Há mais gestores a abandonar empresas de Isabel dos Santos. MP admite descongelar contas bancárias

Depois das várias demissões no EuroBic, NOS e Efacec, há mais gestores a abandonarem empresas menos conhecidas de Isabel dos Santos em Portugal.

Na sequência da polémica em torno do caso Luanda Leaks, pessoas como Mário Leite Silva, da NOS e Efacec, ou de Jorge Brito Pereira, do EuroBic, deixaram os seus cargos em empresas onde a empresária angolana é acionista.

Mas não são os únicos. De acordo com o jornal ECO, há mais gestores que também abandonaram outras sociedades portuguesas menos conhecidas da filha do ex-Presidente de Angola.

Um deles é Vasco Pires Rites, um dos nomes citados no Luanda Leaks – e também no Malta Files – apresentou a demissão do cargo de gerente e administrador em três entidades de Isabel dos Santos: a Niara Power, YAKO – Retalho Alimentar e Creatambitions. Rites entregou o seu pedido de renúncia aos cargos nas três sociedades no dia 30 de janeiro no registo comercial, embora produzam efeitos a 3 de dezembro.

Além de Vasco Pires Rites, a Niara Power perdeu outro administrador nos últimos meses: Carlos Alberto de Freitas Teixeira, cuja renúncia deu entrada no registo comercial no dia 12 de fevereiro – com efeitos a 8 de novembro.

Também Maria Manuel Sanches Guimarães deixou a Supreme Treasure – sociedade do ramo imobiliário – no dia 7 de fevereiro.

Estas empresas fazem parte do universo de 22 empresas que Isabel dos Santos detém em Portugal. Após as revelações, Isabel dos Santos anunciou a venda de várias participações em sociedades portuguesas, como a Efacec e o EuroBic.

MP admite descongelar contas de Isabel dos Santos

O Ministério Público (MP) admite desbloquear contas de Isabel dos Santos para pagamentos de salários, a fornecedores e ao Estado. Fonte oficial da PGR diz que possibilidade “é avaliada quando solicitada”.

Isabel dos Santos anunciou, na quinta-feira, que impugnou o arresto às suas contas bancárias em Portugal. A empresária diz que congelamento é “inexplicável e infundado” e argumenta que está a afetar a capacidade das suas empresas em pagar salários, ao fisco, Segurança Social e fornecedores.

Após o alerta, o MP revelou, em declarações ao Jornal Económico, que este tipo de pagamentos será “avaliada quando solicitada”.

Por outro lado, o Conselho de Administração da Efacec Power Solutions, empresa da qual a empresária angolana está de saída referiu que “no seguimento das notícias publicadas relativas ao congelamento das contas bancárias” da empresária em Portugal vem esclarecer que “a Efacec e os seus acionistas são entidades distintas”

O MP requereu o arresto de contas bancárias da empresária “no âmbito de pedido de cooperação judiciária internacional das autoridades angolanas”. Isabel dos Santos é suspeita de gestão danosa e evasão fiscal num processo que está a ser investigado em Angola e envolve uma transferência de vários milhões de dólares.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Hotelaria pressiona Governo. Quer que turistas com estadias marcadas possam circular entre concelhos

A proibição de deslocação entre concelhos entre dia 30 de outubro e 3 de novembro de modo a evitar contágios agradou a alguns, mas não ao setor hoteleiro, que quer ser deixado de fora da …

Ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa suspensa a partir de hoje (e durante 45 dias)

A Transtejo tinha informado que a ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa estaria suspensa a partir desta segunda-feira, por 45 dias, devido a obras, mas será assegurado transporte rodoviário até ao terminal de Almada. “A …

Nagorno-Karabakh. Arménia e Azerbaijão acusam-se mutuamente de violação de novo cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão trocaram esta segunda-feira acusações pela violação de um novo cessar-fogo acordado no domingo para pôr fim às hostilidades no enclave de Nagorno-Karabakh, que deveria ter entrado hoje em vigor. A Arménia …

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …