Justiça congela contas de Isabel dos Santos em Portugal

Tiago Petinga / Lusa

A empresária angolana Isabel dos Santos

As contas bancárias de Isabel dos Santos em Portugal foram congeladas, avança esta terça-feira o semanário Expresso. O pedido terá sido feito pelas autoridades angolanas.

As contas bancárias que a empresária Isabel dos Santos tem em Portugal foram congeladas por ordem das autoridades judiciais portuguesas, avança o Expresso. Uma das contas bancárias congeladas terá sido a do Millennium BCP.

Também esta terça-feira, o Jornal Económico adianta que a justiça portuguesa mandou congelar dezenas de contas bancárias de Isabel dos Santos e das suas empresas, bem como do seu marido Sindika Dokolo, que estão domiciliadas em bancos nacionais.

O bloqueio judicial foi aplicado a contas que Isabel dos Santos detém no Eurobic. O Económico avança que, só neste banco, foram bloqueadas mais de dez contas bancárias. No início da semana, a empresária pôs a sua participação neste banco à venda na sequência do caso Luanda Leaks.

Segundo o mesmo jornal, contas no Millennium BCP e no BPI também terão sido congeladas.

Este bloqueio surge depois de o EuroBic comunicar operações suspeitas ao Departamento Central de Investigação e Ação Penal e à Unidade de Informação Financeira da Polícia Judiciária. O diário económico revela que o bloqueio poderá pôr em causa o pagamento dos empréstimos de Isabel dos Santos nos bancos visados.

Isabel dos Santos está a ser investigada em Angola por suspeitas de gestão danosa e evasão fiscal num caso relacionado com a Sonangol, da qual foram transferidos 115 milhões de dólares (mais de 100 milhões de euros) para uma empresa alegadamente controlada pela empresária angolana, a Matter Business Solutions, no Dubai.

Isabel dos Santos foi constituída arguida pelo Ministério Público de Angola acusada de má gestão e desvio de fundos da companhia petrolífera estatal Sonangol.

A investigação do Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação – Luanda Leaks – revelou que mais de 715.000 ficheiros secretos, que detalham esquemas financeiros de Isabel dos Santos e do marido, terão permitido retirar dinheiro do erário público angolano, através de paraísos fiscais.

Depois de ter sido conhecida a investigação, a empresária angolana pôs à venda algumas participações em empresas portuguesas, nomeadamente no EuroBic e na Efacec.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Alec Baldwin

Assistente que entregou arma a Alec Baldwin já teria tido práticas inseguras

Uma fabricante de adereços disse que, no passado, já tinha mostrado preocupação com o facto de o assistente de realização ter protagonizado situações inseguras. No fim-de-semana, um documento judicial obtido pela CNN mostrou que a arma …

Metade dos chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se em bloco

Uma dezena de chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se esta segunda-feira, em protesto contra a falta de condições de trabalho e o "desinvestimento" no Serviço Nacional de Saúde. Contactada pela agência Lusa, …

Primeiro-ministro da Polónia acusa UE de ter "arma apontada à cabeça" do país

O primeiro-ministro polaco acusou a União Europeia (UE), esta segunda-feira, de "ter uma arma pontada à cabeça" da Polónia, ao exigir que Varsóvia reveja as reformas judiciais, ameaçando-a com sanções. Numa entrevista publicada pelo Financial Times, …

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …

Conselho das Finanças Públicas alerta para riscos na TAP e falta de orçamentação para Novo Banco

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou esta segunda-feira, numa análise à proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2022 (OE2022), para a possibilidade de se injetar mais dinheiro na TAP e no …

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho

Novo Banco apresenta nova imagem. "Agora é o renascimento", diz Ramalho

O presidente do Novo Banco disse, esta segunda-feira, que a nova imagem representa o "renascimento" da instituição financeira, que está numa "rota de lucro e rendibilidade". Na apresentação da nova imagem de marca do Novo Banco, …

Governo disponível para suspender caducidade de convenções coletivas "sem limite de tempo"

O Governo está disponível para avançar com a suspensão dos prazos da caducidade das convenções coletivas "sem limite de tempo", disse, esta segunda-feira, no Parlamento a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A medida foi …