Luis Sepúlveda infetado com coronavírus. Escritor esteve em Portugal

O escritor chileno Luis Sepúlveda é o primeiro infetado com coronavírus nas Astúrias. A informação surge seis dias depois de Sepúlveda passar por Portugal, depois de ter estado num festival literário na Póvoa de Varzim, de 18 a 23 de fevereiro.

O primeiro diagnóstico foi de pneumonia aguda, mas os resultados das análises deram positivo para o coronavírus. De acordo com o jornal espanhol El Comercio, o escritor foi transferido, tal como a mulher, para o Hospital Central das Astúrias, em Oviedo.

Sepúlveda começou a ter os primeiros sintomas no dia 25 de fevereiro, terça-feira, dois dias depois de ter deixado Portugal, mas só procurou um médico no dia 27, quinta-feira.

Em conferência de imprensa, o chefe do Serviço de Vigilância do Hospital das Astúrias, Ismael Huerta, não revela a identidade do doente. Ainda assim, afirma que este passou por diversos países, entre os quais, Portugal.

O estado de saúde atual do escritor é tido como “estável”. Os resultados das análises à mulher do escritor ainda não são conhecidos.

Em declarações ao semanário Expresso, Manuela Ribeiro, da organização do festival “Correntes d’Escritas”, disse que foi apanhada de surpresa com a notícia da infeção de Luis Sepúlveda. A organizadora adiantou que quando se despediu do escritor, na Póvoa de Varzim, Luis Sepúlveda “estava bastante constipado”.

A organização do festival vai agora contactar “todas as pessoas que estiveram envolvidas no festival” para que estejam atentas a qualquer sintoma.

Todos os profissionais de saúde que contactaram com Sepúlveda, nas Astúrias, vão ficar em quarentena.

Espanha registou este sábado 58 casos confirmados do novo coronavírus. Portugal não apresenta qualquer confirmado caso até ao momento, segundo a Direcção-Geral de Saúde.

O português Adriano Maranhão, infetado no navio de cruzeiro Diamond Princess e entretanto transferido para um hospital de Okazaki, no Japão, viu as mais recentes análises efetuadas darem resultado negativo ao novo coronavírus covid-19. As análises feitas à saliva e à mucosa de Adriano Maranhão deram negativo, segundo confirmou à TVI a mulher do canalizador português, Emmanuelle Maranhão.

Quase 40 mil pessoas em todo o mundo já recuperaram da infecção, entre as cerca de 85 mil infectadas.

As autoridades chinesas registaram 35 mortes nas últimas 24 horas causadas pela epidemia de Covid-19, elevando o número total de vítimas fatais na China continental para 2.870, e identificou ainda 573 novos casos.

O número de novas infeções continuou a aumentar, com 573 casos registados, contra os 427 anunciados no dia anterior, também pela Comissão Nacional de Saúde. No total, a doença do Covid-19 já infetou 79.824 pessoas na China continental (que exclui Macau e Hong Kong).

A epidemia de Covid-19, que teve origem na China, em dezembro de 2019, já infetou mais de 86 mil pessoas em 53 países de cinco continentes, das quais morreram quase três mil. Na Europa, Itália é o país mais atingido pelo surto, com 17 mortos e 605 infetados.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

ASAE abre processos crime por preços de álcool, luvas e máscaras inflacionados em 400%

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) abriu nove processos crime após encontrar situações em que os preços praticados de álcool, luvas e máscaras estavam inflacionados em 300% ou 400%. Estes são produtos maioritariamente usados …

Animais terrestres começaram a morrer muito antes da vida marinha no Permiano

Uma equipa internacional de geólogos e paleobiólogos descobriu evidências que poderão redefinir a linha do tempo estabelecida quando a vida começou a desaparecer na extinção do Permiano-Triássico. Há cerca de 252 milhões de anos, a grande …

Num clima de incerteza, Orçamento do Estado entra em vigor

O Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) entra em vigor esta quarta-feira, depois de ter sido publicado ontem em Diário da República.  O documento foi promulgado, a 23 de março, pelo Presidente da República, depois de ter …

DGS admite 9.500 infetados, pico pode já ter ocorrido e Costa não descarta reabertura gradual das escolas

Na terça-feira, decorreu uma reunião à porta fechada que juntou o núcleo de especialistas da Direção-Geral de Saúde e do Instituto Ricardo Jorge com a elite política e os parceiros sociais. Alguns ficaram "otimistas", outros …

Os seus dentes podem contar a história da sua vida

Um novo estudo mostrou a forma como os nossos dentes podem ter sinais de eventos de vida e do nosso estilo de vida, desde o nascimento e dieta até tempos difíceis e a menopausa. A investigação …

Não há pautas. Notas do 2.º período vão ser enviadas diretamente aos alunos

As notas do 2.º período vão ser comunicadas diretamente aos alunos para salvaguardar a proteção de dados, uma vez que não se podem deslocar às escolas para consultar as pautas. O anúncio foi feito esta terça-feira …

“Terrorismo e pirataria”. Maduro acusa navio cruzeiro português de afundar barco da Marinha da Venezuela

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou o cruzeiro de bandeira portuguesa "Resolute" de ter realizado um ato de "terrorismo e pirataria" contra um barco da Marinha venezuelana que se afundou segunda-feira, após colidirem. Nicolás Maduro …

O tratamento para a covid-19 pode já existir em medicamentos antigos

O tratamento para a covid-19 pode já existir em medicamentos antigos usados para outras doenças. Os cientistas estão a usar partes do coronavírus para encontrá-los. Um pouco por todo o mundo, equipas de investigadores estão já …

Cientistas procuraram matéria escura na Via Láctea, mas só encontraram o vazio

Uma análise dos dados brutos da Via Láctea colhidos ao longo de 20 anos pelo telescópio espacial de raios-X XMM-Newton fez com que uma das principais hipóteses de matéria escura fosse descartada. Três jovens físicos dos …

Urina de astronautas pode ser usada na construção de bases lunares

Os módulos que as principais agências espaciais desejam erguer na Lua podem incorporar um elemento cujo contributo pode ser dado pelos próprios colonizadores humanos: a ureia, uma substância presente na urina. As agências espaciais já manifestaram …