Marcelo quer OE aprovado à esquerda (e sem o dedo de Rio). Governo já namora o Bloco de Esquerda

José Coelho / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, quer ver o Orçamento do Estado para 2021 viabilizado à esquerda, sem o apoio do PSD de Rui Rio.

Fontes presentes nas reuniões que o Chefe de Estado foi tendo com os partidos revelaram à Rádio Renascença que o Chefe de Estado não quer Rui Rio a participar nas negociações para aprovar o OE para 2021, que tem de entrar no Parlamento até 15 de outubro.

Segundo as mesmas fontes, Marcelo Rebelo de Sousa Presidente chegou mesmo a dizer que Rui Rio não pode continuar a ter uma posição colaboracionista com o Governo, como teve em algumas ocasiões e sobretudo no orçamento suplementar.

Marcelo teme uma cisão no PSD, onde não falta, segundo escreve a Rádio Renascença, vontade para levar a cabo uma revolução.

O Presidente já esta quinta-feira deixou uma aviso, pedindo diálogo entre as partes de forma a evitar crises políticas num período de crise pandémica. Pouco depois, Rui Rio disse que as declarações de Marcelo revelam bom senso, parecendo evidenciar que vai colocar-se à margem da negociações com o Governo para a aprovação do OE.

“Acho que é uma declaração de bom senso e espero que não haja crises políticas, como presidente do PSD, mas direi que a coisa não é muito comigo, porque o Orçamento do Estado vai ser construído pelo PS, pelo Bloco de Esquerda e pelo PCP, e o PSD, nessas circunstâncias, é um espetador atento”, afirmou Rui Rio.

Governo retoma negociações em São Bento

De olhos postos no OE para 2021 está também o Governo. O primeiro-ministro reúne-se esta sexta-feira, em São Bento, com BE, PAN e PEV para procurar um acordo político de legislatura, incluindo desde logo a aprovação do Orçamento do Estado para 2021.

Fonte do executivo adiantou à agência Lusa que o PCP solicitou “um reagendamento da reunião” com António Costa e que os contactos com os comunistas “vão prosseguir ao nível técnico”. No período da manhã, António Costa vai receber primeiro o Bloco de Esquerda e depois o PAN. Na parte da tarde, o líder do executivo irá reunir-se com o PEV.

No final destas reuniões, não estão previstas nem recolha de imagens, nem declarações, tal como já aconteceu em anteriores reuniões de António Costa com os líderes do BE, Catarina Martins, e do PCP, Jerónimo de Sousa, em São Bento.

De acordo com o semanário Expresso, os bloquistas parecem mais interessados num acordo com o Governo do que os comunistas – e o Governo responde no “namoro”.

O pedido de reagendamento do PCP parece indiciar que os comunistas não pretendem repetir o entendimento da legislatura passada. Contudo, fonte do partido disse ao Expresso que o pedido de reagendamento está relacionado com a agenda pessoal do PCP.

“Não há nada agendado por questões de calendário nosso”, disse.

Do lado do Bloco de Esquerda, os indícios parecem ser outros até porque o partido já elencou as suas exigências – e o Governo acenou com um sim.

O fim do fator de sustentabilidade que penaliza as reformas dos trabalhadores de profissões de desgaste rápido, a redução do IVA da eletricidade e a contratação de mais profissionais para o SNS são as exigências do Bloco.

O Governo tinha já respondido afirmativamente ao dois últimos pontos e, esta sexta-feira, após reunião de Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva garantiu que o o fator de sustentabilidade deixará mesmo de ser aplicado às profissões de desgaste rápido.

Questionada sobre o motivo pelo  de a medida ter sido tomada agora, a ministra de Estado e da Presidência apenas respondeu que “este ano não foi um ano normal para nenhum de nós e também não foi para o processo legislativo”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A romaria segue, vivam as selfies e os bitytes
    O politico mais populista desde o 25 de Abril não quer tomar decisões em tempo de crise.
    e… envia recados a corja que o acompanha diariamente.

