SEF instaurou inspeção interna à morte de ucraniano, mas não detetou suspeitas de crime

António Cotrim / Lusa

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita

Esta quarta-feira, o ministro da Administração Interna prestou esclarecimentos sobre a morte de um cidadão ucraniano à guarda do SEF, no aeroporto de Lisboa, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Eduardo Cabrita considerou que os factos estão “entre a negligência grosseira e o encobrimento gravíssimo”, frisando mais uma vez que este “não é o Portugal de que nos orgulhamos”.

De acordo com o Diário de Notícias, na mesma audição, o governante informou que a Direção Nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras determinou, a 13 de março, o dia seguinte ao homicídio, uma inspeção interna.

Porém, quando o SEF comunicou a morte do cidadão ucraniano à Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI), a 18 de março, não fez referência a quaisquer suspeitas de crime. O que significa, escreve o jornal, que, nessa altura, a investigação ainda estaria no ponto da morte por causas naturais.

Apesar de tudo isso, o ministro admitiu, esta quarta-feira, só ter sabido das suspeitas de crime no dia 30 de março, quando três inspetores foram detidos. E só nesse dia, a IGAI iniciou um inquérito disciplinar ao caso.

Na mesma audição, a pedido do Bloco e do PAN, Cabrita também considerou que “a diferença entre o que diz a certidão de óbito e o que dirá o relatório da autópsia é matéria que tem de ser investigada”.

O ministro também quer que “seja apurado o que as pessoas da Cruz Vermelha [chamados por inspetores do SEF] constataram quando chegaram ao espaço e que decisões tomaram”.

Sobre o Centro de Instalação Temporária do aeroporto de Lisboa, onde alegadamente ocorreu o assassinato, Cabrita disse que “está fechado até 30 de abril” e que “não voltarão a entrar requerentes de proteção naquela estrutura”.

O governante responsável pelo MAI disse ainda que a sala onde morreu o cidadão ucraniano era “destinada à privacidade do acesso dos Médicos do Mundo” e “vai ter videovigilância”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dínamo Kiev 0-0 Benfica | Tanta posse para acabar a rezar a São VAR

As “águias” dominaram as operações durante grande parte deste primeiro encontro de Liga dos Campeões “a sério” em 2021/22, mas não materializaram essa superioridade e no fim viram Vlachodimos, os postes e o VAR a …

Reino Unido avança com terceira dose para maiores de 50 anos. Máscara pode regressar

Boris Johnson anunciou hoje o plano de protecção do Reino Unido para o Outono e Inverno, que inclui medidas que vão entrar já em vigor e que prevê o regresso da máscara e a exigência …

Uma bactéria que "come carne" está a causar mortes da Flórida

A bactéria está mais presente na água do mar em zonas quentes e já matou 125 pessoas no estado norte-americano desde 2008. Pelo menos oito pessoas já morreram este ano na Flórida devido a uma infecção …

Siemens vai criar comboio de alta velocidade que ligará Mar Vermelho e Mediterrâneo

Um consórcio liderado pela multinacional alemã Siemens estabeleceu um contrato de 4,5 mil milhões de euros para construir uma linha ferroviária de alta velocidade que ligue Ain Sukhna, no Canal de Suez, a Alexandria e …

Alaba joga no Real Madrid mas o seu sonho era jogar no Barcelona

Véspera do grande jogo entre Barcelona e Bayern Munique serviu para Uli Hoeneß divulgar uma conversa pouco simpática para as pessoas ligadas ao Barcelona. A fase de grupos da Liga dos Campeões está de volta. Neste …

Chuva está a ajudar a controlar incêndios em Espanha

Há quase uma semana que as chamas deflagram em Málaga e o incêndio já matou um bombeiro. A chuva tem ajudado a combater o fogo. Há seis dias consecutivos que os bombeiros estão a combater incêndios …

Voos da ONU para Cabul são retomados. Doadores angariam 850 mil milhões de euros de ajuda

Os talibãs garantem que vão proteger as equipas humanitárias da ONU que vão ajudar o Afeganistão, que enfrenta uma grave crise devido à seca. Desde 15 de Agosto que os voos com ajuda humanitária da ONU …

Ventura perde recurso na Relação contra a família do bairro da Jamaica

O Tribunal da Relação considera que os comentários de André Ventura tinham uma "vertente discriminatória em função da cor da pele e da situação socioeconómica” da família. Segundo avança o Público, o Tribunal da Relação não …

Costa promete formar mais médicos e critica "bloqueios corporativos" ao curso de Medicina na Católica

Na inauguração do novo curso de Medicina da Universidade Católica, o primeiro no ensino privado em Portugal, António Costa disse que há falta de médicos e que vai continuar a promover a formação de mais …

Portugal já devia ter começado "a retirar pessoas" de zonas costeiras (e as Torres de Ofir deviam ser "demolidas")

O avanço da água do mar e o défice sedimentar tornam difícil a vida na linha costeira e no Norte de Portugal, há zonas onde já se devia ter começado a realojar pessoas, defendem alguns …