/

Marcelo escolhe sábado de manhã para empossar Governo

Manuel de Almeida / Lusa

O Presidente da Repúlica, Marcelo Rebelo de Sousa

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, reservou a manhã de sábado para dar posse ao novo Governo. A data está dependente da primeira reunião da Assembleia da República, agendada para sexta-feira.

A tomada de posse do Governo surge após o Tribunal Constitucional não ter considerado a queixa do PSD sobre os votos do círculo eleitoral dos emigrantes. Desta forma, Marcelo Rebelo de Sousa “reservou” o sábado de manhã para dar início à próxima legislatura ao empossar o novo Governo.

“Penso que se deve estar a saber da parte da Assembleia da República quando é a primeira reunião da AR. Se ela for na próxima sexta-feira é possível dar posse no sábado de manhã. Mas vamos esperar aquilo que a AR vai decidir, sendo que eu reservei o sábado de manhã para esse efeito, mas se for mais cedo ou mais tarde”, disse Marcelo aos jornalistas, à saída da CIP, citado pelo Jornal Económico.

A cerimónia deverá acontecer no Palácio da Ajuda, na manhã do dia 26 de outubro. Da última vez que António Costa foi empossado, o presidente era Cavaco Silva.

Questionado sobre a dimensão do Governo, Marcelo rejeitou tecer comentários, considerando apenas que entendeu que todos os nomes que lhe foram enviados deveriam ser aceites.

Cada primeiro-ministro escolhe a equipa que considera adequada, na orgânica, na dimensão e nas pessoas para realizar aquilo que quer realizar”, disse. “O Presidente da República limita-se a avaliar se são respeitados os limites legais e constitucionais e se não há nenhuma objeção que se coloque aquilo que é a proposta de nomes do primeiro-ministro”, acrescentou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.