Marcelo manteve agenda após três testes negativos. “10 metros não é alto risco”

Miguel A. Lopes / Lusa

O Presidente da República esclareceu, este domingo, que decidiu manter a agenda e a cerimónia comemorativa da Implantação da República depois de realizar três testes negativos.

No domingo, a Presidência da República disse ter sido informada, pelo próprio, que o conselheiro António Lobo Xavier está infetado com o vírus sars-Cov-2.

“Não tendo tido nenhuma proximidade de alto risco, 10 metros não é alto risco, tendo feito três testes ao longo de uma semana, todos negativos, acho que precisamente estou numa situação em que não contribuo para o risco relativamente às pessoas com as quais me encontro”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, em Vila Real.

O Presidente da República fez questão de esclarecer que fez um teste no dia seguinte, um outro no domingo e já hoje um terceiro, tendo todos dado resultado negativo à covid-19.

Questionado sobre se não ponderou fazer quarentena como a presidente da Comissão Europeia, que também participou no Conselho de Estado, Marcelo frisou que “tendo passado uma semana com três testes negativos foi entendido, naturalmente ponderando as regras sanitárias, que devia manter a cerimónia (5 de Outubro)”, que referiu ter sido simbólica e onde participaram 20 pessoas, e também o jantar com 10 pessoas em Vila Real.

Disse, no entanto, ter entendido que não devia ir à cerimónia da volta a Portugal em bicicleta, em Lisboa, onde o “ajuntamento provavelmente era muito superior àquele que era o indicado”.

Na terça-feira, acrescentou, tem um programa por videoconferência, só voltando a ter programa com participação presencial no dia a seguir.

“Em qualquer caso chamo a vossa atenção para o facto de que houve todas as precauções no distanciamento dos membros do Conselho de Estado, estão todos negativos e, no meu caso, estive sempre a mais de 10 metros do conselheiro Lobo Xavier, quer à entrada quer à saída, quer durante a reunião”, sublinhou.

Quanto a Ursula von der Leyen, referiu que a presidente da Comissão Europeia só fez o teste este domingo e “daí talvez explique também o facto de ter anunciado que até amanhã (terça-feira) estaria em quarentena”, e lembrou que há regras específicas para a União Europeia.

Marcelo Rebelo de Sousa salientou que tem o cuidado de, para proteger os outros, se “testar em média duas vezes por semana“. “E, aqui no caso foram três vezes no espaço de uma semana”, reforçou.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Novo Banco. Carlos Costa pede para ser ouvido por videoconferência devido à sua idade e saúde

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, pediu à comissão de inquérito sobre o Novo Banco para ser ouvido remotamente, por videoconferência, devido à sua idade e fragilidades de saúde, segundo informação enviada …

O futuro dos 28 arguidos da Operação Marquês já está traçado

O futuro dos 28 arguidos da Operação Marquês, incluindo o do antigo primeiro-ministro José Sócrates e o do banqueiro Ricardo Salgado, está decidido. Uma fonte judicial adiantou ao Expresso que só o juiz Ivo Rosa conhece …

Portugal "não está livre de uma quarta vaga" de contágios quando desconfinar

Na quarta-feira, Graça Freitas admitiu que Portugal pode voltar a enfrentar uma nova vaga da pandemia de covid-19 nos próximos meses. O epidemiologista Manuel Carmo Gomes repete o alerta da diretora-geral da Saúde. Portugal pode enfrentar …

PCP propõe estender moratórias por seis meses. BE quer ouvir Centeno

O PCP quer estender as moratórias bancárias, que vão terminar dentro de algumas semanas, por seis meses. O Bloco de Esquerda entregou um requerimento, com carácter de urgência, para ouvir o Governador do Banco de …

Plano de desconfinamento tem várias velocidades, mas não tem datas

O primeiro esboço do plano de desconfinamento já chegou a São Bento e será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A equipa de peritos - liderada por Óscar Felgueiras, da ARS/Norte, e …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Átomo extinto revela segredos da infância do Sistema Solar

Usando o átomo extinto nióbio-92, uma equipa de investigadores da ETH Zurich, na Suíça, conseguiu explicar eventos do início do sistema solar com a maior precisão de sempre. Se um átomo de um elemento químico tiver um …

Marcelo cria nova equipa em Belém para controlar "bazuca" europeia

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, criou uma equipa para manter uma vigilância apertada sobre a gestão do dinheiro que chega da "bazuca" europeia. Marcelo Rebelo de Sousa criou uma nova equipa para a …

Espanha vai proibir viagens durante a Páscoa. França, Hungria e Brasil com novas restrições

Espanha prepara-se para aprovar um plano de desconfinamento para as próximas semanas, particularmente para a Páscoa, que prevê a proibição de viajar entre as suas comunidades autónomas e recolher obrigatório entre as 22h00 e as …

FBI detém funcionário de Donald Trump pela invasão ao Capitólio

O Departamento Federal de Investigação (FBI) deteve na quinta-feira um funcionário do ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump pela invasão ao Capitólio a 6 de janeiro, noticiaram os media norte-americanos. Trata-se de Federico Klein, um homem …