Luis Sepúlveda em coma e com respiração assistida. Mulher desmente

O escritor chileno, infetado com o novo coronavírus, que esteve em Portugal, está em coma e com respiração assistida, de acordo com as informações avançadas pela imprensa espanhola.

De acordo com o jornal El Español, Luis Sepúlveda está em coma e com respiração assistida por causa do coronavírus. O escritor chileno, que vive em Espanha, está internado no Hospital Universitário Central da Astúrias, em Oviedo.

O escritor, de 70 anos, está inserido num dos grupos de risco por causa da sua idade e, por isso, a vigilância da equipa médica que o acompanha é constante, diz o jornal espanhol. O autor foi o primeiro caso de Covid-19 diagnosticado nas Astúrias, onde reside.

Porém, em declarações ao jornal 24 Horas, citadas pelo Diário de Notícias, a mulher do escritor, Carmen Yáñes, nega estas informações e diz até que o marido está a melhorar progressivamente.

“Está sedado por indicações médicas, mas não em coma”, refere Yáñez, acrescentando que o escritor já recuperou da infeção num dos pulmões e “está a caminho de recuperar no outro”.

Sepúlveda passou por Portugal, depois de ter estado presente no festival literário Correntes d’Escritas, na Póvoa de Varzim, de 18 a 23 de fevereiro. O escritor começou a ter os primeiros sintomas no dia 25, mas só procurou um médico dois dias depois.

Neste momento, há 47 mortos provocados pelo coronavírus em Espanha e 2002 pessoas estão infetadas, a maior parte na região de Madrid, segundo a atualização dos números feita pelo Ministério da Saúde.

Esta quarta-feira, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto do novo coronavírus como pandemia. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, revelou que há mais de 118 mil casos em 114 países diferentes e 4291 mortos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Essa senhora não sabe mas essa “sedação” é sim um estado de coma, coma induzido simplesmente porque ningume pode ser entubado sem estar inconsciente que no caso de vias respiratorias tem mesmo de ser através de coma induzido pois deixa de ser o corpo a efetuar os movimentos respiratorios logo tem de estar paralisados tal como numa operação

RESPONDER

Um terramoto devastador pode abalar a Nova Zelândia nos próximos 50 anos

Um novo estudo revela que as hipóteses de a Falha Alpina da Ilha do Sul da Nova Zelândia provocar um terramoto devastador nos próximos 50 anos são muito maiores do que se pensava.  Um estudo conduzido …

"Um incendiário como chefe dos bombeiros". Irão na Comissão sobre o Estatuto da Mulher gera indignação

O Irão foi eleito esta segunda-feira para a Comissão das Nações Unidas sobre o Estatuto da Mulher durante um mandato de quatro anos, juntamente com China, Japão, Líbano e Paquistão. A Comissão sobre o Estatuto da …

Busca em contrarrelógio. Submarino desaparecido na Indonésia tem 72 horas de oxigénio

O chefe da Marinha da Indonésia, Yudo Margono, afirmou que o submarino desaparecido ao largo de Bali com 53 tripulantes a bordo tem capacidade para 72 horas de oxigénio. Em conferência de imprensa, Yudo Margono disse …

Carrinhas comerciais perdem isenção e voltam a pagar ISV

Os veículos comerciais beneficiam de uma isenção de Imposto Sobre Veículos (ISV), mas vão perdê-la a partir do dia 1 de julho deste ano. Em causa estão, segundo avança o Jornal de Negócios, os automóveis ligeiros …

Médicos querem vacinar já quem teve covid há mais de 6 meses. DGS diz que recuperados “nunca estiveram esquecidos”

A Ordem dos Médicos defende que a vacinação de pessoas que pertencem a grupos prioritários e tiveram covid-19 há mais de seis meses deve avançar o quanto antes e não apenas no final de maio, …

Governo discute hoje "estatuto do artista", mas setor mantém as críticas

O Conselho de Ministros desta quinta-feira será dedicado “de forma transversal” à Cultura, conforme indiciou o primeiro-ministro. Numa altura em que este setor está significativamente fragilizado por efeito da crise pandémica, o Executivo deverá aprovar …

Há três portugueses na calha para substituir Espírito Santo no Wolverhampton

O Wolverhampton prepara uma possível saída de Nuno Espírito Santo e tem três portugueses na calha: Vítor Pereira, Bruno Lage e Rui Faria. Ultimamente tem-se falado muito da possibilidade de Nuno Espírito Santo abandonar o Wolverhampton …

PS, BE e CDS alargam direitos dos independentes. “Não é luz verde, é amarela”

As alterações às leis eleitorais têm aprovação garantida em plenário por maioria absoluta nesta quinta-feira. Independentes podem concorrer à Câmara e Assembleia Municipal com o mesmo nome, símbolo e sigla, mas não a todas as …

Aos 29 anos, "sucessor" de Mourinho estreia-se a vencer e faz história

Ryan Mason, o novo treinador interino do Tottenham, estreou-se a ganhar e tornou-se o treinador mais jovem da história da Premier League. Com a saída de José Mourinho do Tottenham, esta segunda-feira, Ryan Mason assumiu interinamente …

PS-Porto traça perfil de candidato e currículo de Barbosa Ribeiro encaixa como uma luva

O PS traçou o perfil do candidato que quer ver concorrer pelo partido à Câmara Municipal do Porto. O presidente da Comissão Política do PS do Porto, Tiago Barbosa Ribeiro, encaixa na perfeição. Nos últimos tempos, …