Marcelo escolhe sábado de manhã para empossar Governo

Manuel de Almeida / Lusa

O Presidente da Repúlica, Marcelo Rebelo de Sousa

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, reservou a manhã de sábado para dar posse ao novo Governo. A data está dependente da primeira reunião da Assembleia da República, agendada para sexta-feira.

A tomada de posse do Governo surge após o Tribunal Constitucional não ter considerado a queixa do PSD sobre os votos do círculo eleitoral dos emigrantes. Desta forma, Marcelo Rebelo de Sousa “reservou” o sábado de manhã para dar início à próxima legislatura ao empossar o novo Governo.

“Penso que se deve estar a saber da parte da Assembleia da República quando é a primeira reunião da AR. Se ela for na próxima sexta-feira é possível dar posse no sábado de manhã. Mas vamos esperar aquilo que a AR vai decidir, sendo que eu reservei o sábado de manhã para esse efeito, mas se for mais cedo ou mais tarde”, disse Marcelo aos jornalistas, à saída da CIP, citado pelo Jornal Económico.

A cerimónia deverá acontecer no Palácio da Ajuda, na manhã do dia 26 de outubro. Da última vez que António Costa foi empossado, o presidente era Cavaco Silva.

Questionado sobre a dimensão do Governo, Marcelo rejeitou tecer comentários, considerando apenas que entendeu que todos os nomes que lhe foram enviados deveriam ser aceites.

Cada primeiro-ministro escolhe a equipa que considera adequada, na orgânica, na dimensão e nas pessoas para realizar aquilo que quer realizar”, disse. “O Presidente da República limita-se a avaliar se são respeitados os limites legais e constitucionais e se não há nenhuma objeção que se coloque aquilo que é a proposta de nomes do primeiro-ministro”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

CGD prepara-se para pagar 300 milhões em dividendos ao Estado

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) prepara-se para entregar ao Estado cerca de 300 milhões de euros em dividendos, o que irá ajudar o Governo a compor o Orçamento do Estado do próximo ano. O banco …

Infarmed nega fármaco para cancro da mama a mulheres jovens, denuncia oncologista

A oncologista Fátima Cardoso denuncia que o novo medicamento foi aprovado pelo Infarmed para ser administrado em mulheres após a menopausa. Fátima Cardoso, médica oncologista, lamenta que a Autoridade do Medicamento (Infarmed) autorize apenas para …

"A precariedade mata." Anas Kournif imolou-se e gerou uma onda de protesto nas universidades francesas

Anas Kournif, um aluno de Ciência Política, perdeu os 450 euros que recebia em bolsas por ser repetente pela segunda vez. Num ato de desespero, imolou-se na passada sexta-feira, em Lyon, França. Anas Kournif, um estudante …

Diretores das escolas vão decidir tamanho das turmas (e algumas poderão ser ainda maiores)

Os diretores escolares vão ter liberdade para criar turmas de diferentes dimensões, podendo haver agrupamentos com turmas pequenas e outras com uma "dimensão ligeiramente superior ao que já acontece". Tiago Brandão Rodrigues explicou, em entrevista à …

Impeachment de Trump. Novas provas, testemunhas e teorias da conspiração

No primeiro dia de audiência do processo de impeachment a Donald Trump, as principais testemunhas foram ouvidas, foram apresentadas novas provas e ficou reforçada a ideia de que Trump usou as relações diplomáticas para atacar …

Iniciativa Liberal pede ao Governo que não avance com prémio de assiduidade na função pública

O deputado único da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, entregou na quarta-feira na Assembleia da República um projeto de resolução que recomenda ao Governo que não implemente um sistema de incentivos à assiduidade dos funcionários …

Consumo de refrigerantes baixou após introdução de novos impostos

Os novos escalões de impostos para bebidas açucaradas podem ter feito com que os portugueses consumam menos refrigerantes. A receita fiscal obtida pelo Estado com este imposto baixou desde que as novas regras foram implementadas. Além …

"Podem voltar a ver basebol". Ibrahimovic diz adeus aos LA Galaxy

O futebolista sueco Zlatan Ibrahimovic, que atuou nos Los Angeles Galaxy (LA Galaxy) nas últimas duas temporadas, despediu-se esta quarta-feira do clube norte-americano através da sua conta na rede social Twitter, sem desvendar o futuro …

OE2020. Costa quer implementar medidas para as empresas em troca de aumentos de salários

No primeiro debate quinzenal da legislatura, António Costa recusou na quarta-feira falar em "contrapartidas", na reunião da Concertação Social e no Parlamento. Ao invés disso, o primeiro-ministro disse que, a par da "evolução dos salários", …

Nuno Manta Santos é o novo treinador do Desportivo das Aves

O treinador Nuno Manta Santos, que abandonou na segunda-feira o comando técnico do Marítimo, vai orientar o Desportivo das Aves até junho de 2021, oficializou hoje o lanterna-vermelha da I Liga de futebol. "Nuno Manta Santos …