Luis Sepúlveda infetado com coronavírus. Escritor esteve em Portugal

O escritor chileno Luis Sepúlveda é o primeiro infetado com coronavírus nas Astúrias. A informação surge seis dias depois de Sepúlveda passar por Portugal, depois de ter estado num festival literário na Póvoa de Varzim, de 18 a 23 de fevereiro.

O primeiro diagnóstico foi de pneumonia aguda, mas os resultados das análises deram positivo para o coronavírus. De acordo com o jornal espanhol El Comercio, o escritor foi transferido, tal como a mulher, para o Hospital Central das Astúrias, em Oviedo.

Sepúlveda começou a ter os primeiros sintomas no dia 25 de fevereiro, terça-feira, dois dias depois de ter deixado Portugal, mas só procurou um médico no dia 27, quinta-feira.

Em conferência de imprensa, o chefe do Serviço de Vigilância do Hospital das Astúrias, Ismael Huerta, não revela a identidade do doente. Ainda assim, afirma que este passou por diversos países, entre os quais, Portugal.

O estado de saúde atual do escritor é tido como “estável”. Os resultados das análises à mulher do escritor ainda não são conhecidos.

Em declarações ao semanário Expresso, Manuela Ribeiro, da organização do festival “Correntes d’Escritas”, disse que foi apanhada de surpresa com a notícia da infeção de Luis Sepúlveda. A organizadora adiantou que quando se despediu do escritor, na Póvoa de Varzim, Luis Sepúlveda “estava bastante constipado”.

A organização do festival vai agora contactar “todas as pessoas que estiveram envolvidas no festival” para que estejam atentas a qualquer sintoma.

Todos os profissionais de saúde que contactaram com Sepúlveda, nas Astúrias, vão ficar em quarentena.

Espanha registou este sábado 58 casos confirmados do novo coronavírus. Portugal não apresenta qualquer confirmado caso até ao momento, segundo a Direcção-Geral de Saúde.

O português Adriano Maranhão, infetado no navio de cruzeiro Diamond Princess e entretanto transferido para um hospital de Okazaki, no Japão, viu as mais recentes análises efetuadas darem resultado negativo ao novo coronavírus covid-19. As análises feitas à saliva e à mucosa de Adriano Maranhão deram negativo, segundo confirmou à TVI a mulher do canalizador português, Emmanuelle Maranhão.

Quase 40 mil pessoas em todo o mundo já recuperaram da infecção, entre as cerca de 85 mil infectadas.

As autoridades chinesas registaram 35 mortes nas últimas 24 horas causadas pela epidemia de Covid-19, elevando o número total de vítimas fatais na China continental para 2.870, e identificou ainda 573 novos casos.

O número de novas infeções continuou a aumentar, com 573 casos registados, contra os 427 anunciados no dia anterior, também pela Comissão Nacional de Saúde. No total, a doença do Covid-19 já infetou 79.824 pessoas na China continental (que exclui Macau e Hong Kong).

A epidemia de Covid-19, que teve origem na China, em dezembro de 2019, já infetou mais de 86 mil pessoas em 53 países de cinco continentes, das quais morreram quase três mil. Na Europa, Itália é o país mais atingido pelo surto, com 17 mortos e 605 infetados.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …