Marcelo pediu “relatórios” sobre situação dos imigrantes em Odemira

Mário Cruz / Lusa

O Presidente da República está à espera de “relatórios” sobre a situação laboral e epidemiológica dos imigrantes em Odemira e, em junho, fará uma Presidência Aberta no Alentejo.

De acordo com o semanário Expresso, Marcelo Rebelo de Sousa pediu às suas assessorias que fizessem “relatórios” com dados sobre a situação laboral e epidemiológica dos imigrantes que vivem e trabalham no concelho de Odemira, no distrito de Beja. Mal os receba, falará com o primeiro-ministro, confirmou o jornal.

Além disso, o chefe de Estado, que já tem uma visita marcada ao Minho, está também a preparar uma Presidência Aberta no Alentejo, no mês de junho, o que lhe permitirá reavaliar a situação.

Segundo o semanário, o Presidente deu instruções, esta segunda-feira, à sua Casa Civil para ajudar a desbloquear o confronto entre Governo e privados, no âmbito da requisição civil do complexo turístico ZMar Eco Experience, para alojar pessoas em confinamento obrigatório ou permitir o seu isolamento profilático.

O Ministério da Administração Interna (MAI), tutelado por Eduardo Cabrita, terá dado instruções para bloquear a entrada no local do advogado dos privados que contestam a requisição das suas casas. O Expresso escreve que “Marcelo pôs o Chefe da sua Casa Civil a explicar ao MAI que tinha de se desbloquear o acesso por estar em causa um advogado”.

O ZMar Eco Experience tem um total de 260 habitações, das quais cerca de 100 são do complexo e as outras 160 são particulares. Esta segunda-feira, o bastonário da Ordem dos Advogados, Luís Menezes Leitão, veio defender que a requisição temporária do Zmar não podia abranger casas privadas, sob pena de violar a Constituição.

As autoridades já identificaram em Odemira um total de 22 situações de alojamento de trabalhadores agrícolas com deficiências, por falta de salubridade ou por sobrelotação, revelou esta segunda-feira o autarca José Alberto Guerreiro.

O SEF revelou também que tem a decorrer 32 inquéritos em diversas comarcas do Alentejo, seis dos quais em Odemira, pelos crimes de tráfico de pessoas, auxílio à imigração ilegal e angariação de mão-de-obra ilegal.

Já o Ministério Público de Odemira revelou que tem em curso 11 inquéritos sobre auxílio à imigração ilegal para efeitos de exploração laboral, disse à agência Lusa fonte da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Convite para conferência sobre poderes presidenciais

Segundo o jornal Público, o Presidente da República foi convidado para intervir na sessão de abertura de uma conferência sobre os poderes presidenciais organizada pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP), que se vai realizar esta sexta-feira, a partir das 15h00.

Em declarações ao matutino, Diogo Feio, professor na FDUP, explicou que o tema escolhido foi “pensado para a comunidade académica, tomando em atenção que este foi ano de eleições Presidenciais e que o Presidente da República tem um lugar central no nosso sistema de Governo determinado pela Constituição”.

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito Presidente da República, no passado dia 24 de janeiro, com 60,7% dos votos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Colisões de nuvens podem desencadear formação estelar

Colisões de nuvens podem desencadear formação estelar. A descoberta contribui para uma melhor compreensão da formação de estrelas massivas e do nascimento de aglomerados globulares. As estrelas formam-se pela contração gravitacional de nuvens de gás no …

Astrónomos identificam cinco planetas "Tatooine" que podem sustentar vida

Um novo estudo revelou que cinco sistemas conhecidos com planetas de estrelas duplas - como Tatooine, casa de Luke Skywalker no filme "Star Wars" - poderiam sustentar a vida. “Usamos dados colhidos pela nave espacial Kepler, …

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …