Ministério dispensa quase todos os alunos da renovação de matrículas (após ataques informáticos e o desespero dos pais)

António Cotrim / Lusa

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

As matrículas online são agora obrigatórias apenas para os alunos que no próximo ano lectivo vão iniciar os 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade. O anúncio é feito pelo Ministério da Educação depois das muitas queixas relacionadas com o Portal das Matrículas que terá sido alvo de ataques informáticos.

Foram muitos os problemas que os encarregados de educação tiveram com o Portal das Matrículas desde o primeiro momento. Problemas que levaram a um prolongamento do prazo para as inscrições de crianças no pré-escolar e no primeiro ano de escolaridade.

Nesta altura, estaria a decorrer o período para a renovação de matrículas dos alunos do 2º ao 12º anos de escolaridade que deveria prolongar-se até ao próximo 12 de Julho.

Mas, afinal, só os alunos que mudam de ciclo de ensino, respectivamente os que vão frequentar os 5º, 7º e 10º anos de escolaridade, é que precisarão de renovar a matrícula no Portal criado pelo Ministério da Educação.

As renovações para os restantes anos lectivos serão feitas automaticamente, conforme nota do Ministério citada por diversos órgãos de informação.

“Apesar de vários dias em que foram ultrapassadas as 100 mil matrículas diárias, e de já terem sido concluídas cerca de 70% do total, este procedimento vem aliviar o fluxo do Portal das Matrículas e, por conseguinte, poder melhorar a acessibilidade da página, para quem tenha de efectuar a matrícula por essa via”, explica o ministério como cita o Expresso.

O gabinete do ministro Tiago Brandão Rodrigues refere ainda ao semanário que houve “ataques informáticos de elevada complexidade, que estão a ser acompanhados pelo Centro Nacional de Cibersegurança, e que provocaram graves bloqueios no sistema”.

“Mais de 8 horas a tentar sem conseguir!”

Muitos pais se têm queixado das dificuldades de acesso à plataforma onde deveriam ser feitas, obrigatoriamente, as matrículas devido à pandemia de covid-19.

No Portal da Queixa há uma série de encarregados de educação a lamentarem o “desespero” e as horas perdidas com tentativas frustradas de efectivação da renovação.

“Mais de 8 horas, sim, mais de 8 horas a tentar fazer uma simples renovação de matricula e sem conseguir”, lamenta Leandro Sousa, um dos pais queixosos.

“O portal das matrículas leva-nos à loucura“, desabafa ainda Luís Silvestre, enquanto Carla Barroso diz que é “inadmissível e vergonhoso”. Esta encarregada de educação refere, nesta terça-feira, 7 de Julho, que tentou em vão matricular a filha desde o dia 1 de Julho, passando “horas e horas perdidas” na plataforma.

“É assim que se promove a produtividade neste país, com os pais horas e horas de volta de um serviço que não funciona“, lamenta ainda Carla Barroso que fala de um processo “desesperante” e “kafkiano”.

“Os encarregados de educação trabalham e têm de descansar, não podem ocupar todo o tempo disponível para tentar fazer uma matrícula num portal que não funciona”, queixa-se ainda Carlos Brandão.

“É lamentável estar há 5 dias a tentar fazer a matrícula da minha filha”, relata também Susana Guimarães, vincando que “é um serviço de qualidade tão má que nem dá para entender”.

Pelas redes sociais, há outras pessoas que se queixam da lentidão do Portal, com algum humor à mistura.

https://twitter.com/GongasCardeno/status/1280159238711586816

A Secretária de Estado da Educação, Susana Amador, já tinha explicado os problemas no Portal das Matrículas com “picos completamente inéditos” de acesso, conforme uma publicação de 2 de Julho no seu perfil do Facebook.

Susana Amador vincou ainda que, àquela data, já tinham sido “submetidas mais de 300 mil matrículas”, notando que houve momentos com “90 mil pedidos de acessos por segundo”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Há ministérios que funcionam mal até encontrarmos este da Educação. Parece que não tem noção da realidade. Devolve os manuais, depois não devolve. Matricula-se a criança, depois já não matricula. Aulas online, depois presenciais e para o ano seja o que Deus quiser. Não seria melhor um professor do ensino básico e secundário como ministro do ensino básico e secundário em vez de um rato de laboratório que nunca deu uma aula na vida?

RESPONDER

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …