Na Região Autónoma da Madeira, vão começar a ser distribuídas, na próxima semana, duas máscaras por domicílio. O uso da máscara vai passar a ser obrigatório.
A informação foi avançada por Pedro Ramos, Secretário Regional da Saúde, citado pelo Jornal Económico. Cada domicílio vai receber duas máscaras, cuja distribuição vai ser feita pelos CTT – Correios de Portugal. A entrega não terá qualquer custo para a população.
Ao receber a máscara, os madeirenses vão receber também uma informação sobre o procedimento da utilização da mesma. Além disso, vai ser disponibilizado um vídeo nas várias plataformas do Governo Regional sobre a correta utilização da máscara.
Pedro Ramos sublinhou também que o uso de máscara vai passar a ser obrigatório, de forma a “complementar todas as medidas restritivas e vai dar também mais segurança”.
O Secretário Regional da Saúde referiu ainda que, depois, vai ser feita uma análise sobre os benefícios que trouxe a utilização da máscara por parte de toda a população, salientando que espera que este possa ser “mais um passo em frente” no controlo e disseminação da doença na Região Autónoma da Madeira”.
Pedro Ramos lembrou ainda o sucesso que “outros países tiveram na contenção desta pandemia” recorrendo às máscaras de proteção. “Estamos focados na obrigatoriedade do uso das máscaras por parte da nossa população”, garantiu Pedro Ramos.
O uso obrigatório de máscaras tem sido muito debatido em Portugal. Recentemente, George Gao, diretor dos Centros de Controlo e Proteção de Doenças da China (CDC), considerou que o “grande erro” da Europa no combate à pandemia de covid-19 é o facto de as pessoas não usarem máscaras de proteção individual.
Este mês, a ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou, em entrevista à RTP1, que a Direção-geral da Saúde pediu um parecer sobre o uso generalizado de máscaras para evitar a propagação do covid-19, tendo sido aconselhada a equacionar a medida.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe