Marcelo manteve agenda após três testes negativos. “10 metros não é alto risco”

Miguel A. Lopes / Lusa

O Presidente da República esclareceu, este domingo, que decidiu manter a agenda e a cerimónia comemorativa da Implantação da República depois de realizar três testes negativos.

No domingo, a Presidência da República disse ter sido informada, pelo próprio, que o conselheiro António Lobo Xavier está infetado com o vírus sars-Cov-2.

“Não tendo tido nenhuma proximidade de alto risco, 10 metros não é alto risco, tendo feito três testes ao longo de uma semana, todos negativos, acho que precisamente estou numa situação em que não contribuo para o risco relativamente às pessoas com as quais me encontro”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, em Vila Real.

O Presidente da República fez questão de esclarecer que fez um teste no dia seguinte, um outro no domingo e já hoje um terceiro, tendo todos dado resultado negativo à covid-19.

Questionado sobre se não ponderou fazer quarentena como a presidente da Comissão Europeia, que também participou no Conselho de Estado, Marcelo frisou que “tendo passado uma semana com três testes negativos foi entendido, naturalmente ponderando as regras sanitárias, que devia manter a cerimónia (5 de Outubro)”, que referiu ter sido simbólica e onde participaram 20 pessoas, e também o jantar com 10 pessoas em Vila Real.

Disse, no entanto, ter entendido que não devia ir à cerimónia da volta a Portugal em bicicleta, em Lisboa, onde o “ajuntamento provavelmente era muito superior àquele que era o indicado”.

Na terça-feira, acrescentou, tem um programa por videoconferência, só voltando a ter programa com participação presencial no dia a seguir.

“Em qualquer caso chamo a vossa atenção para o facto de que houve todas as precauções no distanciamento dos membros do Conselho de Estado, estão todos negativos e, no meu caso, estive sempre a mais de 10 metros do conselheiro Lobo Xavier, quer à entrada quer à saída, quer durante a reunião”, sublinhou.

Quanto a Ursula von der Leyen, referiu que a presidente da Comissão Europeia só fez o teste este domingo e “daí talvez explique também o facto de ter anunciado que até amanhã (terça-feira) estaria em quarentena”, e lembrou que há regras específicas para a União Europeia.

Marcelo Rebelo de Sousa salientou que tem o cuidado de, para proteger os outros, se “testar em média duas vezes por semana“. “E, aqui no caso foram três vezes no espaço de uma semana”, reforçou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19 só explica 27,5% do acréscimo de mortalidade

As mortes por covid-19 em Portugal entre 02 de março e 18 de outubro representam apenas 27,5% do acréscimo da mortalidade registado relativamente à média dos últimos cinco anos, revelou esta sexta-feira o Instituto Nacional …

PCP desafia Governo a renacionalizar os CTT

O secretário-geral do PCP desafiou hoje o Governo a responder "à chantagem" do "grupo Champalimaud", retirar-lhe a concessão do serviço postal e renacionalizar os CTT. A proposta foi feita por Jerónimo de Sousa depois de estar …

"Covid persistente" atinge cerca de 20% dos curados (mas não recuperados)

Um novo estudo britânico indica que vários pacientes podem apresentar sintomas e sequelas durante vários meses, mesmo depois de testarem negativo. Os casos de “covid persistente” afetam maioritariamente mulheres e idosos. Há ainda muito por descobrir …

Acuña já é destaque em Espanha: "Não é bom nos 100 metros, mas..."

O ex-jogador do Sporting será uma referência para Lopetegui e já demonstrou um grande nível no jogo da Liga dos Campeões contra o Rennes. Marcos Acuña chegou a Sevilha há um mês e meio mas começa …

Portagens devem manter preços em 2021

Os preços das portagens nas autoestradas deverão voltar a manter-se em 2021, a confirmar-se a estimativa da taxa de inflação homóloga, sem habitação, de -0,18% em outubro, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A fórmula …

Governo estuda novo confinamento total nas duas primeiras semanas de dezembro

O Governo está a ponderar decretar um novo confinamento total da população portuguesa nas duas primeiras semanas de dezembro. A notícia foi avançada esta sexta-feira pela TVI e, entretanto, confirmada por outros órgãos de informação. O …

Pelo menos 140 pessoas afogam-se no naufrágio mais mortal de 2020

Pelo menos 140 migrantes morreram afogados ao largo da costa senegalesa depois de a embarcação em que seguiam se ter incendiado e naufragado, avançou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O barco transportava 200 pessoas …

Nélson Évora terminou contrato com o Sporting

Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos Pequim2008, vai deixar o Sporting após o fim do contrato com o clube, no sábado, confirmou à "Lusa" fonte oficial do Sporting, esta sexta-feira. O atleta, …

Nova Zelândia aprova eutanásia. Mas rejeita legalização da marijuana

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou esta sexta-feira a Comissão Eleitoral. Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a …

Governo pondera novas medidas de apoio ao emprego e empresas

O Governo está a ponderar novas medidas de apoio ao emprego e às empresas em resposta ao agravamento da pandemia de covid-19, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro …