Há mais gestores a abandonar empresas de Isabel dos Santos. MP admite descongelar contas bancárias

Depois das várias demissões no EuroBic, NOS e Efacec, há mais gestores a abandonarem empresas menos conhecidas de Isabel dos Santos em Portugal.

Na sequência da polémica em torno do caso Luanda Leaks, pessoas como Mário Leite Silva, da NOS e Efacec, ou de Jorge Brito Pereira, do EuroBic, deixaram os seus cargos em empresas onde a empresária angolana é acionista.

Mas não são os únicos. De acordo com o jornal ECO, há mais gestores que também abandonaram outras sociedades portuguesas menos conhecidas da filha do ex-Presidente de Angola.

Um deles é Vasco Pires Rites, um dos nomes citados no Luanda Leaks – e também no Malta Files – apresentou a demissão do cargo de gerente e administrador em três entidades de Isabel dos Santos: a Niara Power, YAKO – Retalho Alimentar e Creatambitions. Rites entregou o seu pedido de renúncia aos cargos nas três sociedades no dia 30 de janeiro no registo comercial, embora produzam efeitos a 3 de dezembro.

Além de Vasco Pires Rites, a Niara Power perdeu outro administrador nos últimos meses: Carlos Alberto de Freitas Teixeira, cuja renúncia deu entrada no registo comercial no dia 12 de fevereiro – com efeitos a 8 de novembro.

Também Maria Manuel Sanches Guimarães deixou a Supreme Treasure – sociedade do ramo imobiliário – no dia 7 de fevereiro.

Estas empresas fazem parte do universo de 22 empresas que Isabel dos Santos detém em Portugal. Após as revelações, Isabel dos Santos anunciou a venda de várias participações em sociedades portuguesas, como a Efacec e o EuroBic.

MP admite descongelar contas de Isabel dos Santos

O Ministério Público (MP) admite desbloquear contas de Isabel dos Santos para pagamentos de salários, a fornecedores e ao Estado. Fonte oficial da PGR diz que possibilidade “é avaliada quando solicitada”.

Isabel dos Santos anunciou, na quinta-feira, que impugnou o arresto às suas contas bancárias em Portugal. A empresária diz que congelamento é “inexplicável e infundado” e argumenta que está a afetar a capacidade das suas empresas em pagar salários, ao fisco, Segurança Social e fornecedores.

Após o alerta, o MP revelou, em declarações ao Jornal Económico, que este tipo de pagamentos será “avaliada quando solicitada”.

Por outro lado, o Conselho de Administração da Efacec Power Solutions, empresa da qual a empresária angolana está de saída referiu que “no seguimento das notícias publicadas relativas ao congelamento das contas bancárias” da empresária em Portugal vem esclarecer que “a Efacec e os seus acionistas são entidades distintas”

O MP requereu o arresto de contas bancárias da empresária “no âmbito de pedido de cooperação judiciária internacional das autoridades angolanas”. Isabel dos Santos é suspeita de gestão danosa e evasão fiscal num processo que está a ser investigado em Angola e envolve uma transferência de vários milhões de dólares.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …