Maior produtor mundial de carne de porco forçado a encerrar fábrica devido a surto de covid-19

A unidade de Sioux Falls, no Dakota do Sul, da Smithfield, a maior produtora mundial de carne porco processada, foi encerrada devido a um surto de Covid-19, que infetou 644 dos seus 3700 funcionários.

Segundo noticiou o Diário de Notícias (DN), citando a NPR, o contágio, que foi detetado em março, tornou a Smithfield no principal epicentro da epidemia no estado e mesmo na maior fonte única de contágio nos Estados Unidos (EUA). A fábrica é responsável pelo abastecimento de 5% do mercado norte-americano.

A Smithfield tornou-se no principal epicentro da epidemia no estado e mesmo na maior fonte única de contágio nos Estados Unidos, com 644 casos, acima do porta-aviões USS Theodore Roosevelt, com 615. Mas não foi fácil determinar o seu encerramento.

“Fechar uma fábrica como esta tem um impacto muito grande no fornecimento de alimentos. Portanto, não tomamos a decisão de ânimo leve”, contou à NPR Paul TenHaken, autarca de Sioux Falls, dizendo que foi difícil convencer o proprietário a encerrar a unidade, cujo contágio foi ganhando proporções enormes, alastrando à comunidade.

A administração da Smithfield quis encerrar apenas por três dias, com a governadora do Dakota do Sul, Kristi Noem, a forçou o encerramento durante 14 dias, no domingo.

De acordo com o New York Times, também citado pelo DN, a maioria dos funcionários daquela unidade – onde se falam 26 línguas – é imigrante. A empresa garantiu que pagará parte dos salários durante as duas semanas.

“Este encerramento, conjugado com o fecho de outras unidades similares do nosso setor, empurra o país perigosamente para perto do limite em termos de oferta de carne”, disse Ken Sullivan, CEO da Smithfield, em comunicado. “É impossível manter os nossos supermercados com stocks se os nossos frigoríficos não estiverem a funcionar.”

“Apenas teremos consumidores a enfrentar menos opções do que estão acostumados”, disse à AFP Dawn Thilmany, professora de agro-indústria da Universidade Estadual do Colorado. “Podem ter que escolher um conjunto diferente de coisas, digamos um assado em vez de um bife de costela, porque nem tudo estará disponível”.

No pior cenário, continuou, “veremos escassez regional ou intermitente de produtos à base de carne”, acrescentou. Thilmany vê reservas suficientes no setor, observando que “alguns distribuidores têm um stock bastante bom de carne congelada”.

“Esta situação está a mudar diariamente”, disse Julie Anna Potts, presidente do Instituto Norte-Americano de Carnes. “Algumas instalações estão fechadas, outras apenas temporariamente. Há fábricas que estão a executar menos turnos ou diminuíram a produção”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Convenção do Chega chumba lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TilTok anuncia acordo com Oracle e Wallmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …