Lula da Silva detido pela Polícia Federal brasileira

Ricardo Stuckert / PR / ABr

O ex-presidente do Brasil, Lula

O ex-presidente do Brasil, Lula

O ex-Presidente do Brasil Lula da Silva foi detido para interrogatório, esta sexta-feira, por suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato.

Luiz Inácio Lula da Silva foi alvo de um mandato de busca e apreensão e de condução coercitiva, o que significa que o investigado é obrigado a depor.

Membros da defesa do ex-Presidente confirmaram ao jornal Folha de São Paulo que o ex-Presidente foi levado para o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para prestar declarações.

A Polícia Federal brasileira realizou esta manhã buscas na residência de Lula da Silva em São Bernardo do Campo, cidade da região metropolitana de São Paulo, e do seu filho, Fábio Luis Lula da Silva – também conhecido como Lulinha – em Moema, arredores de São Paulo, assim como ao Instituto Lula, cujo presidente Paulo Okamoto também é alvo de um mandado de condução.

A Polícia Federal informou que cerca de 200 agentes federais e 30 auditores da Receita Federal cumpriram 44 ordens judiciais, sendo 33 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de condução coercitiva.

Em comunicado, o Ministério Público brasileiro explicou que a ordem de buscas e detenções foi determinada pelo juiz Sérgio Moro, de Curitiba, “para aprofundar a investigação de possíveis crimes de corrupção e lavagem de dinheiro oriundo de desvios da Petrobras, praticados por meio de pagamentos dissimulados feitos por José Carlos Bumlai e pelas construtoras OAS e Odebrecht ao ex-Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e pessoas associadas”.

Corrupção e lavagem de dinheiro

Lula está a ser investigado no âmbito da Operação Lava Jato por ter recebido vantagens indevidas durante o seu mandato, que terminou em 2011. A investigação, que começou em março de 2014, investiga um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro ligado à petrolífera Petrobras.

Esta 24ª fase da Operação Lava Jato – que recebeu o nome de “Aletheia” em referência a uma expressão grega que significa busca da verdade – pretende descobrir se algumas empresas de construção e o empresário José Bumlei favoreceram ou não o ex-presidente ao entregar-lhe vários imóveis, acusações que Lula nega.

De acordo com o MP brasileiro, “há evidências de que o ex-Presidente Lula recebeu valores oriundos do esquema Petrobras por meio da destinação e reforma de um apartamento triplex e de um sítio em Atibaia, da entrega de móveis de luxo nos dois imóveis e da armazenagem de bens por transportadora. Também são apurados pagamentos ao ex-Presidente, feitos por empresas investigadas na Lava Jato, a título de supostas doações e palestras”.

“O ex-Presidente Lula, além de líder partidário, era o responsável final pela decisão de quem seriam os diretores da Petrobras e foi um dos principais beneficiários dos delitos. De fato, surgiram evidências de que os crimes o enriqueceram e financiaram campanhas eleitorais e o caixa de sua agremiação política”, revela o MP.

O comunicado acusa ainda que, recentemente, “surgiram, na investigação, referências ao nome do ex-Presidente Lula como pessoa cuja atuação foi relevante para o sucesso da atividade criminosa, tanto no tocante à quitação do empréstimo obtido pelo Partido dos Trabalhadores junto ao Banco Schahin, por meio do direcionamento ilícito de contrato da Petrobras ao grupo Schahin, a pedido de José Carlos Bumlai, como para que um negócio entre OSX e Sete Brasil se efetivasse. No último caso, há notícia de pagamento de propina que seria destinada, segundo Bumlai teria informado, para parente do ex-Presidente”.

Testemunhas compradas

As buscas acontecem um dia depois de a revista Isto É ter revelado que a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinham conhecimento do esquema de corrupção na Petrobras.

De acordo com a revista, o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) chegou a um acordo de delação premiada (com redução de pena) com a Justiça para denunciar que o ex-presidente Lula comprou o silêncio de testemunhas no processo.

