Marcelo quer a normalidade, peritos a cautela. Governo decide amanhã (com uma polémica em mãos)

António Pedro Santos / Lusa

Esta quarta-feira, o Governo reúne-se em Conselho de Ministros para avaliar as próximas etapas do desconfinamento. De um lado, Marcelo Rebelo de Sousa defende que é preciso voltar à normalidade; mas os peritos sugerem manter o mesmo modelo de avaliação de risco.

Marcelo Rebelo de Sousa discorda dos peritos. Para o Presidente da República, é importante regressar à normalidade possível e recuperar tanto a economia como a vida social, uma intenção já manifestada mais do que uma vez.

Na reunião da semana passada, os peritos foram desafiados a desenhar outro modelo de desconfinamento capaz de enquadrar os efeitos da vacinação e a situação atual da pandemia, que se mantém com uma incidência baixa.

Mas os especialistas sugeriram a continuidade do modelo.

À saída do encontro, a própria ministra da Saúde, Marta Temido, referiu que a atual matriz de risco serve como um “alerta” e o primeiro-ministro, apesar de não se ter pronunciado, tem dito que “não é pelo facto de haver incumprimento das regras que elas deixam de ser legítimas”.

O semanário Expresso avança que as principais incógnitas se prendem com a limitação horária para o funcionamento de restaurantes e similares, para as limitações de ocupações de espaço (também para a realização de eventos) e ainda para a abertura de bares e discotecas.

Além da perceção pública e do cansaço pandémico, identificado pelos especialistas, o Governo tem agora em mãos um assunto espinhoso: a polémica em torno da final da Liga dos Campeões. Na quarta-feira, decide qual dos pratos da balança pesa mais.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mesmo modelo pelo menos até à última semana de Setembro. Aí sim, efetuar uma avaliação e decidir sobre os próximos passos.

    • O mesmo modelo já não serve, e até o presidente hipocondríaco já percebeu isso.
      Apenas os especialistas que não acertam uma, não o querem assumir porque voltar à normalide significa eles voltarem ao anonimato.

      O modelo actual fazia sentido em fevereiro, quando o numero de infectados estava directamente correlacionado com o numero de internamentos, UCI e por conseguinte óbitos.
      Hoje infectados significa apenas e somente isso.
      O numero de infectados tem vindo a subir enquanto os óbitos tem estado a baixo de 5 e muitos dias da semana a 0. Com excepção do fim de semana em que ouve aumento de internamentos, a tendência tem sido a descer, hoje ouve uma grande descida, e as UCIs tem o mesmo padrão.

      Se vamos esperar até Setembro para alterar o modelo e com isso perdemos a melhor época para a economia, arriscamos a um inverno com muitas falências e despedimentos, não esquecer que os apoios vão acabar porque a bazuca vai chegar na forma de bisnaga e já nem para mandar cantar um cego o dinheiro nos cofres chega.
      Não havendo o risco de óbitos que existia, a infecção não passa mesmo de uma gripe (para muitos nem isso)

  2. A questão é que a vacinação, creio que os 70% serão atingidos, se tudo decorrer dentro do previsto, em Agosto dai o meu comentário anterior.

    Não vou rotular outras perspetivas, visto isto ser uma opinião — todas valem o que valem (não pertenço à comunidade cientifica.)

RESPONDER

Vereador de Gondomar acusado de usar carro para fins pessoais

O vereador da Câmara de Gondomar José Fernando Moreira está a ser vigiado pela PSP, por usufruir de uma viatura alugada para uso oficial, combustível, portagens e estacionamento. O vereador da Câmara de Gondomar foi acusado, …

"Compromisso renovado da América". Cimeira da NATO em Bruxelas conta com a presença de Joe Biden

Os chefes de Estado e de Governo da NATO reúnem-se esta segunda-feira em Bruxelas para renovar os votos com a defesa coletiva e reforçar o compromisso de futuro da aliança transatlântica. Será o primeiro encontro com …

"Pior que os comunistas". Iniciativa Liberal arrasado após arraial de Santo António

O arraial de Santo António organizado pelo partido Iniciativa Liberal (IL), em Lisboa, levantou uma onda de críticas. Há quem fale em "tolice completa" e Rui Rio diz que ainda foi "pior que os comunistas", …

"Europa sem barreiras". Costa assina certificado digital que começa a ser emitido já esta semana

O primeiro-ministro, António Costa, considerou esta segunda-feira que o certificado covid-19 da União Europeia (UE) para facilitar a circulação cria uma “oportunidade de viajar em liberdade e em segurança”, avisando que se devem manter algumas …

Debandada de ingleses não fez baixar os preços no Algarve (que até podem subir)

Os preços dos alojamentos no Algarve não baixaram, apesar da debandada de turistas ingleses após Portugal ter saído da lista verde do Reino Unido. Ainda assim, a taxa de ocupação chegou mesmo aos 85% em vários …

Segurança Social transferiu 788 mil euros por engano. Conta de desempregado bloqueada

A Segurança Social enganou-se e transferiu 788 mil euros para a conta de um beneficiário de subsídio de desemprego. A transferência fez disparar alerta no sistema bancário, dando origem a processo por abuso de confiança …

Djokovic vence em Roland Garros, mas Tsitsipas teve uma palavra a dizer

O tenista sérvio Novak Djokovic impôs-se ao grego Stefanos Tsitsipas na final de Roland Garros e conquistou, pela segunda vez na carreira, o título do segundo 'major' da temporada, que terminou hoje em Paris. O número …

Boris Johnson deverá anunciar hoje adiamento do desconfinamento em Inglaterra

A última fase de desconfinamento estava prevista para 21 de junho, mas deverá ser adiada para 19 de julho em Inglaterra. O primeiro-ministro britânico deverá anunciar a decisão oficial em conferência de imprensa. O desconfinamento em …

Variante Delta deverá tornar-se dominante em Portugal (mas “não há razões para alarme")

A variante Delta está a crescer exponencialmente no Reino Unido. Em Portugal também já há "transmissão comunitária" e devido à elevada capacidade de transmissão é provável que este número cresça. Conhecida como Delta, a nova variante …

Sporting vence na Luz e sagra-se campeão português de futsal

O Sporting sagrou-se hoje campeão português de futsal pela 16.ª vez, ao vencer em casa do Benfica, que defendia o título, por 6-2, no quarto jogo da final. Pauleta (10 minutos), Tomás Paço (10), Pany Varela …