/

Marcelo acredita que o OE passa, mas “viver com o coração na boca” não é opção

Mário Cruz / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa está convicto de que o Orçamento do Estado para 2021 verá luz verde, mas sublinha que “não é maneira de viver andar de coração na boca a ver se OE passa ou não”.

O chefe de Estado acredita que o Orçamento do Estado para 2021 passa, pelo menos na primeira votação parlamentar no dia 28 de outubro, mas não arrisca quanto ao que se irá passar na votação final.

“As pessoas olham para o Orçamento e é quase dia a dia e algumas leis também. Tenho pena que esta seja a visão que existe”, sublinhou o Presidente da República, à margem de uma visita a Aljezur, frisando que não é possível alguém “planear a sua vida assim”.

Marcelo Rebelo de Sousa tem pedido consenso de modo a evitar uma crise política, mas está preocupado com o futuro. “Temos um plano de recuperação da economia que está em crise. É um plano a prazo. Eu gostaria que se pensasse o país a prazo e não de andar todos os dias a negociar as medidas para o dia seguinte ou para o Orçamento seguinte”, disse, citado pelo Observador.

Em relação ao OR2021, disse haver “condições para fechar e vê-lo passar”, por isso, o problema que se coloca é a falta de previsibilidade no futuro. “[Esse] já é um problema para o Presidente da República, que entra em funções a 9 de março do ano que vem.”

“Ninguém pode planear a sua vida assim, nenhuma empresa, família, pessoa. Passada a pandemia, não é maneira de viver. Estar sempre com o coração na boca sobre se o Orçamento passa ou não passa, se esta lei passa ou não passa”, apontou Marcelo.

Apesar de o futuro não ser uma preocupação no imediato, admite que, a médio prazo, vai querer uma clarificação sobre os acordos a longo prazo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.