Dilma Rousseff também teria usado a sua influência para evitar a punição dos empresários Marcelo Odebrechet e Otávio Marques de Azevedo (CEOs das construtoras Odebrecht e Andrade Gutierrez respectivamente), pedindo ao senador que interviesse junto do juiz Marcelo Navarro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para garantir que votaria pela libertação dos empreiteiros presos no âmbito da Operação Lava Jato.

Delcídio do Amaral foi o primeiro senador na história da democracia brasileira a ser detido em exercício de funções, em novembro, quando foi revelada uma gravação na qual oferece 50 mil reais por mês e um plano de fuga ao ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, para que este não fizesse um acordo de delação premiada com o Ministério Público. Terá sido Lula quem ordenou o pagamento do suborno a Cerveró.

Numa nota divulgada pelo Instituto Lula esta quinta-feira, o ex-presidente tinha afirmado que “jamais participou, direta ou indiretamente, de qualquer ilegalidade, seja nos fatos investigados pela Operação Lava Jato, ou em qualquer outro, antes, durante ou depois de seu governo”.

AF, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Príncipe italiano vende massa fresca numa roulote nos Estados Unidos

O príncipe italiano Emanuele Filiberto é dono da "Princípe de Veneza", a única roulote que vende massa fresca em Los Angeles, nos Estados Unidos. Harry e Meghan Markle podem bem pôr os olhos neste exemplo de …

Há 140 anos, "choveu" carne nos Estados Unidos (e ainda não se sabe porquê)

Há 140 anos, em 1876, uma quinta no estado norte-americano de Kentucky testemunhou uma "chuva" de carne cuja origem permanece um mistério. Tudo começou quando, em 3 de março de 1876, a mulher do agricultor Allen …

"Posso sempre confiar" nos americanos. Coleção de cartas manuscritas da princesa Diana vai a leilão

Em 25 de junho de 1997, alguns meses antes da morte da princesa Diana em agosto, dezenas dos seus vestidos foram leiloados na Christie's, em Nova Iorque. Agora, algumas das suas cartas manuscritas sobre esse …

Governos desligaram a Internet centenas de vezes em 2019

Dezenas de Governos de todo o mundo desligaram os seus países da Internet de forma intencional mais de 200 vezes durante o ano passado, afetando milhões de utilizadores, revela um novo relatório do grupo de …

Falha de protocolo do Governo americano pode ter ajudado a espalhar o coronavírus

Uma whistleblower do Departamento de Saúde e Serviços Humanos norte-americano defende que uma falha no protocolo de saúde pública pode ter levado à disseminação do coronavírus dentro do país. Uma denunciante do Departamento de Saúde e …

Coronavírus pode fazer com que Liverpool não seja campeão inglês

O Liverpool pode não se sagrar campeão inglês devido ao surto do novo coronavírus. Caso o Governo britânico suspendesse a competição, os 'reds' poderiam não ser considerados campeões. O coronavírus continua a ameaçar o mundo inteiro …

Sissoco Embaló demite primeiro-ministro e ambos falam em "golpe de Estado"

Umaro Sissoco Embaló, candidato às presidenciais dado como vencedor pela Comissão Nacional de Eleições da Guiné- Bissau, e que quinta-feira tomou posse simbolicamente como Presidente do país, demitiu hoje o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes. Num decreto …

"Neve sangrenta" está a cair do céu na Antártida

Nas últimas semanas, o gelo em redor da Base de Pesquisa Vernadsky da Ucrânia foi revestida com o que os investigadores chamam de "neve de framboesa". Uma publicação no Facebook do Ministério da Educação e Ciência …

Face Oculta: Sobrinho de Manuel Godinho diz que não se orgulha do que fez

O sobrinho do sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, disse hoje estar arrependido do que fez quando trabalhava para o tio nos negócios da gestão de resíduos. “Não me orgulho nada daquilo que …

Há uma "Greta" que nega as alterações climáticas: Naomi Seibt

Naomi Seibt é uma jovem alemã de 19 anos que é a voz dos negacionistas das alterações climáticas. As comparações com Greta Thunberg são inevitáveis. Greta Thunberg tem sido provavelmente a voz mais ativa no que …