Madeira aperta o cerco à covid-19 com novo pacote de medidas

Manuel de Almeida / Lusa

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Esta segunda-feira, Miguel Albuquerque, Presidente do Governo Regional da Madeira, anunciou um novo pacote de medidas para conter a pandemia na região. Comércio e serviços fechados a partir das 18h; recolher obrigatório entre as 19h e as 5h; e alunos do 3.º ciclo e do secundário em casa são algumas das restrições.

Na sequência do aumento do número de casos de covid-19 no arquipélago, o Governo Regional da Madeira intensificou as restrições para combater a pandemia. Miguel Albuquerque anunciou o reforço das medidas numa comunicação transmitida no Facebook.

“Impõe-se, na região autónoma da Madeira, um conjunto de novas medidas destinadas a manter o controlo da propagação da doença neste território”, começou por dizer o social-democrata, que lidera o Governo de coligação PSD/CDS.

“As medidas agora adotadas têm por objetivo reduzir os fluxos de circulação e concentração de pessoas, garantido simultaneamente o funcionamento possível das atividades económicas e sociais, evitando os efeitos desfavoráveis, económicos, sociais e psicológicos, que um confinamento total, nesta altura, acarretaria”, acrescentou.

De acordo com o dnotícias, até 31 de janeiro, a proibição de circulação na via pública é alargada para o período entre as 19h e as 5h, durante a semana, e entre as 18h e as 5h, aos fins de semana e feriados.

As aulas presenciais para os alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário estão suspensas, mantendo-se as atividades presenciais para os restantes níveis de ensino.

Comércio e serviços têm de encerrar a partir das 18h nos dias da semana e às 17h aos fins de semana e feriados. Farmácias, oficinas, clínicas e consultórios médicos e veterinários, serviços de oxigénio e gases medicinais ao domicílio e postos de abastecimento de combustível (apenas para abastecimentos de veículos) são as exceções.

Os restaurantes podem funcionar até às 22h, mas apenas para refeições para entrega ao domicílio. O teletrabalho será incentivado na administração pública, com o regime de trabalho em jornada contínua a passar a ser a regra quando o teletrabalho não for possível.

Estão ainda suspensas todas as atividades desportivas, com exceção das equipas seniores inseridas em competições nacionais.

O conjunto de novas medidas entra em vigor a partir das 00h desta quarta-feira.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Turquia 0-3 Itália | Euro arranca com vitória italiana

A Itália, campeã europeia em 1968, venceu hoje a Turquia por 3-0, no encontro inaugural do Euro2020 de futebol, disputado no Estádio Olímpico de Roma, a contar para a primeira jornada do Grupo A. A 16.ª …

"Exército" de cabras ajuda a prevenir incêndios florestais na Califórnia

A Califórnia soltou um "exército" de cabras para mastigar arbustos e ervas demasiado grandes em todo o estado na esperança de reduzir o risco de incêndios florestais neste verão. Este tipo de vegetação inflamável contribui para …

Kim Jong-un perdeu peso (e isso pode ter consequências geopolíticas)

O líder norte-coreano parece ter perdido algum peso, o que já levou alguns analistas políticos a avançar com algumas teorias e possíveis consequências geopolíticas. Depois de não ser visto em público durante quase um mês, o …

Portugal Campeão Europeu em 2016

Campeões em 2016, ausentes do Euro 2020: onde estão esses 12 portugueses?

Mais de metade dos jogadores convocados por Fernando Santos para o histórico Europeu 2016 não vai estar nesta edição do torneio. Rui Patrício, Pepe, Raphaël Guerreiro, José Fonte, Cristiano Ronaldo, João Moutinho, Anthony Lopes, Danilo Pereira, …

Marrocos avisa a Europa que Ceuta “é uma cidade marroquina ocupada”

A Câmara dos Representantes de Marrocos condenou a moção aprovada pelo Parlamento Europeu (PE) a rejeitar a estratégia do Governo de Rabat na recente crise migratória em Ceuta e reforçou o estatuto do enclave espanhol …

Hong Kong vai censurar filmes em busca de “ameaças à segurança nacional”

As autoridades de Hong Kong vão começar a censurar todos os filmes nacionais e estrangeiros em busca de casos que possam ser interpretados como “violações da segurança nacional”, no mais recente exemplo do reforço do …

Reino Unido confirma que variante Delta é 60% mais transmissível

O Reino Unido registou 17 mortes e 8.125 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados oficiais mais recentes, que hoje também confirmaram que a variante Delta é 60% mais transmissível. Um …

Médicos de Saúde Pública pedem "cautela" e alertam que a "pandemia ainda não acabou"

A Associação de Médicos de Saúde Pública apelou hoje à população para ter “algumas cautelas” em celebrações familiares e noutros contextos, lembrando que a vacina contra a covid-19 não é “100% eficaz” e que a …

Lone Star recusa divulgação pública dos contratos de venda do Novo Banco

A Nani Holdings, acionista do Novo Banco ligada à Lone Star, recusou esta sexta-feira a divulgação pública dos contratos de venda e de capitalização contingente relativos ao banco, de acordo com carta enviada ao parlamento. Numa …

As 11 maiores surpresas de sempre nos Europeus de futebol

No dia do arranque de mais uma edição de um campeonato da Europa, adicionamos uma escolha à lista proveniente de Londres. O Europeu 2020 de futebol começa nesta sexta-feira e vai ser disputado em 11 cidades, …