Luis Sepúlveda em coma e com respiração assistida. Mulher desmente

O escritor chileno, infetado com o novo coronavírus, que esteve em Portugal, está em coma e com respiração assistida, de acordo com as informações avançadas pela imprensa espanhola.

De acordo com o jornal El Español, Luis Sepúlveda está em coma e com respiração assistida por causa do coronavírus. O escritor chileno, que vive em Espanha, está internado no Hospital Universitário Central da Astúrias, em Oviedo.

O escritor, de 70 anos, está inserido num dos grupos de risco por causa da sua idade e, por isso, a vigilância da equipa médica que o acompanha é constante, diz o jornal espanhol. O autor foi o primeiro caso de Covid-19 diagnosticado nas Astúrias, onde reside.

Porém, em declarações ao jornal 24 Horas, citadas pelo Diário de Notícias, a mulher do escritor, Carmen Yáñes, nega estas informações e diz até que o marido está a melhorar progressivamente.

“Está sedado por indicações médicas, mas não em coma”, refere Yáñez, acrescentando que o escritor já recuperou da infeção num dos pulmões e “está a caminho de recuperar no outro”.

Sepúlveda passou por Portugal, depois de ter estado presente no festival literário Correntes d’Escritas, na Póvoa de Varzim, de 18 a 23 de fevereiro. O escritor começou a ter os primeiros sintomas no dia 25, mas só procurou um médico dois dias depois.

Neste momento, há 47 mortos provocados pelo coronavírus em Espanha e 2002 pessoas estão infetadas, a maior parte na região de Madrid, segundo a atualização dos números feita pelo Ministério da Saúde.

Esta quarta-feira, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto do novo coronavírus como pandemia. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, revelou que há mais de 118 mil casos em 114 países diferentes e 4291 mortos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Essa senhora não sabe mas essa “sedação” é sim um estado de coma, coma induzido simplesmente porque ningume pode ser entubado sem estar inconsciente que no caso de vias respiratorias tem mesmo de ser através de coma induzido pois deixa de ser o corpo a efetuar os movimentos respiratorios logo tem de estar paralisados tal como numa operação

RESPONDER

Lei da eutanásia aprovada na especialidade. PS, BE e PAN votaram a favor

A lei da morte medicamente assistida foi esta quinta-feira aprovada, na especialidade, na comissão de Assuntos Constitucionais, com os votos favoráveis do PS, BE e PAN, o voto contra do CDS-PP e PCP e abstenção …

MP abre inquérito à morte de idoso que esperou três horas em ambulância em Portalegre

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito sobre a morte de um idoso, de 87 anos, na passada segunda-feira, no hospital de Portalegre, depois de estar quase três horas numa ambulância. Questionada pela agência Lusa através …

AHRESP pede revogação da proibição de venda de bebidas em take away

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu, na quarta-feira, a revogação da proibição da venda, no 'take away' de qualquer tipo de bebidas, alertando que o que se pretende impedir é …

Governo garante que Portugal terá todas as vacinas para cumprir plano de vacinação

O Ministério da Saúde garantiu que Portugal terá todas as vacinas necessárias para cumprir o plano de vacinação estabelecido, tendo já assegurado mais de 31 milhões de doses, suficientes para vacinar mais de 18 milhões …

Galp compromete-se a falar com cada um dos 401 trabalhadores da refinaria de Matosinhos

A petrolífera anunciou que irá realizar, entre fevereiro e março, conversas individuais com cada um dos 401 trabalhadores afetados pela decisão de fechar a refinaria de Matosinhos. No final de dezembro do ano passado, a …

RTP anuncia intérpretes do Festival da Canção 2021. Final acontece em estúdio sem público

A RTP anunciou, esta quarta-feira, os intérpretes e as 20 canções a concurso na edição deste ano do Festival da Canção. Na conferência de imprensa, decorrida online, ficou também a saber-se que a final do …

França disposta a reconhecer erros do passado colonial na Argélia

O Presidente francês Emmanuel Macron vai adotar "atos simbólicos" destinados a reconhecer os erros da era colonial francesa na Argélia, mas não está a considerar um pedido de "desculpas" oficial pretendido por Argel, indicou esta …

Sporting avança com nova proposta por Paulinho

O Sporting avançou com uma nova proposta pelo avançado português Paulinho, ao serviço do SC Braga, depois de as partes não terem conseguido chegar a acordo na janela de transferências do verão passado.  De acordo com …

Beatriz Freitas escolhida para presidente do Banco Português de Fomento

Beatriz Freitas, que já assegurava o cargo de forma interina, foi a escolhida para presidente executiva do Banco Português de Fomento (BPF). O jornal online ECO apurou, junto de vários fontes, que Beatriz Freitas foi a …

Pais com filhos até 12 anos já podem pedir apoio à Segurança Social

Os pais de crianças até aos 12 anos que tiverem de ficar em casa com os filhos devido ao encerramento das escolas já podem pedir o apoio excecional à família, segundo o Instituto da Segurança …