Estado de emergência. Maioria dos portugueses concorda com novas medidas de restrição

Mário Cruz / Lusa

Uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã revela que a maioria dos portugueses concorda com o regresso ao estado de emergência e com as restrições impostas pelo Governo.

De acordo com o Correio da Manhã, 76,8% dos inquiridos concorda com o regresso ao estado de emergência, 67,4% considera benéfica a limitação de circulação entre concelhos e 70,4% vê o recolher obrigatório como uma necessidade.

Relativamente à comunicação, mais de metade dos portugueses (53%) consideram que o Governo explicou mal as regras.

Numa conferência a 12 de novembro, o primeiro-ministro António Costa reconheceu algumas falhas na comunicação das medidas a aplicar durante o estado de emergência. “A culpa é toda minha porque certamente que foi o mensageiro que transmitiu mal a mensagem. E, portanto, nada como corrigir a mensagem”, afirmou.

A sondagem revela ainda que 5,9% dos portugueses consideram que o primeiro-ministro é responsável pelo avanço da pandemia, 4,3% atira as culpas à Diretora-Geral da Saúde Graça Freitas e um terço acha que a culpa é do Governo.

Quase 30% dos inquiridos considera que o aumento de casos e de óbitos é culpa dos portugueses.

Segundo o CM, 88,7% dos inquiridos defende que a medida de requisição de profissionais de saúde ao setor privado ou de funcionários públicos que se encontram em teletrabalho para ajudar no Serviço Nacional de Saúde (SNS) deve ser aplicada de imediato.

Já 96,1% considera que os hospitais privados devem ajudar na resposta à pandemia por indicação do SNS.

Já relativamente às escolas, 74,1% dos portugueses considerara que as escolas devem continuar abertas, garantindo o ensino presencial.

Mais de metade dos inquiridos afirmou ter alguém das suas relações próximas que já esteve infetado. Apenas 5,5% tiveram alguém próximo que acabou por morrer devido à covid-19.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Profissionais de saúde começam hoje a receber segunda dose da vacina

Até sexta-feira, tinham sido vacinadas 106 mil pessoas em Portugal continental, incluindo utentes e funcionários de lares de idosos. Os primeiros profissionais de saúde que foram vacinados contra a covid-19 no final do ano vão começar …

Garcia de Orta alerta para risco de pré-catástrofe. Hospital de Loures com doentes ventilados na urgência

O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, apresentava, este sábado, um total de 169 doentes com covid-19 internados, dos quais 18 em cuidados intensivos. Já o Hospital de Loures tinha 187 doentes com covid-19 …

Os novos robôs da Samsung fazem pequenas tarefas domésticas (e ainda lhe servem um copo de vinho)

O Samsung Galaxy S21 não é a única surpresa que a empresa tem preparada para 2021. A Samsung apresentou algumas propostas de robôs domésticos, na primeira grande feira de tecnologia do ano. A Samsung levantou um …

Cientistas desenvolveram mini-cérebros (quase) humanos

Cientistas norte-americanos enviaram para a Estação Espacial Internacional (EEI) aglomerados de células nervosas, chamadas de mini-cérebros, que estão, agora, a desenvolver-se de formas que os investigadores não imaginavam ser possível. Os organóides foram criados a partir …

Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Em causa está …

"Bola de fogo" cruzou o céu sobre o Mediterrâneo a 105 mil quilómetros por hora

Uma "bola de fogo" atravessou o mar Mediterrâneo e o norte de Marrocos na noite de quarta-feira, a 105.000 quilómetros por hora. A bola de fogo foi observada por um projeto científico espanhol a uma velocidade …

Duterte rejeita que a filha o vá suceder na liderança das Filipinas. "Isto não é para mulheres"

O líder das Filipinas, Rodrigo Duterte, descartou, na quarta-feira, a hipótese de a filha o vir a suceder no próximo ano, acrescentando que a presidência não é tarefa para uma mulher por causa das …

"Uma memória a flutuar no oceano." Encontrada, dois anos depois, uma mensagem numa garrafa

Uma mensagem no interior de uma garrafa sobreviveu a uma viagem de dois anos pelo oceano. Recentemente, chegou às mãos de um ativista ecológico, enquanto limpava uma praia da Papua Nova Guiné. Em novembro do ano …

As células imortais de Henrietta Lacks revolucionaram a Ciência

O ano de 1951 foi muito importante no campo da biotecnologia e, surpreendentemente, tudo começou com a chegada de Henrietta Lacks a um hospital norte-americano. Descendente de escravos, Loretta Pleasant nasceu a 1 de agosto de …

Humanidade não será capaz de controlar máquinas superinteligentes, avisam cientistas

Uma equipa de investigadores do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano sugere que seria impossível controlar máquinas superinteligentes. A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) continua a evoluir de vento em popa, enquanto alguns cientistas e …