  2. Se Marcelo não quer e o mesmo recado já o ouvi da boca de António Costa, portanto só restará a este, novo casamento com a extrema-esquerda, o que irá acontecer, embora estes façam figura de amuados acabarão por ceder, estão entalados, ou cedem e o governo continua, ou votam contra e ficarão como responsáveis pela queda do governo, contingências de um mau casamento, enquanto os partidos à direita do PS não poderão ser responsabilizados pelo que vier a acontecer, seja bom ou mau.

  3. Copy-paste não é para todos. É preciso um pós-doutorado em copy-paste.
    É tão pitoresco, pelo menos não são arrogantes, pois uma combinação besteira/arrogancia costuma ser triste

RESPONDER

Já há dois clubes interessados em José Mourinho

Celtic e Valência estão a sondar a possível contratação de José Mourinho, que rescindiu contrato com o Tottenham esta segunda-feira. José Mourinho ainda há pouco tempo rescindiu contrato com o Tottenham, mas já há clubes interessados …

TAP vai ter de dispensar ainda mais trabalhadores, revela secretário de Estado Santos Mendes

A TAP não tem mais meios disponíveis para ajudar a Groundforce, pelo que existe a "possibilidade" de os trabalhadores ficarem sem os salários de maio. Em entrevista ao Tudo é Economia, da RTP3, Hugo Santos Mendes, …

PSD reúne-se com generais contra a lei do Governo para reforma das Forças Armadas

Os sociais-democratas vão receber os mais altos representantes dos oficiais generais na reserva que têm criticado publicamente a proposta de lei do governo para reformar o comando superior das Forças Armadas que visa reforçar o …

Duplicou percentagem de pessoas que recusam a vacina contra a covid-19

Entre 16 de março e 18 de abril, a percentagem de pessoas que respondeu "não" ao SMS da vacinação contra a covid-19 duplicou. Até domingo, dia 18 de abril, as autoridades de saúde enviaram quase 855 …

Esqueletos em jarros gigantes desenterrados em necrópole da Córsega

Uma equipa de arqueólogos desenterrou mais de 40 túmulos datados de meados do primeiro milénio d.C. Os trabalhos de escavação decorreram na comuna de Île-Rousse, na Córsega, em pleno Mar Mediterrâneo. A descoberta da necrópole da …

Oposição sobe salários dos técnicos de diagnóstico à revelia do Governo

Esta terça-feira, os deputados da oposição de um grupo de trabalho na Assembleia da República aprovaram mudanças na carreira dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica e aumentaram a tabela salarial contra o PS e …

Portugal vai recomendar uso da vacina da Johnson & Johnson a maiores de 60 anos

Depois de a Agência Europeia do Medicamento (EMA) ter concluído que os benefícios da vacina da Johnson & Johnson superam os riscos, Portugal deverá usá-la em maiores de 60 anos. Esta terça-feira, a Agência Europeia do …

Uma epidemia de coronavírus pode ter atingido a Ásia há 25 mil anos

Um novo estudo sugere que um antigo coronavírus, ou um patógeno intimamente relacionado, desencadeou uma epidemia no leste asiático há cerca de 25 mil anos. David Enard, geneticista evolucionário da Universidade do Arizona, em Tucson, analisou …

Superliga Europeia está oficialmente suspensa após 48 horas de vida

Os criadores da Superliga Europeia de futebol revelaram esta terça-feira à noite, em comunicado, que pretendem remodelar aquela competição, depois de os seis clubes ingleses terem anunciado o seu abandono. “Apesar da anunciada partida dos clubes …

Enriquecimento injustificado. Depois do ralhete de Marcelo, todos os partidos admitem mexer na lei

O Partido Socialista insistia que a lei que visa criminalizar quem não declara acréscimo de rendimentos já existe. Agora, depois do apelo do Presidente da República, já admite que há "aperfeiçoamentos" a fazer. Na segunda-feira, o …