Há mais gestores a abandonar empresas de Isabel dos Santos. MP admite descongelar contas bancárias

Depois das várias demissões no EuroBic, NOS e Efacec, há mais gestores a abandonarem empresas menos conhecidas de Isabel dos Santos em Portugal.

Na sequência da polémica em torno do caso Luanda Leaks, pessoas como Mário Leite Silva, da NOS e Efacec, ou de Jorge Brito Pereira, do EuroBic, deixaram os seus cargos em empresas onde a empresária angolana é acionista.

Mas não são os únicos. De acordo com o jornal ECO, há mais gestores que também abandonaram outras sociedades portuguesas menos conhecidas da filha do ex-Presidente de Angola.

Um deles é Vasco Pires Rites, um dos nomes citados no Luanda Leaks – e também no Malta Files – apresentou a demissão do cargo de gerente e administrador em três entidades de Isabel dos Santos: a Niara Power, YAKO – Retalho Alimentar e Creatambitions. Rites entregou o seu pedido de renúncia aos cargos nas três sociedades no dia 30 de janeiro no registo comercial, embora produzam efeitos a 3 de dezembro.

Além de Vasco Pires Rites, a Niara Power perdeu outro administrador nos últimos meses: Carlos Alberto de Freitas Teixeira, cuja renúncia deu entrada no registo comercial no dia 12 de fevereiro – com efeitos a 8 de novembro.

Também Maria Manuel Sanches Guimarães deixou a Supreme Treasure – sociedade do ramo imobiliário – no dia 7 de fevereiro.

Estas empresas fazem parte do universo de 22 empresas que Isabel dos Santos detém em Portugal. Após as revelações, Isabel dos Santos anunciou a venda de várias participações em sociedades portuguesas, como a Efacec e o EuroBic.

MP admite descongelar contas de Isabel dos Santos

O Ministério Público (MP) admite desbloquear contas de Isabel dos Santos para pagamentos de salários, a fornecedores e ao Estado. Fonte oficial da PGR diz que possibilidade “é avaliada quando solicitada”.

Isabel dos Santos anunciou, na quinta-feira, que impugnou o arresto às suas contas bancárias em Portugal. A empresária diz que congelamento é “inexplicável e infundado” e argumenta que está a afetar a capacidade das suas empresas em pagar salários, ao fisco, Segurança Social e fornecedores.

Após o alerta, o MP revelou, em declarações ao Jornal Económico, que este tipo de pagamentos será “avaliada quando solicitada”.

Por outro lado, o Conselho de Administração da Efacec Power Solutions, empresa da qual a empresária angolana está de saída referiu que “no seguimento das notícias publicadas relativas ao congelamento das contas bancárias” da empresária em Portugal vem esclarecer que “a Efacec e os seus acionistas são entidades distintas”

O MP requereu o arresto de contas bancárias da empresária “no âmbito de pedido de cooperação judiciária internacional das autoridades angolanas”. Isabel dos Santos é suspeita de gestão danosa e evasão fiscal num processo que está a ser investigado em Angola e envolve uma transferência de vários milhões de dólares.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Primeiro-ministro da Polónia acusa UE de ter "arma apontada à cabeça" do país

O primeiro-ministro polaco acusou a União Europeia (UE), esta segunda-feira, de "ter uma arma pontada à cabeça" da Polónia, ao exigir que Varsóvia reveja as reformas judiciais, ameaçando-a com sanções. Numa entrevista publicada pelo Financial Times, …

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …

Conselho das Finanças Públicas alerta para riscos na TAP e falta de orçamentação para Novo Banco

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou esta segunda-feira, numa análise à proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2022 (OE2022), para a possibilidade de se injetar mais dinheiro na TAP e no …

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho

Novo Banco apresenta nova imagem. "Agora é o renascimento", diz Ramalho

O presidente do Novo Banco disse, esta segunda-feira, que a nova imagem representa o "renascimento" da instituição financeira, que está numa "rota de lucro e rendibilidade". Na apresentação da nova imagem de marca do Novo Banco, …

Governo disponível para suspender caducidade de convenções coletivas "sem limite de tempo"

O Governo está disponível para avançar com a suspensão dos prazos da caducidade das convenções coletivas "sem limite de tempo", disse, esta segunda-feira, no Parlamento a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A medida foi …

PEV também vota contra o Orçamento do Estado para 2022

O partido ecologista "Os Verdes" (PEV) anunciou, esta segunda-feira, que também vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022. Em conferência de imprensa, na Assembleia da República, José Luís Ferreira disse que "o grupo parlamentar …

Governo lamenta decisão do PCP. "Nunca tínhamos ido tão longe como fomos este ano"

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares reagiu, esta segunda-feira à tarde, na Assembleia da República, ao anúncio de voto contra do PCP ao Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). Na Assembleia da República, Duarte Cordeiro …