Marcelo pediu “relatórios” sobre situação dos imigrantes em Odemira

Mário Cruz / Lusa

O Presidente da República está à espera de “relatórios” sobre a situação laboral e epidemiológica dos imigrantes em Odemira e, em junho, fará uma Presidência Aberta no Alentejo.

De acordo com o semanário Expresso, Marcelo Rebelo de Sousa pediu às suas assessorias que fizessem “relatórios” com dados sobre a situação laboral e epidemiológica dos imigrantes que vivem e trabalham no concelho de Odemira, no distrito de Beja. Mal os receba, falará com o primeiro-ministro, confirmou o jornal.

Além disso, o chefe de Estado, que já tem uma visita marcada ao Minho, está também a preparar uma Presidência Aberta no Alentejo, no mês de junho, o que lhe permitirá reavaliar a situação.

Segundo o semanário, o Presidente deu instruções, esta segunda-feira, à sua Casa Civil para ajudar a desbloquear o confronto entre Governo e privados, no âmbito da requisição civil do complexo turístico ZMar Eco Experience, para alojar pessoas em confinamento obrigatório ou permitir o seu isolamento profilático.

O Ministério da Administração Interna (MAI), tutelado por Eduardo Cabrita, terá dado instruções para bloquear a entrada no local do advogado dos privados que contestam a requisição das suas casas. O Expresso escreve que “Marcelo pôs o Chefe da sua Casa Civil a explicar ao MAI que tinha de se desbloquear o acesso por estar em causa um advogado”.

O ZMar Eco Experience tem um total de 260 habitações, das quais cerca de 100 são do complexo e as outras 160 são particulares. Esta segunda-feira, o bastonário da Ordem dos Advogados, Luís Menezes Leitão, veio defender que a requisição temporária do Zmar não podia abranger casas privadas, sob pena de violar a Constituição.

As autoridades já identificaram em Odemira um total de 22 situações de alojamento de trabalhadores agrícolas com deficiências, por falta de salubridade ou por sobrelotação, revelou esta segunda-feira o autarca José Alberto Guerreiro.

O SEF revelou também que tem a decorrer 32 inquéritos em diversas comarcas do Alentejo, seis dos quais em Odemira, pelos crimes de tráfico de pessoas, auxílio à imigração ilegal e angariação de mão-de-obra ilegal.

Já o Ministério Público de Odemira revelou que tem em curso 11 inquéritos sobre auxílio à imigração ilegal para efeitos de exploração laboral, disse à agência Lusa fonte da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Convite para conferência sobre poderes presidenciais

Segundo o jornal Público, o Presidente da República foi convidado para intervir na sessão de abertura de uma conferência sobre os poderes presidenciais organizada pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP), que se vai realizar esta sexta-feira, a partir das 15h00.

Em declarações ao matutino, Diogo Feio, professor na FDUP, explicou que o tema escolhido foi “pensado para a comunidade académica, tomando em atenção que este foi ano de eleições Presidenciais e que o Presidente da República tem um lugar central no nosso sistema de Governo determinado pela Constituição”.

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito Presidente da República, no passado dia 24 de janeiro, com 60,7% dos votos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Pessoas como nós". Presidente da República alerta contra indiferença no Dia Mundial do Refugiado

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou contra a indiferença e os "discursos oportunistas" numa mensagem alusiva ao Dia Mundial do Refugiado, que hoje se assinala. “Este ano sob o mote ‘Juntos cuidamos, aprendemos …

Três portugueses entre os cinco mortos em colapso de escola na Bélgica

No dia de ontem, as autoridades belgas confirmaram a morte de cinco pessoas, entre as quais três portugueses, no desabamento de uma escola em obras na cidade de Antuérpia, na Bélgica. Para além dos dois corpos …

Descoberto mecanismo que pode aumentar a expectativa de vida

Ao longo do tempo foram descobertas várias causas para o envelhecimento, mas permanece a questão de saber se existem mecanismos subjacentes comuns que determinam o envelhecimento e a expectativa de vida. Um equipa de investigadores do …

"Trabalhador atravessou faixa de rodagem". MAI diz que carro de Cabrita não se despistou

O Ministério da Administração Interna esclareceu que não existia sinalização para alertar os condutores dos “trabalhos de limpeza em curso" na autoestrada A6, no Alentejo, na sexta-feira, quando a viatura do ministro atropelou mortalmente um …

Caracol carrega o menor computador do mundo (e desvenda mistério sobre extinção em massa)

A decisão de introduzir caracóis não nativos no Taiti levou à extinção de 56 espécies de caramujos arbóreos. Contudo, uma das espécies sobreviveu. Para perceber como este "milagre" aconteceu, uma equipa usou o menor computador …

Cientistas estudam a presença de água líquida em exoluas de planetas "fugitivos"

Astrofísicos calcularam que tais sistemas poderiam abrigar água suficiente para tornar a vida possível - e sustentá-la. A água - no estado líquido - é o elixir da vida. Tornou a vida possível na Terra e …

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Polónia | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …

Já pode ajudar a NASA a batizar o manequim que vai até à Lua

A agência espacial norte-americana está a pedir ajuda para batizar o "Moonikin", o manequim que vai a bordo da nave Orion, durante a missão lunar Artemis I, ainda este ano. Quando a nave espacial Orion, da …

Portugal em Europeus: as últimas três derrotas foram (todas) contra a Alemanha

Em 90 minutos, Portugal não era derrotado numa fase final de um Europeu desde a estreia no Europeu 2012. Recorde as seleções que bateram Portugal, até agora. "Já não posso ver os franceses à frente". Esta …