Mais de 10 mil milhões saíram de Portugal para offshores em cinco anos

Matthew Straubmuller / Flickr

Cidade do Panamá, no Panamá

Portugueses transferiram cerca de dez mil milhões de euros para paraísos fiscais entre 2010 e 2014, segundo dados do Fisco revelados agora pelo jornal Público.

Entre 2010 e 2014, empresas e particulares portugueses transferiram cerca de 10.200 milhões de euros para offshores localizadas em paraísos fiscais.

Os dados, provenientes de estatísticas da Autoridade Tributária e agora divulgados pelo jornal Público, mostram que, só em 2011, ano em que a troika entrou em Portugal, saíram para offshores mais de quatro mil milhões de euros.

Dos mais de dez mil milhões de euros transferidos, a maioria foi enviada por empresas, um total superior a 9500 milhões de euros, e os restantes 675,5 milhões pertenciam a particulares.

Este é um valor que corresponde às transferências de rendimentos declarados, ou seja, os que são reportados pelo setor financeiro, o que significa que o valor real será ainda maior, por causa das transferências não “apanhadas” no circuito legal.

A lista dos paraísos fiscais é extensa, com Hong Kong a ser o destino preferido dos portugueses, para onde foram transferidos 2367 milhões de euros durante estes cinco anos.

No entanto, há também outros países escolhidos para salvaguardar o dinheiro como, por exemplo, as Ilhas Caimão, os Emirados Árabes Unidos, as Bahamas, Andorra, o Panamá, as Maldivas e as Ilhas Virgens.

Destaque para o Panama, país onde se encontra a Mossack Fonseca, sociedade de advogados que está no centro do escândalo Panama Papers, para onde foi enviado um total de 1301 milhões de euros ao longo dos cinco anos.

De acordo com o Público, estes dados não incluem as estatísticas da Zona Franca da Madeira, uma vez que “as competências fiscais relativas ao Centro Internacional de Negócios da Madeira são exercidas pela região autónoma”.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Não percebes nada de política, então foi a gente de esquerda que não quis pagar impostos que levou os Portugueses a transferirem cerca de dez mil milhões de euros para paraísos fiscais entre 2010 e 2014? Vives em que planeta?
      Vai passear palhaço!!! Não te esqueças de pagar os impostos fascista!!!

RESPONDER

Crédito ao consumo atingiu recorde de 7,6 mil milhões em 2019

O montante dos novos créditos ao consumo aumentou 7,1% em dezembro do ano passado, face ao mesmo mês do ano anterior, para 667,954 milhões de euros. De acordo com o os dados divulgados pelo Banco de …

Hamas engana soldados israelitas com fotografias de mulheres

Dezenas de soldados israelitas foram alvo de um ataque informático do Hamas, que usou fotografias de mulheres para infetar os seus telemóveis. De acordo com a BBC, o tenente-coronel Jonathan Conricus afirmou que os soldados receberam …

"Navio fantasma" dá à costa na Irlanda depois de mais de um ano à deriva

Um "navio fantasma" abandonado, que esteve mais de um ano à deriva, apareceu agora na costa de Ballycotton, uma vila costeira no condado de Cork, na Irlanda. Segundo o Irish Post, o navio MV Alta, de 77 metros …

12.º caso suspeito de coronavírus em Portugal deu negativo

O mais recente caso suspeito de coronavírus deu negativo, anunciou, esta terça-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com a Direção-Geral da Saúde, citada pelo jornal online Observador, a criança regressada da China que foi …

Vinte governadores brasileiros assinam carta com críticas a Bolsonaro

Vinte dos 27 governadores do Brasil subscreveram esta terça-feira uma carta dirigida ao Presidente do país, Jair Bolsonaro, que acusam de falta de diálogo, criticando também algumas das suas declarações públicas. "Recentes declarações de Jair Bolsonaro …

Super Bock e Sagres aliam-se em campanha contra o racismo

As duas marcas de cerveja aliaram-se numa campanha contra o racismo, depois do episódio ocorrido, no passado domingo, com Moussa Marega, no Estádio D. Afonso Henriques. "Contra o racismo, não há rivais" é o mote da …

Conselho de Disciplina abre processo disciplinar ao Vitória de Guimarães

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta terça-feira, a abertura de um processo disciplinar ao Vitória de Guimarães, devido aos insultos racistas a Moussa Marega. O avançado do FC Porto recusou-se …

Pinto da Costa confirma fim da carreira de Casillas. E diz que episódio com Marega é um caso de polícia

O presidente do FC Porto confirmou, esta terça-feira, o fim da carreira do guarda-redes espanhol, que anunciou a intenção de se candidatar à presidência da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). O dirigente portista falou aos …

Águias-de-Bonelli encontradas mortas no Douro Internacional

Duas águias-de-Bonelli jovens foram encontrados mortas no Douro Internacional, após terem sido marcadas com emissores GPS em 2018 e 2019, anunciaram na segunda-feira técnicos ligados a um projeto ibérico de salvaguarda destas aves. "O facto de …

Governo ficou perto da promessa de contratar 5000 doutorados

A anterior legislatura ficou a apenas 49 contratos de cumprir a meta estabelecida pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Educação Superior. De acordo com o jornal Público, a promessa do ministro da Ciência, Manuel Heitor, de …