SEF instaurou inspeção interna à morte de ucraniano, mas não detetou suspeitas de crime

António Cotrim / Lusa

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita

Esta quarta-feira, o ministro da Administração Interna prestou esclarecimentos sobre a morte de um cidadão ucraniano à guarda do SEF, no aeroporto de Lisboa, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Eduardo Cabrita considerou que os factos estão “entre a negligência grosseira e o encobrimento gravíssimo”, frisando mais uma vez que este “não é o Portugal de que nos orgulhamos”.

De acordo com o Diário de Notícias, na mesma audição, o governante informou que a Direção Nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras determinou, a 13 de março, o dia seguinte ao homicídio, uma inspeção interna.

Porém, quando o SEF comunicou a morte do cidadão ucraniano à Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI), a 18 de março, não fez referência a quaisquer suspeitas de crime. O que significa, escreve o jornal, que, nessa altura, a investigação ainda estaria no ponto da morte por causas naturais.

Apesar de tudo isso, o ministro admitiu, esta quarta-feira, só ter sabido das suspeitas de crime no dia 30 de março, quando três inspetores foram detidos. E só nesse dia, a IGAI iniciou um inquérito disciplinar ao caso.

Na mesma audição, a pedido do Bloco e do PAN, Cabrita também considerou que “a diferença entre o que diz a certidão de óbito e o que dirá o relatório da autópsia é matéria que tem de ser investigada”.

O ministro também quer que “seja apurado o que as pessoas da Cruz Vermelha [chamados por inspetores do SEF] constataram quando chegaram ao espaço e que decisões tomaram”.

Sobre o Centro de Instalação Temporária do aeroporto de Lisboa, onde alegadamente ocorreu o assassinato, Cabrita disse que “está fechado até 30 de abril” e que “não voltarão a entrar requerentes de proteção naquela estrutura”.

O governante responsável pelo MAI disse ainda que a sala onde morreu o cidadão ucraniano era “destinada à privacidade do acesso dos Médicos do Mundo” e “vai ter videovigilância”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portagens devem manter preços em 2021

Os preços das portagens nas autoestradas deverão voltar a manter-se em 2021, a confirmar-se a estimativa da taxa de inflação homóloga, sem habitação, de -0,18% em outubro, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A fórmula …

Governo estuda novo confinamento total nas duas primeiras semanas de dezembro

O Governo está a ponderar decretar um novo confinamento total da população portuguesa nas duas primeiras semanas de dezembro. A notícia foi avançada esta sexta-feira pela TVI e, entretanto, confirmada por outros órgãos de informação. O …

Pelo menos 140 pessoas afogam-se no naufrágio mais mortal de 2020

Pelo menos 140 migrantes morreram afogados ao largo da costa senegalesa depois de a embarcação em que seguiam se ter incendiado e naufragado, avançou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O barco transportava 200 pessoas …

Nélson Évora terminou contrato com o Sporting

Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos Pequim2008, vai deixar o Sporting após o fim do contrato com o clube, no sábado, confirmou à "Lusa" fonte oficial do Sporting, esta sexta-feira. O atleta, …

Nova Zelândia aprova eutanásia. Mas rejeita legalização da marijuana

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou esta sexta-feira a Comissão Eleitoral. Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a …

Governo pondera novas medidas de apoio ao emprego e empresas

O Governo está a ponderar novas medidas de apoio ao emprego e às empresas em resposta ao agravamento da pandemia de covid-19, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro …

Cova da Piedade não joga: "Prefiro perder três pontos do que alguém perder a vida"

O jogo entre Estoril e Cova da Piedade, como se esperava, não vai ser realizado e deverão ser atribuídos três pontos ao Estoril. Diretor do Cova da Piedade não poupa nas críticas. Mais uma partida da …

Investigadores descobrem porque há pessoas infetadas sem sintomas de covid-19

Investigadores do hospital universitário de Aarhus, na Dinamarca, descobriram que algumas pessoas infetadas com o novo coronavírus não desenvolvem sintomas porque este poder ocultar o seu genoma para não ser reconhecido. Como noticiou esta sexta-feira o …

Luís Pina condenado a quatro anos de prisão pela morte de adepto italiano junto ao Estádio da Luz

O principal arguido no processo do atropelamento mortal do adepto italiano de futebol Marco Ficini, junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, em 2017, foi hoje condenado a quatro anos de prisão efetiva, por homicídio …

Glenn Greenwald deixa Intercept e acusa editores de “censura”. Foi proibido de publicar texto sobre Biden

O cofundador do site de investigação The Intercept, Glenn Greenwald, anunciou a sua demissão e acusou os restantes editores de “censura” por terem impedido a publicação de um artigo seu sobre o candidato democrata à …