Maior produtor mundial de carne de porco forçado a encerrar fábrica devido a surto de covid-19

A unidade de Sioux Falls, no Dakota do Sul, da Smithfield, a maior produtora mundial de carne porco processada, foi encerrada devido a um surto de Covid-19, que infetou 644 dos seus 3700 funcionários.

Segundo noticiou o Diário de Notícias (DN), citando a NPR, o contágio, que foi detetado em março, tornou a Smithfield no principal epicentro da epidemia no estado e mesmo na maior fonte única de contágio nos Estados Unidos (EUA). A fábrica é responsável pelo abastecimento de 5% do mercado norte-americano.

A Smithfield tornou-se no principal epicentro da epidemia no estado e mesmo na maior fonte única de contágio nos Estados Unidos, com 644 casos, acima do porta-aviões USS Theodore Roosevelt, com 615. Mas não foi fácil determinar o seu encerramento.

“Fechar uma fábrica como esta tem um impacto muito grande no fornecimento de alimentos. Portanto, não tomamos a decisão de ânimo leve”, contou à NPR Paul TenHaken, autarca de Sioux Falls, dizendo que foi difícil convencer o proprietário a encerrar a unidade, cujo contágio foi ganhando proporções enormes, alastrando à comunidade.

A administração da Smithfield quis encerrar apenas por três dias, com a governadora do Dakota do Sul, Kristi Noem, a forçou o encerramento durante 14 dias, no domingo.

De acordo com o New York Times, também citado pelo DN, a maioria dos funcionários daquela unidade – onde se falam 26 línguas – é imigrante. A empresa garantiu que pagará parte dos salários durante as duas semanas.

“Este encerramento, conjugado com o fecho de outras unidades similares do nosso setor, empurra o país perigosamente para perto do limite em termos de oferta de carne”, disse Ken Sullivan, CEO da Smithfield, em comunicado. “É impossível manter os nossos supermercados com stocks se os nossos frigoríficos não estiverem a funcionar.”

“Apenas teremos consumidores a enfrentar menos opções do que estão acostumados”, disse à AFP Dawn Thilmany, professora de agro-indústria da Universidade Estadual do Colorado. “Podem ter que escolher um conjunto diferente de coisas, digamos um assado em vez de um bife de costela, porque nem tudo estará disponível”.

No pior cenário, continuou, “veremos escassez regional ou intermitente de produtos à base de carne”, acrescentou. Thilmany vê reservas suficientes no setor, observando que “alguns distribuidores têm um stock bastante bom de carne congelada”.

“Esta situação está a mudar diariamente”, disse Julie Anna Potts, presidente do Instituto Norte-Americano de Carnes. “Algumas instalações estão fechadas, outras apenas temporariamente. Há fábricas que estão a executar menos turnos ou diminuíram a produção”, acrescentou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pedro Nuno Santos garante que investimento público em redes de nova geração vai avançar

Pedro Nuno Santos garantiu, na quinta-feira, que o “investimento público” em redes de comunicações eletrónicas “vai avançar”, de forma a levar conectividade às regiões do país onde as redes das operadoras privadas não chegam. O ministro …

PPP hospitalares geraram poupanças para o Estado

O Tribunal de Contas publicou um relatório em que sustenta não ter dúvidas sobre as vantagens que as parcerias público-privadas (PPP) na saúde trouxeram ao Estado, ao longo da última década. Os hospitais em parceria público-privada …

Banco de Fomento está a integrar trabalhadores do antigo BPN

O Banco Português de Fomento está a recrutar colaboradores do antigo BPN para desempenhar funções técnicas, numa altura em que a Parvalorem, onde estão integrados, solicitou ao Executivo o estatuto de empresa em reestruturação. Segundo apurou …

PAN começa a ser julgado por falsos recibos verdes

O PAN vai começar a ser julgado este mês devido ao caso dos falsos recibos verdes. O partido enfrenta três processos judiciais, sendo que o arranque do julgamento do primeiro está marcado para 17 de …

Radovan Karadzic vai ser transferido para o Reino Unido

Radovan Karadzic, antigo líder dos sérvios da Bósnia condenado por genocídio no massacre de mais oito mil muçulmanos bósnios em Srebrenica, em 1995, vai ser transferido para o Reino Unido, onde vai continuar a cumprir …

Adjunta de Matos Fernandes era sócia de empresa que fez negócios com o ministério

Entre 2016 e 2019, a secretária de Estado do Ambiente, Inês Santos Costa, acumulou funções quando integrou o gabinete de João Pedro Matos Fernandes, na qualidade de adjunta, sendo, na altura, sócia de uma empresa, …

Cavaco acusa Governo de Costa de continuar a alimentar "monstro" da despesa pública

Cavaco Silva volta a criticar o Governo de Costa, desta vez por criar “impostos adicionais” sobre “tudo o que mexe” para alimentar “o monstro” da despesa pública. O ex-primeiro-ministro e antigo Presidente da República Aníbal Cavaco …

Dívidas de Vieira investigadas. Com falência à vista, grupo do líder do Benfica pagou viagens de luxo

Afinal, o Fundo de Resolução nunca aceitou a reestruturação das dívidas do grupo empresarial de Luís Filipe Vieira, ao contrário do que foi dito aos deputados na Comissão Parlamentar de Inquérito aos grandes devedores do …

João Rendeiro condenado a 10 anos de prisão

João Rendeiro, antigo presidente do Banco Privado Português (BPP), foi condenado a 10 anos de prisão efetiva esta sexta-feira. O tribunal condenou o ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, a 10 anos de prisão …

Bloqueio de migrantes. Salvini não vai a julgamento

Matteo Salvini, líder do Liga, não vai a julgamento na sequência do bloqueio do desembarque de migrantes a bordo do navio da Guarda Costeira italiana "Gregoretti", em julho de 2019. Esta sexta-feira, um tribunal italiano decidiu …