -, Joana Marques Vidal disse que “não tem de se pronunciar” sobre a nomeação.

Não me compete. A nova procuradora-geral da República foi legalmente escolhida de acordo com o que a Constituição diz. A procuradora-geral da República não é ouvida no processo”, esclareceu.

A Constituição estabelece que “o mandato do procurador-geral da República tem a duração de seis anos”, disse Marques Viral, notando que compete ao Presidente da República “nomear e exonerar, sob proposta do Governo” o titular do cargo.

Marques Vidal desejou ainda as “maiores felicidades” a Lucília Gago, magistrada de 62 ano, cuja nomeação foi tornada pública esta quinta-feira à noite.

Quanto ao futuro, Marques Vidal defendeu que “a corrupção deve continuar a ser um mote do Ministério Público” acrescentando que “é essencial que seja [um mote] assumido por toda a comunidade e que, politicamente, seja considerado um desígnio nacional”.

“Temos um grande caminho a fazer”, rematou Joana Marques Vidal.

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações ao jornalistas à margem da mesma conferência sobre o combate à corrupção, escusou-se a fazer “um balanço” do mandato de Joana Marques Vidal.

“Está fora de causa no contexto da sucessão. Aquilo que está em causa não é a avaliação que é feita do mandato: é o princípio de que a existência de um único mandato é a solução que melhor respeita a autonomia do Ministério Público”, sustentou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Os “amigos” de Sócrates mexeram nos cordelinhos. Agora vamos ver o “sorteio” do juiz da instrução. Afinal o PS ainda manda nisto tudo.
    Como poderia alguém que finalmente começou a tratar todos por igual manter-se no cargo? Os políticos podem não fazer muito pelo povo mas por eles fazem .

RESPONDER

Neuralink divulga vídeo de macaco a jogar videojogo com a mente

A Neuralink, empresa de implantes cerebrais do empresário Elon Musk, divulgou na quinta-feira um vídeo que mostra a tecnologia a funcionar em macacos. No vídeo, um cientista da Neuralink explica a forma como a empresa implantou …

Obra de Paula Rego vai a leilão com estimativa de um milhão de libras

A obra “The Aunt (Nada)”, da pintora portuguesa Paula Rego, vai ser leiloada pela Phillips, em Londres, na quinta-feira, com uma estimativa de venda entre 800 mil e 1,2 milhões de libras (922 mil a …

Minerar bitcoin na China vai gerar mais emissões de carbono do que as de toda a República Checa

Um novo estudo estima que o processo de mineração de bitcoin na China poderá gerar em breve 130,50 milhões de toneladas de emissões de carbono por ano (mais do que a produção anual de toda …

Chelsea 0-1 FC Porto | Adeus com sentimento de injustiça

Difícil de lidar. O Porto mostrou capacidade para afastar o poderoso Chelsea nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, mas ficou a um golo de levar a eliminatória para prolongamento, acabando afastado. Após a derrota por 2-0 …

Suíça cria a moeda mais pequena do mundo com a imagem de Einstein

Com a famosa imagem de Albert Einstein a mostrar a língua, e com apenas 2,96 mm de diâmetro, é necessário o recurso a uma lupa para conseguir apreciar o objeto. Esta é a  moeda mais …

Citroën apresenta o seu novo topo de gama. O C5 X promete audácia e inovação

A Citroën apresentou o C5 X, uma carrinha sobrelevada ao estilo de crossover, que faz uma maior apologia da tecnologia, do conforto e de um desenho mais irreverente face aos rivais que se encontram no …

J-Lo, H.E.R. e Foo Fighters em concerto para financiar vacinas contra a covid-19

As cantoras Jennifer Lopez e H.E.R. são duas das participantes num espetáculo especial, que será transmitido a nível global, no próximo dia 8 de maio, com o objetivo de angariar fundos para as vacinas contra …

"Indecente e imoral". Paquistão em guerra aberta com o TikTok, a rede social mais popular do país

O TikTok é a rede social mais popular no Paquistão, mas a aplicação mostra um lado do país que não se alinha com a sua imagem conservadora. Em 2019, o TikTok tornou-se a segunda aplicação mais …

Joe Biden promete retirar todas as tropas do Afeganistão até 11 de setembro de 2021

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai propor a retirada de todas as tropas do Afeganistão até ao dia 11 de setembro de 2021, no vigésimo aniversário do ataque ao World Trade Center. Segundo o …

120 anos depois, IA ajuda a recriar pintura escondida sob obra-prima de Picasso

A Inteligência Artificial (IA) ajudou a recriar uma obra de arte que esteve escondida sob uma pintura de Pablo Picasso durante quase 120 anos. Uma misteriosa paisagem esconde-se debaixo da superfície visível de La Miséreuse Accroupie …