Houve abusos, mas não há crime nos milhões de Angola que passaram por Malta. MP arquiva caso Deloitte

jimmonk / Flickr

O porto de La Valleta, em Malta

O Ministério Público (MP) decidiu arquivar o caso de investigação que envolvia 48 sócios da consultora Deloitte que receberam lucros de negócios em Angola, através de Malta. Houve “uso abusivo” das regras fiscais, mas não se verificaram quaisquer crimes, concluiu a magistrada responsável pelo inquérito.

O caso teve origem nos chamados Malta Files, com o Expresso a noticiar que os sócios da Deloitte recorreram a Malta para receber dividendos de negócios concretizados em Angola, de modo a aproveitarem o regime fiscal mais favorável do país mediterrânico.

Em causa estarão cerca de 130 milhões de euros que terão seguido de Angola para Malta e, depois, para Portugal, entre 2013 e 2017. O Fisco investigou o caso e concluiu que haveria problemas relativamente a 32 milhões de euros.

Os sócios da Deloitte implicados optaram por resolver a situação com Fisco, pagando 31,8 milhões de euros, além de 8,9 milhões de euros de liquidações adicionais de IRS e de mais 874 mil euros de juros compensatórios.

No seguimento do desfecho do caso do lado do Fisco, o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa decidiu também arquivar o caso, notando que, embora tenha havido um “uso abusivo” das regras tributárias, não se verificaram situações de “índole criminal fiscal”, como cita o Público.

O arquivamento ocorreu a 6 de Setembro passado, segundo o jornal que refere que a magistrada responsável pelo processo salientou que a distribuição dos dividendos através de Malta “poderia ser entendida como um esquema de planeamento fiscal agressivo e abusivo”, pelo facto de permitir “diferir a tributação” e de “obstar à tributação dos dividendos” em IRC. Todavia, não se detectou qualquer fraude no processo.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Curiosamente, não foi a Deloitte que aconselhou o governo do Presidente Zé Du a colocar o preço médio do Brent em $80, precisamente no ano em que o BBP caíu para menos de $50?
    Não foi justamente por este pequeno lapso que o MINFIN angolano teve de fazer pelo menos dois Orçamentos Rectificativos?
    Quem recebeu os $USD na ilha de Malta para pagar os dividendos em Portugal?
    O que é “uso abusivo de regras tributárias”?
    Quem são os sócios da Deloitte?
    Quem é a Magistrada do DIAP?

RESPONDER

Vieira ainda sonha com Jesus (e a Libertadores pode ajudar no regresso)

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, não desistiu de voltar a colocar Jorge Jesus no comando técnico da equipa da Luz e, caso a Taça dos Libertadores não seja realizada, o regresso do treinador …

Marta Temido garante que não há descontrolo em Lisboa (mas assume falhas)

Em entrevista à RTP, a ministra da Saúde garantiu que não há "descontrolo" na evolução da pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas sublinhou que se trata de uma "situação de sobressalto, …

A genética ajuda a determinar o quão afetuosas são as mulheres (mas não os homens)

A genética desempenha um papel importante no nível de afetividade das mulheres, mas o mesmo não acontece entre os homens, concluiu uma nova investigação científica levada a cabo com gémeos. Na nova investigação, recentemente publicada …

Prémio para profissionais do SNS é "uma esmola". "Mais valia terem estado quietos"

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, diz que a proposta que prevê prémios e mais férias para os profissionais de saúde é uma "afronta" para enfermeiros. Para a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, a …

Tempo de espera para entrega de cartão de cidadão pode chegar a cinco meses

Para fazer o levantamento do cartão de cidadão é preciso fazer marcação e há balcões que só têm disponibilidade para entregar o documento no final do ano. De acordo com a edição desta quinta-feira do …

Físicos explicam por que as mudanças do campo magnético da Terra são mais fracas no Pacífico

Uma nova investigação levada a cabo por físicos da Universidade de Alberta, no Canadá, apresenta uma explicação para o facto de as mudanças no campo magnético da Terra serem mais fracas na região do Pacífico. …

Chovem diamantes no interior de Neptuno e Urano (e já se sabe porquê)

Podem estar a chover diamantes dentro dos corações de Neptuno e Urano. Agora, os cientistas descobriram novas evidências experimentais que mostram como é que isso poderia ser possível. Neptuno e Urano são os planetas mais mal …

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …