/

Mais de 10 mil milhões saíram de Portugal para offshores em cinco anos

5

Matthew Straubmuller / Flickr

Cidade do Panamá, no Panamá

Portugueses transferiram cerca de dez mil milhões de euros para paraísos fiscais entre 2010 e 2014, segundo dados do Fisco revelados agora pelo jornal Público.

Entre 2010 e 2014, empresas e particulares portugueses transferiram cerca de 10.200 milhões de euros para offshores localizadas em paraísos fiscais.

Os dados, provenientes de estatísticas da Autoridade Tributária e agora divulgados pelo jornal Público, mostram que, só em 2011, ano em que a troika entrou em Portugal, saíram para offshores mais de quatro mil milhões de euros.

Dos mais de dez mil milhões de euros transferidos, a maioria foi enviada por empresas, um total superior a 9500 milhões de euros, e os restantes 675,5 milhões pertenciam a particulares.

Este é um valor que corresponde às transferências de rendimentos declarados, ou seja, os que são reportados pelo setor financeiro, o que significa que o valor real será ainda maior, por causa das transferências não “apanhadas” no circuito legal.

A lista dos paraísos fiscais é extensa, com Hong Kong a ser o destino preferido dos portugueses, para onde foram transferidos 2367 milhões de euros durante estes cinco anos.

No entanto, há também outros países escolhidos para salvaguardar o dinheiro como, por exemplo, as Ilhas Caimão, os Emirados Árabes Unidos, as Bahamas, Andorra, o Panamá, as Maldivas e as Ilhas Virgens.

Destaque para o Panama, país onde se encontra a Mossack Fonseca, sociedade de advogados que está no centro do escândalo Panama Papers, para onde foi enviado um total de 1301 milhões de euros ao longo dos cinco anos.

De acordo com o Público, estes dados não incluem as estatísticas da Zona Franca da Madeira, uma vez que “as competências fiscais relativas ao Centro Internacional de Negócios da Madeira são exercidas pela região autónoma”.

ZAP

5 Comments

    • Não percebes nada de política, então foi a gente de esquerda que não quis pagar impostos que levou os Portugueses a transferirem cerca de dez mil milhões de euros para paraísos fiscais entre 2010 e 2014? Vives em que planeta?
      Vai passear palhaço!!! Não te esqueças de pagar os impostos fascista!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.