Mais uma baixa no SEF. Ordem dos Médicos só foi notificada da morte de Ihor esta terça-feira

O coordenador do Gabinete de Inspeção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), João Ataíde, demitiu-se esta terça-feira, após a audição de Eduardo Cabrita no Parlamento.

O Jornal de Notícias avançou na noite de terça-feira que João Ataíde, coordenador do Gabinete de Inspeção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), demitiu-se do cargo após declarações proferidas pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, na Assembleia da República.

No Parlamento, o ministro admitiu que o coordenador e outros 12 inspetores estariam a ser investigados num processo disciplinar sobre as circunstâncias que levaram à morte de Ihor Homeniuk.

Em causa está o homícidio de um cidadão ucraniano, Ihor Homeniuk, a 12 de março nas instalações do SEF no Aeroporto de Lisboa.

Quatro dias depois da morte, o Gabinete de Inspeção emitiu um parecer onde se afirmava que, tendo em contas as imagens de videovigilância, o serviço “não encontrou indícios de agressões e maus tratos a esse cidadão”. O documento, que Cabrita considerou “extremamente grave”, foi assinado por João Ataíde.

São já quatro as baixas no seio do SEF desde que o caso de Ihor Homeniuk se tornou público. Sérgio Henriques e Amílcar Vicente, diretor e diretor-adjunto de Fronteiras de Lisboa, afastaram-se a 30 de março e Cristina Gatões, diretora nacional do SEF, demitiu-se na semana passada.

Ordem dos Médicos foi notificada da morte de Ihor esta terça-feira

A Ordem do Médicos esclareceu que foi esta terça-feira contactada pela primeira vez pelo Ministério da Administração Interna, no âmbito do processo sobre a morte de Ihor Homeniuk, tendo o dossier sido encaminhado para eventual apuramento de matéria disciplinar.

“Na sequência das declarações do Senhor Ministro da Administração Interna no Parlamento, a Ordem dos Médicos esclarece que foi hoje [esta terça-feira], dia 15 de dezembro de 2020, contactada pela primeira vez pelo Ministério da Administração Interna, através da Inspeção-Geral da Administração Interna, no âmbito do processo relacionado com a morte de Ihor Homeniuk”, afirma a Ordem do Médicos, em comunicado.

Segundo a Ordem dos Médicos, “o dossier foi encaminhado para o Conselho Disciplinar da Região Sul, para eventual apuramento de matéria disciplinar, num procedimento integrado nas boas práticas de colaboração institucional”.

A Ordem dos Médicos clarifica, contudo, no comunicado que, “ao contrário do que tem sido noticiado, o documento preenchido no local do incidente pelo médico do INEM consiste numa verificação de óbito e não numa certidão de óbito”.

Na audição, Cabrita lembrou que na certidão de óbito do cidadão constava “morte por paragem cardiorrespiratória” e que as agressões de que foi vítima só foram conhecidas pelo relatório da autópsia de 23 de abril.

Segundo o ministro, “não bastava apurar a autoria moral do crime, era necessário ir mais além e apurar se houve encobrimento, negligência grosseira ou omissão de auxílio”.

Cabrita enumerou aos deputados todas as diligências realizadas para apurar o sucedido, com destaque para a abertura de um processo disciplinar ao coordenador do gabinete de inspeção do SEF, averiguações e procedimentos disciplinares a 12 inspetores e a uma funcionária administrativa na Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) a par da acusação de três inspetores de homicídio qualificado.

O cidadão ucraniano terá sido vítima do crime de homicídio por parte de três inspetores do SEF, já acusados pelo Ministério Público, com a alegada cumplicidade de outros 12 inspetores. O julgamento deste caso terá início em 20 de janeiro.

De acordo com uma resolução do Conselho de Ministros, a indemnização será suportada pelo orçamento do SEF, “sendo o direito de regresso exercido nos termos que resultarem da responsabilidade individual judicialmente provada”.

Comité Contra a Tortura da ONU já tinha avisado o SEF

De acordo com a RTP, há cerca de um ano, o Comité Contra a Tortura da ONU expressou várias preocupações em relação à salvaguarda dos direitos humanos nas instalações geridas pelo SEF.

Num relatório, o Comité recomendava ao SEF que garantisse que advogados ou profissionais de saúde tivessem acesso às áreas internacionais tuteladas pela autoridade portuguesa.

José Trincão Marques, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados, confirmou à RTP que o órgão tem recebido várias denúncias sobre a falta de proteção jurídica dos cidadãos estrangeiros retidos nos aeroportos nacionais.

Maria Campos, ZAP // Lusa

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. O nível humano e de cidadania demonstrado nos inquéritos e relatórios, pelos intervenientes directos neste serviço, desde os agentes, inspectores, directores, até ao ministro, é tão baixo que transmite a ideia que é urgente demitir todos e construir tudo de novo com outras pessoas.

  2. O Sr. Bastonário M. Guimarães, aparentemente não tinha conhecimento do caso, só soube da ocorrência no dia 15-12 Terça Feira passada. é o que deixa pensar o titulo da Noticia. Mas enfim, ninguém é obrigado a ver Noticiários, ler Jornais, dar ouvidos as conversas Publicas, e tem todo o direito de ignorar a morte de um Cidadão Estrangeiro cujo óbito foi constatado por um Medico que teve de estabelecer um relatório……………..penso Eu !

  3. Duas crianças na Ucrânia vão passar o primeiro Natal sem o pai, será o primeiro de muitos pela frente e nunca irão perdoar o nosso Portugal por lhes termos tirado o pai. Parabéns ao SEF por destruírem uma família, e parabéns ao Cabrita por estar 8 meses ausente deste processo. São uns monstros, e todos os envolvidos deviam ser presos incluindo este ministro.

RESPONDER

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …